terça-feira, 6 de outubro de 2020

8º DIA: SÃO FRANCISCO E O CUIDADO COMDOS ENFERMOS E IDOSOS


 C.    Irmãos e Irmãs, Paz e Bem! Vivemos numa sociedade que descarta os idosos e pouco se importa com os enfermos. O mundo capitalista os considera como seres descartáveis, que para nada mais tem utilidade e são tidos como um peso que as famílias e a sociedade tem que carregar até o fim de seus dias na terra. Nossa atitude como franciscanos é de reverência e respeito, a esses irmãos e irmãs que carregam a cruz pesada dos sofrimentos e das enfermidades, em sua grande maioria suportadas com resignação e fé. Por eles e elas, uniremos em oração e em louvor ao Senhor.
 
D.  Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
 
T. Amém.
Canto: Salve, ó Francisco, que do pé das fragas, Vens assinalado de sagradas chagas.
Ref: Cheio de amor, cheio de amor, as chagas trazes do Salvador.(2x
2.          As divinas chagas, de amor sinais, logo em ti formaram outras bem iguais.
3.     E que maravilha, ser já transformado, teu corpo e alma no Deus humanado.
4.      De suas grandezas, tu trazes o selo, semelhante a Cristo, és  como modelo.
L1. Dos Fragmentos de Outra Regra Não-Bulada de São Francisco Peço a todo irmão doente que, dando graças por tudo ao Criador, deseje ser assim como o quer Deus, seja são, seja enfermo, porque aos que Deus predestinou à vida eterna, a eles ensina com o aguilhão dos flagelos e das enfermidades, bem como da compunção do espírito. Por essa razão rogo a todos os meus irmãos enfermos, que em suas enfermidades não se encolerizem nem se inquietem contra Deus ou contra os irmãos. EM LOUVOR DE CRISTO!
T. Senhor, dai-nos a conformação com a tua vontade na hora do sofrimento.
Canto: Eu quero agora o Pão da Palavra/ Eu quero agora o Pão da Palavra/Que alimentou Francisco e Clara.
 
L2. Mateus 4, 23-24
Jesus andava por toda a Galileia ensinando nas sinagogas e pregando as boas novas do reino dos céus. E curava toda a casta de doenças e enfermidades entre o povo. A fama dos seus milagres espalhou-se para lá dos limites da Galileia, de tal modo que em breve começaram a aparecer muitos enfermos em busca de cura, vindo mesmo de regiões tão distantes como a Síria. Qualquer que fosse a doença ou mal, mesmo os possessos dos demônios, os loucos e os paralíticos, a todos curava. PALAVRA DA SALVAÇÃO
 
REFLEXÃO
1.    Nossa relação de proximidade com o Senhor é sempre em busca de milagres e curas?
2.        Como  lidamos  com   os  sofrimentos  em   nossas  vidas?      Nos revoltamos ou nos conformamos com a vontade do Senhor?
( Momento de silêncio e partilha)
 
Canto:Vem vindo um vulto lá longe e parece um monge/ E está muito feliz/ Vem trazendo a paz e o bem para o mundo/É Francisco de Assis.
Ref.: Vem Francisco, trazendo a esperança/ Que sua vida hoje nos faz, que sua vida hoje nos faz/ Crer no Evangelho de Cristo Jesus/ Implantar um mundo novo, um mundo cheio de paz
2.Partindo para a jornada, traz no corpo as chagas:/Ele imita a Jesus/Vislumbrando na terra a glória do Cristo Eterno/ Que assume a cruz
D. Ouçamos o Artigo 19 de nossa Regra e Vida
L3. Como portadores de paz e lembrando-se de que ela deve ser construída incessantemente, procurem os caminhos da unidade e dos entendimentos fraternos mediante o diálogo, confiantes na presença do germe divino que existe no homem e na força transformadora do amor e do perdão. Mensageiros da perfeita alegria, procurem, em qualquer circunstância, levar aos outros a alegria e a esperança. Inseridos na Ressurreição de Cristo, que dá o verdadeiro sentido à Irmã Morte, encaminhem-se serenamente ao encontro definitivo com o Pai.
T. Senhor, fazei que sejamos portadores da paz e mensageiros da perfeita alegria.
L4. São Francisco nutria um amor especial pelos irmãos enfermos. A mesma atenção merece os idosos. Queria que os irmãos cuidassem deles com uma caridade superior ao amor de mãe.
T. Francisco enfermo, foi exemplo de paciência e resignação com a vontade do Altíssimo!
 
PRECES
D. O Senhor sempre escuta nossas orações, nesse momento dirijamos a Ele nossos pedidos, na confiança de que Ele nos atenderá.
1.       Por todas as vítimas da covid-19, para que recuperadas possam render graças ao nosso Deus e voltar a sua rotina diária, rezemos.
T.Senhor, curai os enfermos!
2.    Por nossos irmãos e irmãs do SEI, que doaram suas vidas em prol do Reino, servindo com alegria na Fraternidade, para que sejam confortados com a companhia do Senhor, rezemos.
3.     Pelos falecidos pela covid-19, para que participem da glória, reservada para todos os que amam a Deus desde o início dos tempos, rezemos.
4.    Por todos os familiares, dos enfermos e falecidos, para que se sintam fortalecidos e confortados pelo Senhor Jesus, rezemos.
 
ORAÇÃO
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir- nos a vós em caridade e alegria. Por sua intercessão vos pedimos a graça que almejamos (faz o pedido em silêncio). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T. Amém
Pai nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…
São Francisco, protetor dos enfermos, rogai por nós! São Francisco, pai da caridade, rogai por nós!
 
BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos a paz! O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.
 
Canto: Rosas de sangue floresceram. * Revivem em teu corpo a Paixão. * Francisco de Amor está ferido * nas mãos, nos pés, no coração!
1.   Acolhes aos pobres com carinho, * repartes o pão com o mendigo. * Eu quero também amar a todos: * podes, Senhor, contar comigo!
2.   Plantando a Paz e o Bem, caminhas, * semeando também vou ao Teu lado, * em Ti o Evangelho é carne viva, * e Cristo outra vez crucificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário