segunda-feira, 27 de abril de 2020

QUINTO DEGRAU 1. LINHA TEMÁTICA: Recriar a história

Comecemos de novo... Deixar Deus conduzir...

2.    IDÉIAS MESTRAS
ü  A história pessoal e da PFF é continuamente recriada em Jesus Cristo;
ü  Ele é fonte de redenção, misericórdia e salvação;
ü  As mazelas e fragilidades humanas não determinam a esperança cristã;
ü  O passado negativo é um tempo não completado: é possível completá-lo com experiências de amor;
ü  Recomeçar, transformar e perdoar: processo de reconstrução do amor;
ü  Novo jeito de ser e de viver no amor;
ü  Tomar os meus modos negativos e transformá-los em pontos afirmativos;
ü  Transformar a minha vida passada em esperanças novas;
ü  Misericórdia compassiva, tempos libertadores e perdão reconciliador;
ü  É preciso nascer de novo em Jesus Cristo: coragem e determinação para romper com a mulher velha e reconstruir a mulher nova.

3.    TEXTOS ILUMINATIVOS
1o. MOMENTO: Jo 3,1-21
Ter fé em Jesus não é só admirar o que Ele disse e fez. É entrega total para o compromisso total. Isto exige transformação profunda, um novo nascimento. Estar aberta para a novidade de Deus. Quem se encontra profundamente com o Senhor se converte, tornando-se imprevisível para quem ainda não fez tal experiência. Se torna como uma “criança” em Deus. Não tem medo da LUZ. Suas obras são justas. É do lado da vida. Vive o AMOR. Testemunha a grande alegria que é Jesus.
ü  Leia, reze, medite e contemple este texto na ótica de sua história e vida;
ü  Faça memória dos momentos nos quais você procurou o Senhor da sua vida;
ü  Contemple os frutos de seu encontro profundo com o Senhor;
ü  Acolha e abra-se agora ao desafio para “nascer do alto”.

2o. MOMENTO: Ap 3,14-22
A comunidade de Laodiceia é rica e autossuficiente. Confia em si mesma e não quer depender de ninguém. Mas a verdadeira riqueza de uma comunidade são seus membros que ouvem a palavra de Jesus e ficam unidos a Ele.
ü  “Seja fervorosa e mude de vida”. Neste momento histórico em que você está vivendo, qual é o fervor, a mudança de vida que o Senhor está lhe pedindo?
ü  Reze várias vezes este texto.
ü  Faça uma releitura da própria história e da história da PFF. Identifique nelas o “ouro”, as “roupas”, o “colírio” necessários para a mudança e para o recomeço...

3o. MOMENTO: Heb 3,7-15
O autor nos convida a não endurecer o coração ao ouvir a voz do Senhor...
ü  Leia, reze, medite, contemple o texto e deixe seu coração manifestar-se na sua abertura ao Senhor...
ü  Na sua dureza... permita o Espírito agir sobre ele...

4º MOMENTO: PALAVRAS DE FRANCISCO-CLARA.
Primeira Celano n. 6:103; TestCl 12-14
Mas, embora o santo pai já fosse, diante de Deus, um homem consumado na graça e brilhasse por suas obras entre os homens deste mundo, estava sempre pensando em empreender coisas mais perfeitas e, como soldado veterano das batalhas de Deus, provocava o adversário para novos combates. Propunha-se fazer grandes coisas sob a orientação de Cristo e, mesmo semimorto pela falta de saúde, esperava triunfar do inimigo numa nova batalha.

Para a virtude, de fato, não existe fim, pois sabe que sua recompensa é eterna. Ardia, por isso, em um desejo enorme de voltar à humildade do começo, e seu amor era tão grande e alegremente esperançoso, que queria reduzir seu corpo à servidão antiga, embora já estivesse nos limites de suas forças. Afastava de si todos os obstáculos de preocupações e freava de uma vez a agitação de todas as solicitudes. Precisando moderar seu rigor antigo por causa da doença, dizia: “Vamos começar a servir a Deus, meus irmãos, porque até agora fizemos pouco ou nada”. Não pensava que já tivesse conseguido dominar-se, mas firme e incansável na busca da renovação espiritual estava sempre pensando em começar.
Queria voltar a servir os leprosos e ser desprezado como nos outros tempos. Queria fugir ao convívio das pessoas e ir para lugares mais afastados, para se livrar de todos os cuidados e preocupações com as outras coisas, e ficar separado de Deus apenas pela parede do corpo.

“Subindo ao muro da Igreja, [Francisco] disse em voz alta e em francês para uns pobres que moravam ali perto: “Venham me ajudar na obra do mosteiro de São Damião, porque nele ainda haverão de morar umas senhoras, cuja vida famosa e santo comportamento vão glorificar nosso Pai celestial em toda a sua santa Igreja” (TestCl 12-14).
ü  Começar, recomeçar, continuar... Retome as opções da sua Fraternidade e da PFF e reze-as profundamente, fazendo-as suas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário