segunda-feira, 27 de abril de 2020

QUARTO DEGRAU 1. LINHA TEMÁTICA: Deus na minha história → O senhor está realmente neste lugar e eu não sabia (Gn 28,16)!

2.    IDÉIAS MESTRAS
ü  Minha vida é a sarça ardente: é preciso tirar as sandálias;
ü  Em reverência e prostração, entro em contato com o sagrado, com o mistério;
ü  Deus está em contato com a história e com a minha história, a salvação;
ü  É preciso descobri-lo, honrá-lo, reverenciá-lo e servi-lo;
ü  Ele é o primeiro interessado em minha vida;
ü  Ele está continuamente presente em minha vida guiando os meus passos;
ü  Deus tem uma resposta às minhas inquietações, dúvidas e buscas;
ü  Nada acontece por acaso, é preciso ‘fazer esforço’ para encontrar sentido.

3.    TEXTOS ILUMINATIVOS
1o. MOMENTO: Ex 3,1-12
A experiência de Deus é um mistério que está além da compreensão humana, porém muito próxima da realidade vital. Quem de verdade experimenta Deus torna-se indestrutível, imbatível. A experiência de Deus deixa marcas indeléveis na alma humana. É uma adesão total à VIDA. Gera a libertação que habilita para libertar o outro. É ação divina que se realiza sempre pela mediação humana, concretizando-se num momento histórico bem definido.
ü  Leia esse texto na ótica de sua história e vida;
ü  Sinta-se “Moisés” no hoje de sua realidade;
ü  Que sandálias devo descalçar? Para quê? Como?
ü  Nosso Deus é um Deus que vê, ouve, conhece, desce para libertar e elevar seus filhos e filhas... E eu... vejo... ouço... conheço... desço para... e eu, elevo ou retenho meu irmão, minha irmã; as pessoas?

2 o. MOMENTO: Gn 28,10-22 (Gn 32,23-33; Gn 35,1-15)
A vida constitui uma relação misteriosa entre Deus e a pessoa humana. Embora transcendente e infinitamente santo, Deus está sempre em relação viva com suas criaturas. Nessa relação vital, a iniciativa é sempre divina. O ser humano apenas se abre, se entrega para que Deus se manifeste gratuitamente e revele seu projeto de amor. Toda e qualquer pessoa que esteja aberta e disponível, torna-se um santuário onde Deus se manifesta, criando e recriando vida e história.
ü  Leia, reze, medite e contemple este texto. Sinta-se nele. Abra-se para Deus;
ü  Teografia – descreva as manifestações de Deus em sua vida.

3o. MOMENTO: Sab 9,1-18
A sabedoria equivale à palavra criadora (v.1) e ao Espírito Santo (v.17). É um ser divino, que conhece e age com Deus e que assiste e dirige o homem e a mulher.
ü  Componha a sua oração, relendo a história de sua família, a sua, as comunidades de onde veio, vive, a PFF, a Igreja...

4º MOMENTO: PALAVRAS DE FRANCISCO E CLARA.
Testamento 1-13; PC 3,20; cf. LegCl 46
Foi assim que o Senhor me concedeu a mim, Frei Francisco, iniciar uma vida de penitência: como estivesse em pecado, parecia-me deveras insuportável olhar para leprosos. E o Senhor mesmo me conduziu entre eles e eu tive misericórdia com eles. E enquanto me retirava deles, justamente o que antes me parecia amargo se me converteu em doçura da alma e do corpo. E depois disto demorei só bem pouco e abandonei o mundo.
E o Senhor me deu tanta fé nas igrejas que, com simplicidade, orava e dizia: “Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo aqui e em todas as vossas igrejas, que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos porque por vossa santa cruz remistes o mundo”.

E o Senhor me deu e ainda me dá tanta fé nos sacerdotes que vivem segundo a forma da santa Igreja Romana, por causa de suas ordens, que, mesmo que me perseguissem, quero recorrer a eles. E se tivesse tanta sabedoria quanta a teve Salomão e encontrasse míseros sacerdotes deste mundo, nas paróquias em que eles moram não quero pregar contra a vontade deles. E hei de respeitar, amar e honrar a eles e a todos os outros como a meus senhores. Nem quero olhar para o pecado deles porque neles reconheço o Filho de Deus e eles são os meus senhores. E procedo assim porque do mesmo altíssimo Filho de Deus nada enxergo corporalmente neste mundo senão o seu santíssimo corpo e sangue, que eles consagram e somente eles administram aos outros.

E quero que estes santíssimos mistérios sejam honrados e venerados acima de tudo em lugares preciosos. E onde quer que encontre em lugares inconvenientes os seus santíssimos nomes e palavras escritos, quero recolhê-los e peço que sejam recolhidos e guardados em lugar decente. E devemos honrar e respeitar todos os teólogos e os que nos ministram as santíssimas palavras divinas como a quem nos comunica espírito e vida.
“A testemunha também disse que, estando a predita senhora e santa madre perto da morte, uma noite, antes do sábado, a bem-aventurada madre começou a falar dizendo assim: “Vai segura em paz, pois terás boa escolta; pois aquele que te criou, antes te santificou; e depois que te criou, colocou em ti o Espírito Santo e sempre te guardou como a mãe guarda o seu filhinho a quem ama”. E acrescentou: “Vós, Senhor, sois bendito, pois me criaste” (PC 3,20; cf. LegCl 46). Leia, reze, medite, contemple estes testemunhos de Francisco e Clara...

Nenhum comentário:

Postar um comentário