terça-feira, 6 de outubro de 2020

Liturgia para a Solenidade de São Francisco de Assis

 

Nosso Seráfico Pai São Francisco, diácono, fundador de três Ordens
 
C. Nasceu em Assis, no ano de 1182. Depois de uma juventude leviana, converteu-se, renunciou a todos os bens paternos e entregou-se inteiramente a Deus. Tendo abraçado a pobreza, levou
uma vida evangélica, pregando a todos o amor de Deus. Aos que desejaram segui-lo, formou-os com normas excelentes, aprovadas pela Sé Apostólica. Deu início a uma Ordem de religiosas e a uma Ordem de penitentes inseridos no mundo, bem como à pregação entre os infiéis. Louvemos a Deus, pela vida de nosso pai São Francisco, que por seu testemunho de vida se tornou modelo de virtudes, exemplo a ser seguido por todos os cristãos no seguimento de Jesus. Alegres, cantemos.
T. Vós sois nossa esperança. Vós sois nossa fé, vós sois nossa caridade, vós sois doçura nossa, vós sois nossa vida eterna: Grande e admirável senhor, Deus misericordioso Salvador.
Canto: Nos olhos dos pobres, no rosto do mundo/ Eu vejo Francisco perdido de amor/ É índio, operário, é negro, é latino/ Jovem, mulher, lavrador e menor. Há um tempo só de paixão, grito e ternura/ Clamando as mudanças que o povo espera/ Justiça aos pequenos, ordem do evangelho/ Reconstrói a igreja na paixão do pobre./ Há crianças nuas nesta paz armada./ Há Francisco povo sendo perseguido/ Há jovens marcados sem teto nem sonhos/ Há um continente sendo oprimido/ Com as mãos vazias solidariedade/ Com os que não temem perder nada mais/ Defendem com a morte a dignidade/ Com a teimosia que constrói                                                        a                                         paz. Ref.: Canta Francisco, com a voz dos pobres/ Tudo que atreveste a mudar/ Canta novo sonho, sonho de esperança/
Canto: Beber da água viva, desta paz querida que o Senhor me dá /Que a liberdade vai chegar/ Canta Francisco, com a voz mostrou-me um e caminho não estou sozinho vou lhe acompanhar / dedos pobres/ Tudo o que atreveste a mudar/ Canta novo
peito aberto coração sincero eu lhe digo sim / quem ver o meu jeito, versonho, sonho de menino/ Novo céu e terra vai chegar. também meus feitos seguem e logo enfim.
Ref.: Vem, ó Francisco reconstrói a Igreja, preciso de ti. Vem ó meuHá Claras, Franciscos marginalizados/ Cantando da
povo, vem comigo agora, vem reconstruir (bis)
D. Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de nosso Pai São Francisco; conosco se alegram os anjos e glorificam o Filho de Deus. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.
 
L1. “Outra coisa não desejemos, nem queiramos, nem nos agrade, nem nos alegre, senão o nosso Criador e Redentor e Salvador, o único e verdadeiro Deus, que é bem pleno, o bem todo, o bem inteiro, o Sumo e verdadeiro bem, que só Ele é bom, carinhoso e amigo, suave e doce, que só Ele é santo, justo, verdadeiro e reto, só ele é benigno, inocente e puro, Esteja também em nós o Espírito de Cristo, para que nesta hora amemos e sirvamos, louvemos e bendigamos, glorifiquemos e sobreexaltemos, magnifiquemos e rendamos graças ao Altíssimo e Sumo Deus” ( Regra I e 23).
 
D. Dirijamos nosso louvor e gratidão ao Altíssimo e Bom Senhor, com São Francisco, bendigamos ao nosso Deus.
 
L2. Vós sois Santo, Senhor Deus único, que fazeis maravilhas.Vós sois forte, vós sois grande, vós sois Altíssimo, vós sois Rei onipotente, Pai Santo rei do céu e da terra.
 
L3. Vós sois Trino e Uno, Senhor Deus dos Deuses, vós sois o Bem, todo bem, o Sumo Bem, Senhor Deus vivo e verdadeiro.
 
L4. Vós sois Amor, caridade; vós sois sabedoria, vós sois humildade, vós sois paciência, vós sois beleza, vós sois mansidão, vós sois segurança.
 
L5. Vós sois descanso, vós sois gozo, vós sois nossa esperança e alegria, vós sois justiça, vós sois temperança, vós sois toda riqueza e satisfação.
 
L6. Vós sois beleza, vós sois mansidão, vós sois protetoras, vós sois grande e Senhor nosso; vós sois beleza, vós sois refrigério.
América a libertação/ Meninos sem lares são irmãos do mundo/ Pela paz na terra sofrem parto e cruz./ Francisco imagem      de       um       Deus       feito       pobre Denúncia esperança profecia e canta/ Vence com coragem o império da morte/ De braços com a vida em missão na história/ Francisco menino e homem das dores/ Reconstrói a igreja pelo mundo afora/ Na fraternidade que traz a justiça/ Na revolução que anuncia a aurora.
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir-nos a vós em caridade e alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo
 
L7. Leitura do Livro do Eclesiástico 50,1.3-7
Eis quem durante sua vida restaurou a Casa, e em seus dias consolidou os fundamentos da altura do pórtico, o alto contraforte da muralha do templo. Em seus dias foi talhado o reservatório das águas, cuja bacia tinha, mais ou menos,
o perímetro do mar. Zeloso em preservar da ruína o seu povo, fortificou a cidade para o caso de cerco.
Foi bastante poderoso para aumentar a cidade. Conquistou glória em suas relações com a nação, e alargou a entrada do templo e do átrio.
Era como a estrela da manhã no meio da nuvem, como a lua cheia nos dias de festa; como o sol resplandecendo' sobre o santuário do Altíssimo. — Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
 
C.  Celebremos com piedade / Os sinais de santidade,/ Que em profusa quantidade,/ São Francisco revelou.
São Francisco, te imploramos, /Nos perigos te invocamos;
/Que no céu, gozar possamos /A celeste glória.
 
Canto: Aleluia, aleluia, aleluia (bis).
O Evangelho é nossa vida/ A mensagem do Senhor/ Proclamado já na vida de Francisco, irmão menor.
 
 
D.  Mateus 11,25-30
Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus.
Por aquela oportunidade respondendo disse Jesus: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi de teu agrado. Tudo me foi entregue pelo Pai. De modo que ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. Vinde a mim todos vós, fatigados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre os ombros meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas. Pois meu jugo é suave e meu peso é leve. PALAVRA DA SALVAÇÃO.
T. Glória a vós, Senhor!
(Momento de silêncio e partilha)
 
PRECES
D. Elevemos nossas preces ao Altíssimo, por intercessão de São Francisco.
1.   Senhor Jesus Cristo, vos pedimos pela Família Franciscana, presente no mundo inteiro, para que seja presença viva do teu amor, na sociedade e no mundo, rezemos.
T. Por intercessão de São Francisco, ouvi-nos.
2.    Senhor Jesus Cristo, olhai pelas Fraternidades de nosso Regional, animai-as e fortalecei-as na fé e na vocação franciscana, para serem sal da terra e luz do mundo, rezemos.
3.  Senhor Jesus Cristo, recompensai com a glória eterna nossos irmãos e irmãs, que partiram desta vida, na esperança da ressurreição, rezemos.
( Preces silenciosas)
D. Chegue até vós, Senhor nossas preces e que sejamos atendidos por vossa bondade e misericórdia.
 
Canto: No meu sonho eu caminhava tão feliz,/ De repente um homem pobre eu avistei,/ Andando pela estrada de Assis,/ Tão aflito que confesso eu chorei./ Perguntei-lhe o que tinha acontecido,/ Me ouviu, mas ficou chorando sem parar./ Até que enfim me olhou e disse assim:/ A Paixão de JESUS hei de chorar.
REF.: Pois o Amor, o Amor não é amado./A felicidade assim não se pode encontrar./ É preciso voltar a JESUS,/ O Amor que eu quero                                                                                                amar.
2.   Esse estranho só falava da Paixão,/E usava uma roupa em forma de cruz,/ O braço deixava um pedaço de pau,/ Violino de pobre cantando o amor de JESUS.
3.  Nós amamos tanta coisa neste mundo,/ Dinheiro, prazer, fama e poder./ Tudo, menos o que é mais amável./ Tudo, menos aquele que mais bem nos quer.
 
ORAÇÃO
 
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir- nos a vós em caridade e alegria. Por sua intercessão vos pedimos a graça que almejamos (faz o pedido em silêncio). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Pai nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…
São Francisco, espelho da penitência, rogai por nós.. São Francisco, arauto da paz, rogai por nós.
São Francisco, coluna da Igreja, rogai por nós.
São Francisco, sustentáculo dos fracos, rogai por nos.
 
BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
 
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz! O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo
 
Canto: Cristo, quero ser instrumento de tua paz e do teu infinito amor: Onde houver ódio e rancor, que eu leve a concórdia, que eu leve o amor.
Ref.: ONDE HÁ OFENSA QUE DÓI, QUE EU LEVE O PERDÃO./ONDE HOUVER A DISCÓRDIA, QUE EU LEVE A UNIÃO, E A PAZ.
2.  Mesmo que haja um só coração que duvida do bem, do amor e do céu,/ quero com firmeza anunciar a Palavra que traz a clareza da fé.
3.  Onde eu encontrar um irmão a chorar de tristeza, sem ter voz e nem vez,/ quero bem no seu coração semear alegria, pra florir gratidão.
4.  Mestre, que eu saiba amar, compreender, consolar e dar sem receber! Quero sempre mais perdoar, trabalhar na conquista e vitória da cruz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário