Ler: Sabedoria, capítulo 6
Os
cinco primeiros capítulos do livro têm a forma do discurso elogioso, agradável.
Em vez de se voltar a um personagem, ou a uma cidade ou a uma população, o
autor do discurso, judeu e condicionado ao ambiente de língua grega, se volta à
Sabedoria, Sabedoria de Deus: Nela é individualizado o personagem que merece um
adequado e consciente elogio. Ele se dirige à Sabedoria, para compreender como
o Mistério de Deus que se revela, a iniciativa de Deus que avança, se explica,
se expressa; é esta uma fase terminal de uma longa tradição, na qual se
recupera todo o itinerário precedente, e no qual reemergem significados da
Sabedoria que são próprios da fase mais antiga. Estamos certamente à volta com
um texto que fala da Sabedoria, compreendendo o revelar–se de Deus na plenitude
de um desígnio que agora se exprime com tal intensidade para conservar junto, o
momento para dedicar à Sabedoria de Deus o louvor que ela merece.
A
primeira parte do discurso é aquela que lemos nos primeiros cinco capítulos e o
nosso mestre volta a considerar a sabedoria enquanto revelação daquela vocação
à vida que contém toda a iniciativa de Deus, no contexto da criação, através da
história da humanidade. Ele falou em contraste da vocação à vida, da impiedade
que é uma escolha da morte. E quando introduziu o seu discurso com um convite
para acolher a Sabedoria, imediatamente especificou que se trata de aceitar a
nossa vocação à vida, aquela que é dom de Deus para a criatura humana, sem
nunca esquecer o contexto: o mundo na sua variedade, na sua complexidade, na totalidade
das criaturas envolvidas, no desenvolvimento da história humana.
Ele faz de tudo para nos convidar a acolher esta vocação à vida, que não é nossa fantasia ou nossa hipótese de trabalho, mas qualifica-se como uma imediata concretude operativa: essa coincide com o fato inequívoco de Deus que se revelou. Aqui está a Sabedoria!
Agora,
trata-se de encarar nossa responsabilidade de homens chamados à vida, porque a
Sabedoria de Deus se apresentou a nós. E é o motivo pelo qual o nosso Mestre
escreve esse discurso, que é apresentado como elogio à Sabedoria, mas é expressão
do sincero entusiasmo de quem constata por si mesmo e deseja compartilhar com
todos, a consciência inequívoca de uma vocação à vida que é dom de Deus para
todos os homens.
Os poderosos aprendem: o poder é
serviço
A segunda parte do discurso que vai
do Cap. 6 ao cap. 9 é o central e, por si só, é o verdadeiro elogio da Sabedoria;
Os capítulos de 1 a 5, que constituem a primeira parte do discurso, criaram o
clima, demonstrando como o tema é sério, importante, decisivo, vital. Aqui, reaparece,
de modo declarado, na primeira pessoa, a figura de Salomão, que assume o papel
de Sábio por excelência, do patrono de toda a tradição Sapiencial. Salomão
dirigindo-se aos outros "reis": "Escutai, ó reis". Na
realidade, na primeira parte, o último versículo já continha uma referência aos
"poderosos" e aqui envolve a retomada, no início da segunda parte: "Escuta,
ó rei". Seus interlocutores não são exclusivamente os soberanos que regem
os povos, que exercem as responsabilidades do governo, que dominam as nações. A
realeza aqui referida é a qualidade da vida, a qualidade dessa vocação para a
vida que finalmente se realiza; quem acolhe a Sabedoria e entra neste itinerário
de envolvimento sapiencial, no relacionamento com o mistério do Deus vivo,
reina. A Sabedoria de Deus é uma demonstração que o Deus vivo, o Santo, é sério
e quer realmente trazer os homens àquela plenitude da vida que lhes foi dada
desde o início. A realeza é do sábio, assim como também é verdade que a Sabedoria
é do rei, Salomão, não foi por acaso, fez de sua corte uma escola sapiencial.
Agora estamos no capítulo 6.
Aprenda, procura compreender, dê ouvidos si se trata de soberanos, é no sentido
de todos os homens que são chamados à vida e, para eles, o caminho se abre
quando aprendem a escutar. vv. 3-4: Sua soberania vem do Senhor, seu poder do
Altíssimo, o qual examinará as suas obras e sondará as suas intenções; visto
que, sendo ministros de seu reino, não governou retamente: eis aqui apenas um radical
redimensionamento daquilo que é o exercício da soberania, porque em tudo somos
devedores nos confrontos com Deus.
"Com
terror e rapidamente ele se levantará contra vós, pois um julgamento severo se
cumprirá contra aqueles que estão no alto: o " terror "do qual se
fala, não é o terror no sentido de seu gosto em assustar, mas no sentido de
como a iniciativa de Deus, a nosso respeito, é confirmada, que não é retirada,
não está escondida, não é renunciada, mas demonstra como o Deus vivo é
intransigente, sobre o valor daquela vocação à vida que Ele deu aos homens.
O
inferior é merecedor de piedade, mas os poderosos serão examinados com rigor: esta
não é a escola na qual os poderosos aprendem a exercitar o poder; mas esta é a
escola, na qual os poderosos são chamados a perceber como seu poder é esvaziado
em relação aos fracos, necessitados de piedade, portanto serão examinados com
rigor. Aprendera viver na escola da Sabedoria significa aprender a permanecer nas
relações que envolvam todas as outras criaturas de Deus, a fim de assumir a
responsabilidade por tudo e por todos.
Mais
um convite urgente, com uma referência muito acentuada ao desejo: Desejai,
portanto, minhas palavras; amai-as e alcançareis a instrução, necessário reeducar
o desejo, para levar a sério esse itinerário de conversão à vida, que é a mola
que do interior sustenta, impulsiona, anima e arrasta todos aqueles
relacionamentos que dão forma à nossa vocação à vida. E o nosso mestre, sob
papel de Salomão, nos contará em primeira pessoa como ele experimentou essa
reeducação do desejo.
A SABEDORIA SE DEIXA ENCONTRAR POR QUEM INTENSAMENTE A BUSCA
A
sabedoria se deixa encontrar por quem que a busca intensamente: do v. 12 ao v.
20 é adicionado um texto que nos orienta para a Sabedoria para contemplá-la,
para reconhecê-la e para constatar como ela merece ser elogiada. A Sabedoria é
radiante, infalível, incorruptível, brilhante, irradia uma luminosidade que se
espalha sem impedimentos. A procura da Sabedoria é até facilitada pelo fato de
que quanto mais a buscamos, mais constatamos que somos nós a ser procurados por
ela; enquanto a procuramos, percebemos que a Sabedoria já nos espera, nos vem
ao encontro, já se coloca a caminho para encontrar a nós que a estamos procurando.
Maravilhoso os vv. 14-16: “Quem por ela madruga não se cansará, pois a encontrará
sentada à sua porta”. “Meditar sobre ela é a perfeição da Sabedoria, quem ficar
acordado por causa dela em breve estará sem preocupações. Ela mesma sai à
procura dos que dela são dignos, cheia de bondade, mostra-se a eles nos
caminhos e, em cada projeto, vai ao seu encontro”.
Nosso
mestre quer chamar a atenção mais uma vez para o desejo, que de dentro sustenta
o caminho de uma vida, abre todo sujeito às relações com o mundo. Princípio da
Sabedoria, na tradição sapiencial, é aquele refrão já mencionado outras vezes e
que retorna como selo: Desejo da Sabedoria é o temor do Senhor, mas ele prefere
falar de "desejo" que conduz ao Reino, à realeza, à vida.
De
um modo sempre mais preciso, falará na primeira pessoa do singular, falará de si
mesmo no v. 21: Se, portanto, soberano dos povos, deleite-se em tronos e
cetros, honre a Sabedoria, para que possa reinar sempre. O mestre interroga ao seu
leitor: "Gostaria de viver seriamente, com consciência, com senso de
responsabilidade? Honre a Sabedoria, para que possa reinar sempre». É exatamente
o compromisso que ele assume pessoalmente: "Eu quero honrar a
Sabedoria". v. 22: Explicarei o que é a Sabedoria e como ela nasceu, não esconderei
seus segredos, seguirei seus rastros desde a origem, colocarei à luz seu conhecimento,
não me afastarei da verdade. A Sabedoria da qual queremos falar é maximamente democratizada:
"Não vos esconderei os seus segredos".
UMA PRÉ - CONDIÇÃO: DEIXAR A INVEJA.
A
sabedoria não é posse, não é propriedade exclusiva de ninguém, razão pela qual
não há motivo pelo qual ser invejoso, daí o esclarecimento no v. 23: Não me
acompanharei da inveja que consome, pois ela não tem nada em comum com a
Sabedoria. A inveja é um aniquilamento radical que ofende, mortifica, brutaliza
o desejo. No cap. 2, v. 24, diz-se que, pela "inveja" do diabo, a
morte entrou no mundo.
Somos
todos verdadeiramente convocados, para ser introduzidos neste itinerário de
aprendizagem, neste discipulado e aqui há um meio, a progressiva qualificação do
desejo que abre a nossa vida desde a origem, a todas as relações que Deus mesmo
quer nos dar. Isso significa não ser mais prisioneiros de nossa inveja, daquela
inveja que freia, fecha, suga o nosso desejo para horizontes onde a nossa
subjetividade se afirma como exclusiva, desdenhosa, mas, na realidade, como
vontade de morte.
Ler: Sabedoria, cap. 7
O Homem é frágil e mortal, em
débito por tudo um homem que, gradualmente, tornou-se consciente de um fato
primário: a gratuidade da vida. Diz-nos como a madureceu no aprendizado da
oração, a conscientização da gratuidade, de como o mundo ao seu Salomão faz uma
sincera confissão da fragilidade de sua condição humana, homem entre os homens,
em nada superior, em nada distinto, que compartilha o destino comum dos homens.
"Desde o nascimento até a morte, eu sou um homem como todos os outros e um
homem necessitado de tudo, como a criança que vive enquanto há alguém que cuida
dela. Nasci - esta é a marca determinante conferida à minha vocação à vida -
como revelação de uma iniciativa que gratuitamente se manifestou a mim e que,
através de mim, passou a se inserir no contexto de um ambiente que me acolheu,
uma terra que me suportou, alguém que ouviu minhas lágrimas, alimentou-me as
exigências biológicas da alimentação para sobreviver. Nasci assim e sou um
homem assim: em dívida com todos, gratuitamente jogado no mundo; o próprio fato
de eu estar lá, homem entre os homens, me constitui na experiência da
gratuidade que vem antes, que é durante, que é conclusiva de tudo o que me
preocupa na condição humana. E isso para todo rei que nasceu neste mundo».
Vv. 1-6: Eu também sou um homem
mortal como todos, descendente do primeiro ser moldado em argila. Fui formado
de carne no seio de uma mãe, por dez meses consolidado no seu sangue, fruto da
semente de um homem e do prazer companheiro do sono. Também eu, apenas nasci,
respirei o ar comum e caí em uma terra igual para todos, levantando no pranto
igual a todos o meu primeiro grito... E fui criado com panos e cercado de
cuidados; nenhum rei começou a vida de maneira diferente. A pessoa entra na
vida e sai da mesma maneira.
Do v. 7 a v. 12: Por isso eu
orei. Salomão reevocam que é seu itinerário no caminho da vida, fala de si como
redor se configurou como transparência de uma extraordinária riqueza de dons.
Todos os bens da terra, as criaturas do universo, tudo, sempre, em toda parte,
tornou-se, para ele, razão para rezar, abençoar a Deus e experimentar a alegria
que torna a vida saborosa.
A sabedoria é a mãe de todos os bens
O nosso Mestre entre todos os
dons prefere a Sabedoria que nunca desaparece, o esplendor que dela emana nunca
falha, até a noite está na luz, é luminosa, esplende; também a noite é uma
criatura que deixa transparecer a inesgotável fecundidade daquele útero
misericordioso de onde tudo provém, o ventre de Deus. A Sabedoria é geradora,
mãe de todas as coisas boas, de tudo aquilo que no silêncio e na gratuidade, é
constantemente dado a nós; e na ignorância, sem haver argumentado sobre isso,
"eu rezo".
O
capítulo 7 nos versículos 7-12 declara: Por isso orei e me foi dada a
prudência; implorei e veio a mim o espírito de Sabedoria. Eu a preferi a cetros
e tronos e em comparação com ela, considerei um nada a riqueza; nem a comparei
a uma joia inestimável, porque todo o ouro comparado a ela é um pouco de areia
e como a lama será avaliada diante dela a prata. Eu a amei mais que saúde e a beleza,
preferi sua posse à própria luz, porque seu esplendor não se ofusca. Junto com
ela vieram-me todos os bens, em suas mãos há uma riqueza incalculável. Gostei,
mas ignorava que de todos, ela é mãe » Um itinerário superior a qualquer outro Saber
Sem
falsidade aprendi e sem inveja eu dou. Porque ela é um tesouro inexaurível para
os homens; aqueles que a procuram atraem a amizade de Deus, são recomendados a
Ele pelos dons de seu ensinamento. Concede-me Deus de falar segundo o
conhecimento e de pensar de modo digno nos dons recebidos, porque Ele é guia da
Sabedoria e os sábios recebem Dele orientação. Em seu poder somos nós e nossas
palavras, toda inteligência e toda nossa habilidade. Ele me deu o conhecimento
infalível das coisas, para compreender a estrutura do mundo e a força dos
elementos, o princípio, o fim e o meio dos tempos, o alternar-se dos solstícios
e ao suceder-se das estações, o ciclo dos anos e a posição dos astros, a
natureza dos animais e o instinto das feras, os poderes dos espíritos e o raciocínio
dos homens, a variedade das plantas e as propriedades das raízes. Conheço tudo,
o que está escondido e o que é visível, pois a Sabedoria me instruiu o Artífice
de todas as coisas.
Não
é simplesmente a curiosidade do erudito; é precisamente o envolvimento afetivo
de quem aprendeu a decifrar e elaborar a linguagem que nele é revelação da Sabedoria,
do multerior que se adiciona a todos os dons. Essa capacidade de aprender e de transmitir,
de estudar e de ensinar e de comunicar, que aumenta a consciência da qualidade
dos múltiplos e fascinantes dons que chegam a nós através do universo, pode ser
compartilhada com os outros. Em tudo o que Salomão estudou e gradualmente
aprendeu a se expressar com uma linguagem adequada, portanto, também a se
comunicar com os outros, há o reconhecimento de como a Sabedoria está presente,
que constrói no interior as realidades do mundo, no aspecto do mundo visível,
mas também do mundo invisível, na profundidade, nos segredos, nas situações
mais impenetráveis. É a Sabedoria que aprendemos a acolher e que nos ensina a
usar as coisas que estão no mundo, a nós mesmos no mundo, nas relações entre
nós, de uma maneira positivamente eficaz para a vida: a sabedoria artesanal.
VINCENZA
«O
primeiro degrau da Sabedoria divina que faz compreender e provar o amor divino
é: O temor de Deus. Não tanto o medo dos seus castigos, mas o temor de causar-lhe
a menor ofensa. Ó almas queridas, a ofensa causada a nosso Deus é sempre
grande, pois Ele nos ama muito. E quando, mesmo que apenas por um instante, tivermos
desviado nossos olhos Dele, devemos
chorar amargamente. No céu, entenderemos o que significa não corresponder
perfeitamente, com todas as nossas forças, ao seu amor! Compreenderemos as
imensidões infinitas que nos perdoou! Devemos afastar de nós até a menor
mancha, a menor coisa que possa desagradá-lo. E ainda que ao preço de vivo sofrimento!
Remover de nós toda pequena falta: não tolerar que em nós haja a menor sombra
que possa ofuscar a beleza que Deus quer para nossa alma "(I CdA, p. 40).
PADRE IRENEO
Nem
sempre o Senhor se aproxima de nós com as consolações, às vezes com as consolações,
às vezes com a aridez, talvez com o chicote... e então a paciência quer que
seja aceita assim como Ele se apresenta. Devemos deixar fazer a sua infinita Sabedoria
que, mesmo quando não nos parece é sempre direcionada para o nosso bem.
Finalmente, às vezes, precisamos exercitar a paciência na busca da vontade de
Deus; bem, se formos humildes, dóceis e perseverantes, a nossa paciência será
recompensada... Vamos, minhas filhas em Cristo, como norma que toda a ascética cristã se reduz em fazer a
vontade de Deus e que, precisamente por isso, Jesus Cristo colocou esta questão
no centro do «Pater nos ter» (Pai Nosso) «Fiat Volutas!». Faça-se a tua
vontade!
Refletir
* Somos convidadas a acolher a
Sabedoria, a vocação à vida como dom de Deus para todos os homens. Sentimos a responsabilidade
de mulheres chamadas à vida, para que a Sabedoria de Deus seja revelada a nós?
Como a compartilhamos?
* Salomão se dirige aos outros
"reis": "Escute, ó reis", aos soberanos que governam os
povos, que exerçam as responsabilidades de governo, porque a Sabedoria é do
rei, não é à toa, que ele fez da sua corte uma escola sapiencial. Não há poder
que não seja conferido por Deus, tudo é dom Dele, em vista da piedade pelos
fracos seus prediletos. Não somos merecedores de nada, Deus nutre toda vida e
todo ser universal. Estamos cientes de que tudo que nos é dado deve ser
frutificado e colocado a serviço de outros?
* Aprender a viver na escola da
Sabedoria significa aprender a ter relacionamentos que envolvem todas as
criaturas de Deus. O nosso Mestre nos diz que, para levar a sério um itinerário
de conversão à vida, é preciso reeducar o desejo, isso implica um compromisso
de discernir, purificar, saborear o que em nossa experiência humana é desejo,
fonte de vida, quem não tem desejos é uma criatura morta. Nossos desejos nos
levam à vida? Salomão assume o compromisso em primeira pessoa de honrar a
Sabedoria. Como nós nos relacionamos com isso?
* A sabedoria que tem uma
dimensão universal, da qual ninguém é excluído, se contrapõe a inveja que
consome, uma espécie aniquilamento radical que ofende, mortifica e brutaliza o
desejo. Precisamos requalificar o desejo que abre a nossa vida a todos os
relacionamentos que o próprio Deus quer nos dar. Como nos libertar da
escravidão da nossa inveja que freia, fecha e suga o nosso desejo para os
horizontes de nossa subjetividade? Como fazer participantes os outros?
* Salomão se descobre homem como
todos, necessitado de tudo, como a criancinha que vive porque há alguém que
cuida dela. Veio ao mundo por iniciativa gratuita de Deus, inserido em um
ambiente que o acolheu, confiado a pessoas que o alimentou para sobreviver. O
mundo ao seu redor se configura como a transparência de uma extraordinária
riqueza de dons: bens da terra, criaturas, tudo se torna motivo para orar,
abençoar e agradecer. Nós agradecemos ao Autor da vida?
* Salomão prefere a Sabedoria, o
esplendor que dela emana, a todos os bens da terra, na mesma luz, da qual é
superada pelo advento da noite. Consciente deste imenso dom de Deus, como a
procuramos? Como incentivamos as outras pessoas a fazê-lo? Estamos convencidas,
como o nosso Mestre, que "contra a Sabedoria a maldade não pode
prevalecer", porque essa governa com excelente bondade todas as coisas?
Deus cria o mundo e tudo faz convergir para a luz.
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