segunda-feira, 27 de abril de 2020

SEXTO DEGRAU 1. LINHA TEMÁTICA: Deixar Deus conduzir

ü  Senhor, que queres que eu faça?
ü  Francisco vai e reconstrói...

2.    IDÉIAS MESTRAS
ü  Retomar estes dias de retiro e repassar os momentos mais significativos;
ü  Se necessário, reescrever e rezar novamente estes elementos;
ü  Assumir um compromisso pessoal, fácil e possível de ser realizado;
ü  Assumir o processo de vida pela frente, com a realidade pessoal, da PFF, Igreja, comunidades, mundo...!

3.    TEXTOS ILUMINATIVOS
1O MOMENTO: Ef 6,10-20
A vida cristã é luta contínua contra o mal. As armas para combatê-lo são: verdade, justiça, testemunho do Evangelho, fé e Palavra de Deus. Francisclaramente, estas armas são vividas em fraternidade. Para os antigos o mal era personificado por demônios, forças invisíveis que dominam o ser humano. Traduzindo o mítico para o histórico, poderíamos falar de estruturas que geram egoísmo, injustiça, divisão, ódio, opressão, morte... Estruturas de desamor, ante-vida...
ü  Reze este texto;
ü  Deixe que tome corpo em você, na sua realidade concreta. Oportunize-se o “vestir a armadura do cristão”.
2oMOMENTO: Retome estes dias de retiro e reescreva os elementos mais significativos.
3º MOMENTO: Assuma, internamente, seus compromissos possíveis, re-orientando seu plano de vida pessoal.
4º MOMENTO: PALAVRAS DE FRANCISCO-CLARA.
Segunda Celano 6; TestCl 77-78
Porque, pouco depois, foi-lhe mostrado em visão um esplêndido palácio, em que viu toda sorte de armamentos e uma noiva belíssima. Foi chamado em sonhos por seu próprio nome de Francisco e obteve a promessa de todas as coisas. Tentou, por isso, ir à Apúlia para entrar no exército, preparou tudo que era preciso com muita largueza e tratou de se apressar para obter os graus militares. É que seu espírito, ainda carnal, estava dando uma interpretação carnal à visão que tinha tido, na realidade muito mais valiosa nos tesouros da sabedoria de Deus.

Certa noite, ouviu em sonho, pela segunda vez, alguém que lhe falava numa visão, querendo saber solicitamente para onde estava indo. Contou-lhes seus planos e disse que ia combater na Apúlia. Mas a voz insiste: Quem lhe pode ser mais útil: o senhor ou o servo?” – Francisco respondeu: “O Senhor”. 
 Então preferes o servo ao senhor?” – Aí Francisco disse: “Que queres que eu faça, Senhor?
 – E o Senhor: “Volta para a terra em que nasceste, porque farei que espiritualmente se cumpra a visão que tiveste”.
“Por isso, dobro os joelhos diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo para que, pela intercessão dos méritos de sua Mãe, a gloriosa Virgem Santa Maria, de nosso bem-aventurado Pai Francisco e de todos os santos, o próprio Senhor, que deu o bom começo, dê o crescimento e também a perseverança até o fim. 
                                                      Amém!” (TestCl 77-78). 
Contemple a vida que tens pela frente, as irmãs de sua fraternidade ou grupo, as pessoas da sua comunidade eclesial, sua realidade profissional e pessoal... Antecipe, em oração e vigília o que tem a viver, especialmente na PFF.
Tome a decisão interna de tudo viver e acolher como caminho revelador do projeto do Reino, na confiança de que o Senhor dá o bom começo, o crescimento e a perseverança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário