segunda-feira, 27 de abril de 2020

PRIMEIRO DEGRAU 1. LINHA TEMÁTICA Chamado à vida... Pois Deus é Amor / Misericórdia →. Eu, o Senhor, te chamei.

 2. IDÉIAS MESTRAS
ü  Eu existo eternamente na mente de Deus. Ele me amou primeiro;
ü  A existência não é uma escolha e nem uma decisão minha;
ü  Cada ser humano é uma escolha pessoal de Deus: um gesto de amor;
ü  Saí da mente de Deus para a existência em vista de uma missão;
ü  A vida como dom, benevolência, gratuidade, providência. Ele cuida de mim;
ü  Sou eu e não outra, eu com meus pais, familiares, tempo, cultura, época;
ü  Sou única e irrepetível; livre, valente e responsável;
ü  Deus sabia de minha possível infidelidade;
ü  Preferiu a minha existência, embora pecadora, garantindo sua misericórdia.

3.  TEXTOS ILUMINATIVOS
1o. MOMENTO: Ef 1,3-14
É um texto litúrgico, no qual se bendiz a Deus agradecendo as “bênçãos” recebidas. É um texto trinitário. No princípio Deus, identificado com o “Pai de Jesus Cristo” (v.3) e nosso pela adoção (v.5); ele é o agente de tudo “segundo seu desígnio e decisão” (vv. 5.9.11). Realiza tudo “por meio de Cristo” (vv.3.5.10.12). Termina o parágrafo com a referência ao Espírito, “selo e garantia” (vv.13.14).
ü  Reze várias vezes este hino;
ü  Permaneça no que toca, deixe que entre no coração, na inteligência, na vontade, na existência;
ü  Acolha as bênçãos do Pai.

 2o. MOMENTO: Is 42,1-9

ü  Reze este texto. Escute a fala do Senhor para você: “... Eu chamei você... Tomei-a pela mão... Lhe dei forma... coloquei-a como aliança... Luz!
ü  Admita-se esse servo, inserido em sua fraternidade/comunidade/povo e contexto existencial, sustentado pelo Senhor. Uma serva que não grita... não quebra a cana rachada... não apaga o pavio que fumega;
ü  Faça memória dos momentos nos quais você teve/tem as atitudes do Servo, de modo bem concreto, no seu dia-a-dia.

3o. MOMENTO: Is 43,1-7
“O Senhor fez uma aliança com seu povo, e dela jamais abrirá mão: está disposto a trocar tudo para libertá-lo e reuni-lo.”
“Não tenha medo, porque a redimi e a chamei pelo nome; você é minha”.
ü  Faça memória dos momentos onde você sentiu a mão do Senhor a conduzi-la na família, comunidade, Instituto, Igreja...
ü  Deixe Deus mostrar-lhe no que você é preciosa para Ele e às pessoas.


 4º MOMENTO: FRANCISCO E CLARA-TestCl 2-3.
 “Entre outros benefícios que temos recebido e ainda recebemos diariamente da generosidade do Pai de toda misericórdia e pelos quais temos de agradecer ao glorioso Pai de Cristo, está a nossa vocação que, quanto maior e mais perfeita, mais a Ele é devida” (TestCl 2-3).
ü  Reze este texto de Clara.
ü  Entoe seu hino de louvor a Deus pela sua existência, pela existência de todas as criaturas, pela existência de Deus! Escreva-o! Cante-o! Dance-o!

Nenhum comentário:

Postar um comentário