segunda-feira, 16 de novembro de 2020

TRÍDUO EM HONRA À SANTA ISABEL DA HUNGRIA – PATRONA DA OFS


1º DIA -  Santa Isabel – caridade caminho de felicidade                                                                  D. Meu Deus, vinde em meu auxílio.                   T. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

HINO (melodia Ofício de Nossa Senhora)

-  Ó Santa Isabel, de Francisco filha/mãe dos empobrecidos/ a quem os servia.

-  Sois Rainha santa/ de virtudes tantas/ exemplo de bondade/ grande intercessora.

-  Da OFS sois a padroeira/ irmã da penitência/ amiga da pobreza.

 O DA VIDA DE SANTA ISABEL DA HUNGRIA

L1. Santa Isabel fazia bom uso da imensa riqueza de seu esposo, distribuindo aos pobres generosas esmolas. Isto causava profunda irritação a muitas pessoas da corte, sobretudo aos seus dois cunhados, Henrique e Conrado. Acusando-a de estar “dilapidando o patrimônio familiar”, estes não perdiam oportunidade de tentar fazer-lhe mal. E ela, por sua vez, não se contentava em simplesmente dar moedas ou alimentos. Seu amor a Deus a levava a ações muito mais generosas.

L2. Uma dessas ações ocorreu quando, certa vez, um leproso pedia esmola na porta do castelo. A jovem Duquesa desceu até lá, levou-o até seu quarto e o fez deitar-se na cama do casal. Após tratar de suas chagas, deixou-o repousando, coberto com um lençol. Certamente um escândalo! Não faltou quem às pressas fosse chamar o Duque Luiz. Ao chegar, este encontrou Isabel radiante de felicidade. Confiante em que seu esposo aprovaria esse heróico ato de caridade, ela narrou-lhe o fato e disse: – Ide ao quarto ver. Ao chegar ao quarto, uma maravilhosa surpresa o esperava: levantando o lençol, ele viu, não um leproso, mas Nosso Senhor Jesus Cristo! Este deixou-se contemplar por um instante apenas, o suficiente para confirmar naquelas duas almas a certeza de estarem no bom caminho.

 D. Acolhamos em nossos corações a Palavra do Senhor, que nos liberta e orienta nossa vida e nossa caminhada.

 Canto: Aleluia, Aleluia, Aleluia (2x)

O Evangelho é nossa vida, a mensagem do Senhor. É a Regra e a Vida de Isabel da Hungria.

 L3. Mateus 7, 24-25

Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. PALAVRA DA SALVAÇÃOT. Glória a vós, Senhor! (Momento de silêncio e partilha)


 T. Ó glorioso Deus altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me! Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.


PRECES

D. Elevemos ao Pai das misericórdias nossas preces, na certeza de que Ele sempre escuta nossas orações.

1.  Pelos irmãos e irmãs falecidos de nossas Fraternidades...Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

2.  Pelos irmãos e irmãs enfermos e idosos de nossas Fraternidades...Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

3.  Pelos que serão eleitos amanhã e por nossa consciência cidadã... Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

 Oração: Ó Deus, que destes a Santa Isabel da Hungria reconhecer e venerar o Cristo nos pobres, concedei-nos, por sua intercessão, servir os pobres e aflitos com incansável caridade. Por sua intercessão vos pedimos a graça que necessitamos (momento de silêncio) Tudo isso vos pedimos, por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Volva para nós o seu rosto e nos dê a paz! O Senhor nos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.


Canto: Santa Isabel da Hungria, franciscana secular. Na dor e na alegria aprendestes a amar.

Refrão: ROGAI A DEUS POR NÓS, OH SANTA ISABEL (bis)

2. Esposa e mãe amorosa, alegre no Senhor. Abençoa nossas famílias, nunca falte-nos o amor.

3. Sua vida de oração, exalava o perfume das rosas. Aos doentes e aos famintos, acolhe e exorta.

4. Servir a Cristo no pobre, no órfão e sofredor. Ajudai-nos ó nossa madrinha, partilhai o pão do amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário