sexta-feira, 23 de março de 2012

CATECISMO DOS VOTOS - INSTITUTO SECULAR PEQUENA FAMÍLIA FRANCISCANA


Prefácio
Filhas minhas em Cristo
Primeiramente, seja reconhecida a quem, não obstante sua múltipla ocupação encontrou tempo para vos dar um “catecismo dos votos”, o qual por todas vós era reclamado: um catecismo no qual, alem de fazer conhecer, de modo preciso e claro, a natureza e as obrigações principais do vosso estado, fossem evitados igualmente os extremos, mostrando as obrigações que se assumem diante de Deus, mediante os santos votos, mas ao mesmo tempo, não agravar a consciência com obrigações maiores que as que vos são impostas pelo espírito e pela a letra do vosso Regulamento.
Outro mérito deste livrinho, pelo que agradará muito especialmente ás noviço que o deveram gravar na memória, é a brevidade e a clareza com que se quis distinguir o. Que é obrigação imposta pelo voto daquilo que exige a mais a pratica da virtude; de maneira que cada uma de voz pode, com Clareza, distinguir o estrito dever de consciência daquilo que a mais se procura para alcançar a perfeição. (E quanta ignorância deplorável em torno desta matéria! Quantas incertezas e dúvidas atormentam as almas, levando-as muitas vezes a falsear a consciência!).
Não é necessário, portanto, que eu dispenda palavras para exorta-vos a estudá-lo com a plena convicção de aprender quanto mais importa á vossa vocação, por quanto vos prepara ao exame que devereis fazer antes de serdes admitidas á Consagração.
Desejaria, filhas minhas em Cristo, que este livrinho se tornasse para todas um manual, com o vosso Regulamento, do qual e a confirmação, o complemento e o meio seguro para merecerdes sempre mais as graças divinas e as celestes recompensas.
Frei Ireneu Mazzotti OFM - Cividino. Festa de Anunciação.1952
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário