segunda-feira, 27 de abril de 2020

TERCERO DEGRAU 1. LINHA TEMÁTICA: Chamado ao Absoluto de Deus → Só Deus é Bom.

2.    IDÉIAS MESTRAS
ü  Deus chamou-me à vida e à fé;
ü  Ele me agraciou na participação de seus louvores pela consagração;
ü  Deus despertou em mim uma profunda sede de louvor e de serviço;
ü  Saí da mente de Deus para a existência em vista de uma missão;
ü  Assumi, com sua graça, o compromisso radical da fé;
ü  Só Deus basta (Santa Teresa);
ü  Meu Deus e Meu tudo (São Francisco de Assis);
ü  Deus é fonte e horizonte último de minhas aspirações, desejos e buscas;
ü  Pela consagração, Deus é a radicalidade da vocação cristã: primeiro amor.

3.    TEXTOS ILUMINATIVOS
1o. MOMENTO: Fil 3,1-16                                                                                                                     Paulo frisa que nenhum ritual ou lei pode salvar ou justificar o ser humano. A salvação e a justificação são dons de Deus e dependem da fé em Jesus e de uma vida movida pelo Espírito Santo. A fé nos leva a participar da Morte e Ressurreição de Jesus. Essa participação supõe que nos deixemos guiar pelo Espírito, testemunhando um mundo radicalmente novo.
ü  Releia a própria história na ótica de Paulo e pergunte-se: o “ídolo” ao qual presto culto leva-me a avançar ou a retroceder no amor à consagração;
ü  Estou e/ou estamos sendo provocadas, como irmãs da PFF, a realizar um novo êxodo, desprendendo-nos dos ídolos que nos amarram e retêm, que não nos deixam caminhar? Identifiquemos estes ídolos...
ü  O que me era lucro, agora é perda? O que me era amargo, agora é doce?
ü  Que prêmio corro para conquistar? Contemple suas atitudes e veja o ponto ao qual você chegou e em que direção avança.
ü  Reze o que o impulsiona na caminhada e o que atrai o seu olhar.

4 MOMENTO: Lc 12,22-34
A aquisição dos bens, até mesmo da satisfação das necessidades vitais, se torna pesada se não for com o objetivo de amar melhor. Pode gerar ansiedade contínua se não é percebida pela busca do Reino, partilha, promoção de relações fraternas... Pode revelar falta de confiança na Providência Divina.
Minha fé e confiança em Deus se revelam nas atitudes diárias, na busca de FRATERNIDADE pela graça da Consagração na PFF. Sou consagrada com a missão de amar na radicalidade batismal. Venho do AMOR para amar e retornar ao AMOR.
ü  Faça memória da própria história na ótica da Consagração. Sinta, novamente, o chamado de Deus e sua resposta;
ü  Retome os valores e atitudes que pautam sua existência, na busca do TESOURO;
ü  Saboreie a alegria de ser consagrada e a possibilidade de a cada dia poder viver a vocação e a missão.

3o. MOMENTO: Sl 8.
ü  Reze o Salmo
ü  Coloque-se e situe-se no Universo Criado;
ü  Reze o seu ser criado, uno e único, entre tantas criaturas;
ü  Acolha... acolha... acolha o ser criatura...

4º MOMENTO: PALAVRAS DE FRANCISCO-CLARA.
Segunda Carta aos Fiéis n. 46-60; 2CtIn21.
E mantenhamos nossos corpos em opróbrio e desprezo, pois somos por nossa própria culpa míseros e cheios de podridão, asquerosos e vermes, segundo diz o Senhor pelo Profeta: “Eu sou um verme, já não sou homem, o opróbrio de todos e a abjeção da plebe” (Sl 21,7).
Nunca devemos aspirar a sobrepor-nos aos outros, mas antes sejamos por amor de Deus os servos e “súditos de toda criatura humana” (1Pd 2,13). E todos os homens e mulheres que assim agirem e perseverarem até o fim verão “repousar sobre si o Espírito do Senhor” (Is 11,2), e Ele fará neles sua morada permanente (Jô 5,45), e eles serão filhos do Pai celestial (Mt 5,45), cujas obras fazem. E eles são esposos, irmãos e mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 12, 48-50).
Somos esposos, quando a alma crente está unida a Jesus Cristo pelo Espírito Santo. Somos seus irmãos quando fazemos a vontade de seu Pai, que está nos céus (Mt 5,16). Somos suas mães, se com amor e consciência pura e sincera o trazemos em nosso coração e nosso seio e o damos à luz por obras santas que sirvam de luminoso exemplo aos outros (Mt 5,16).
Como é honroso e santo ter no céu um Pai. Como é santo, consolador e deleitável ter no céu um esposo! Como é santo, e como é querido, agradável e aprazível, humilde, tranquilizador, doce, amorável e sobre todas as coisas desejável ter um tal irmão que entregou sua vida por suas ovelhas (Jô 10,15) e por nós orou ao Pai dizendo:
Pai santo, guarda em teu nome os que me deste. Pai, todos quantos no mundo me deste, eram teus, mas tu nós deste. E as palavras que me deste eu lhes dei a eles e receberam-nas e ficaram sabendo que em verdade saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. Rogo por eles, não pelo mundo. Abençoa-os e santifica-os. Também eu por causa deles me santifico a mim mesmo, para que eles sejam santificados para a união, como nós somos um. E quero, Pai, que onde eu estiver, estejam eles comigo, para que vejam a minha glória no teu Reino” (Jo 17,11-22).
“Atribuamos ao Senhor Deus altíssimo todos os bens: reconheçamos que todos os bens lhe pertencem; demos-lhe graças 
por tudo, pois d’Ele procedem todos os bens. E Ele, o altíssimo e soberano, o único e verdadeiro Deus, os possua como propriedade.
E a Ele se dêem, e Ele receba toda honra e reverência, todo louvor e exaltação, toda ação de graças e toda glória, Ele a quem pertence todo bem, e que “só Ele é bom” (Lc 18,19). De nossa parte, quando vemos e ouvimos alguém amaldiçoar, abençoemos; fazer o mal, façamos o bem; blasfemar, louvemos o Senhor, que é bendito por toda a eternidade. Amém (cf. Rm 12,21).
“Se você sofrer com ele, com ele vai reinar; se chorar com ele, com ele vai se alegrar; se morrer com ele na cruz da tribulação vai ter com ele mansão celeste nos esplendores dos santos (2CtIn21).
ü  Simplesmente reze as orações de Clara e Francisco. Repita-as várias vezes até que façam eco no seu ser...

Nenhum comentário:

Postar um comentário