segunda-feira, 26 de março de 2012

PRIMEIRA PARTE OS VOTOS EM GERAL


CAPÍTULO I
Votos religiosos em geral
9 – Que é voto?
Resposta – O Voto é uma promessa deliberada e livre a Deus só – de alguma cousa possível e melhor que o seu contrário.
10 – Por que se chama um promessa?
Resposta – Chama-se uma promessa para distinguir do propósito. O Voto é um compromisso, uma obrigação que nos impomos; é a clara e expressa intenção de obrigar-se sob pena de pecado.
11 – Por que chama: promessa deliberativa e livre;
Resposta – Chama-se promessa deliberativa e livre porque quem faz votos deve ter consciência das obrigações que assumem espontaneamente; livre, isto é, de todo constrangimento ou grave temor injusto.
Exemplo: mesmo os votos que por devoção se faz a Nossa Senhora e aos Santos são sempre votos que se fazem a Deus, porque o voto é um ato de adoração devida unicamente a Deus.
12- Por que se chama: uma promessa feita em Deus só?
Resposta - chama-se uma promessa feita em Deus só, porque o Voto é um ato de culto de latria. EXEMPLO: Mesmo os votos que por devoção se fazem a Nossa Senhora e aos Santos, são, sempre se fazem a Deus; porque o voto é um ato de adoração devida unicamente a Deus.
13 – Por que se chama: alguma coisa melhor que o seu contrário?
Resposta – chama-se: alguma coisa melhor que o seu contrário porque o fim do voto é render a Deus um culto especial.
EXEMPLO: Casar-se é bom; voltar-se a divindade é melhor. Por isto disse são Paulo que o matrimônio divide o coração entre Deus e o esposo, enquanto que a virgem só pensa nas coisas de Deus, antificando-se assim no corpo e no espírito.
14 – Como obrigam os Votos emitidos na PFF?
Resposta - Os Votos emitidos na PFF obrigam sob pena de pecado são: obediência, pobreza e castidade
15 – Quais são os efeitos do voto?
Resposta – O voto cumprido é um ato da virtude da religião, a mais excelente entre as virtudes morais. O voto não cumprido voluntariamente é um ato culpável contra a mesma virtude da Religião.
16 – O que é virtude da Religião?
Resposta - virtude da Religião é aquela que dispõe o homem a render o culto devido a Deus como supremo princípio de todas as coisas
17 – O que acrescenta a virtude da Religião?
Resposta – A virtude da Religião acrescenta a boa obra prometida com voto - uma nova bondade moral – uma intrínseca da mesma obra, outra dada pela virtude da Religião. Duplo, portanto, será também o seu merecimento.
Exemplo: Quem assiste á Santa Missa nos dias de semana sem estar obrigado por força de um voto. Faz certamente uma boa obra, logo, digna de prêmio da parte de Deus; se a mesma pessoa se obrigasse por um voto a assistir á Santa Missa nos dias de semana, cumpriria uma obra duplamente meritória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário