terça-feira, 6 de outubro de 2020

NOVENA EM HONRA DO PAI SÃO FRANCISCO DE ASSIS

 

1º DIA: SÃO FRANCISCO E O ESPÍRITO DE PACIÊNCIA

C.  A paciência é uma grande virtude que todo cristão deve procurar buscar vivenciá-la no dia a dia de suas vidas. Cada um de nós somos todos os dias provado por situações que exigem de nós essa tão preciosa virtude. Em casa, com a família, no ambiente de trabalho e na Fraternidade, muitas vezes durante o dia necessitamos da paciência para enfrentarmos as diversas situações que  quase roubam de nós essa tolerância. Peçamos a Jesus por intermédio de São Francisco alcançarmos em nosso cotidiano o espírito de paciência. Iniciemos invocando a Santíssima Trindade.
D.  Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
 
T. Amém.
 
Canto: Meu amigo deixou seu dinheiro/Sua herança e os direitos que tinha/ Era jovem demais o menino! Disse o pai, o vizinho e a vizinha/Meu amigo encontrou a verdade/ E em seu rosto banhado de luz/ Pelas ruas de sua cidade/ Meu amigo imitava Jesus
 
Ref.: Irmão vento, irmão sol, irmã lua/ irmão lobo, tu és meu irmão/ Rouxinol, sabiá, criaturas de Deus/ Somos obras de suas mãos.
 
Meu amigo viveu sem ter nada/ Por esposa escolheu a pobreza/ Era jovem demais o menino!Não podia ter tanta certeza/ Foi assim que ele abriu um caminho/ Para quem quer viver só de amor/ Não ficou muito tempo sozinho/ Gente nova o seguiu com fervor
 
Hoje em dia nos jovens que eu vejo/ Irrequietos, num mundo infeliz/ Eu renovo a esperança e o desejo/ De topar com Francisco de Assis/ Calça Lee, pé no chão, mundo novo/ Mil ideias de renovação/ Eles são consciência do povo/Queira Deus que eles cresçam irmãos
 
L1.     Leitura     das     admoestações      de      São      Francisco   13ª ADMOESTAÇÃO: DA PACIÊNCIA
bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. O servo de Deus não pode saber quanta paciência e humildade tem em si, enquanto está satisfeito consigo.Quando, porém, chegar o tempo em que os que deveriam satisfazê-lo, fazem- lhe o contrário, quanta paciência e humildade aí tiver, tanta tem e nada mais. EM LOUVOR DE CRISTO!
T. Amém.
 
Canto: A vossa Palavra Senhor, é sinal de interesse por nós (bis)
1.    Como um Pai ao redor de sua mesa, revelando os seus planos de amor.
 
L2. Eclesiástico 2, 1-6
Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice.
 
REFLEXÃO
D. Como anda nossa paciência no dia a dia das nossas atividades? Temos suportado as provações com paciência? Estamos sabendo esperar o tempo de Deus com a devida paciência?
( Momento de silêncio e partilha)
 
Canto: 1. Francisco, reconstrói a minha Igreja./ "Sim, Senhor, eu vou!"/ Não vês que ela está em ruínas?/ "Sim, Senhor, eu vou!" Ref.:"Eu vou, eu vou! Sim, Senhor, eu vou! (bis)
2.     Pedras vivas vais ajuntar./ "Sim, Senhor, eu vou!"/ E assim o mundo transformar./ "Sim, Senhor, eu vou!"
.
PRECES
D. Dirijamos ao Senhor nossos pedidos, na confiança de que Ele nos escuta e nos atende.
1.            Senhor, que saibamos suportar as dificuldades sem murmuração, aceitando sempre a vossa vontade para nossa vida, rezemos.
2.  Senhor, olhai para as nossas necessidades e vinde em nosso socorro, rezemos.
3.     Senhor, nas horas difíceis de tribulação e nas tentações, dai- nos o silêncio de Maria, rezemos.
4.    Senhor, multiplicai o número de irmãos em nossa Fraternidade, para que possamos ter mais operários para tua messe, rezemos. Canto: Não, não conhecera o/cansaço. Foi quem mais imitou a Jesus. Falava da lua, de flores, do campo. Por onde passava. O nosso irmão lobo, a nossa irmã terra, Francisco louvava.
Ref.: MAS ELE É O EXEMPLO DE VIDA, QUE EU TRAGO NO CORAÇÃO, O ESPELHO DA PERFEIÇÃO(BIS) FRANCISCO DE ASSIS, FRANCISCO DE ASSIS.
2.    Não, não quis saber de riquezas. Deixou tudo e se converteu. Falava com pobres, leprosos e cegos, a quem ele via. O nosso irmão vento, o nosso irmão sol que nos traz novo dia.
3.    Não, ele não quis microfone. Seu jeito fez empolgar multidões. Louvava a Deus, falava de paz e bem para o mundo. As mãos para o céu. Francisco falava: Meu Deus e meu tudo.
 
ORAÇÃO
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir- nos a vós em caridade e alegria. Por sua intercessão vos pedimos a graça que almejamos (faz o pedido em silêncio). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
Pai nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…
São Francisco, pai dos pobres... intercedei por nós. São Francisco, espelho de paciência, rogai por nós.
 
BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz! O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.
 
Canto: Beber da água viva, desta paz querida que o Senhor me dá / mostrou-me um e caminho não estou sozinho vou lhe acompanhar / de peito aberto coração sincero eu lhe digo sim / quem ver o meu jeito, ver também meus feitos seguem e logo enfim.
Ref.: Vem, ó Francisco reconstrói a Igreja, preciso de ti. Vem ó meu povo, vem comigo agora, vem reconstruir (bis)

T. Dai-nos, Senhor, um coração paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário