segunda-feira, 16 de novembro de 2020

2º DIA - Santa Isabel – uma vida doada aos pobres

D. Meu Deus, vinde em meu auxílio.

T. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 HINO (melodia Ofício de Nossa Senhora)

-  Mulher corajosa/ forte porém frágil/ e da caridade sempre incansável.

-  Terceira franciscana/ para o mundo exemplo/ mais que uma mãe/ foste pros doentes.

-  Ensinai a nós/ tal qual São Francisco/ a amar os pobres/ Como ao próprio Cristo.

 TRECHO DA VIDA DE SANTA ISABEL DA HUNGRIA

L1. Seu pai, o rei André II da Hungria, primo do imperador da Alemanha, a havia prometido como esposa a Luís,  Duque de Turíngia, de apenas 11 anos; nove anos depois foram celebradas as núpcias (ele tinha 18 anos e ela, 14), e embora tivesse sido um casamento decidido pelos pais, foi um matrimônio de amor e um feliz entrosamento entre a ascese cristã e a felicidade humana, entre o diadema real e a auréola da santidade.

L2. A jovem duquesa suscitou a animosidade da sogra e da cunhada por não querer ir à igreja adornada com os preciosos atavios da sua casta: “Como poderia – disse candidamente – usar uma coroa tão preciosa diante de um rei coroado de espinhos?” Quando Isabel ficou sabendo da morte do marido (que havia partido em Cruzada e morreu quando estava a caminho da Terra Santa), correu pelo castelo em prantos e a sogra a censurava: “Dizem que é tão virtuosa, como não está aceitando agora o sofrimento?”

Isabel silenciou imediatamente, mas desencadearam-se contra ela sempre mais o mau humor e a animosidade dos cunhados, que não suportavam sua generosidade para com os pobres, chegando até a expulsá-la do castelo.

L3. Numa noite fria de inverno; ela saiu, carregando suas crianças pequenas, enfrentando gelo e neve e dirigiu-se até a aldeia. Isabel não encontrou acolhimento em nenhum dos casebres para onde sempre levara tanta comida e amor. Abandonada por todos, na rua, dirigiu-se ao Convento dos Franciscanos, onde foi acolhida; e pediu aos frades que cantassem com ela o solene hino de louvor a Deus, “Te Deum”, para que Deus não pensasse que ela estivesse aborrecida com Ele. Filiando-se à Ordem Terceira Franciscana, prestou absoluta obediência à direção de um rígido e intransigente confessor. E dedicou o resto de seus dias ao cuidado dos pobres e doentes.

 Canto: Aleluia, Aleluia, Aleluia (2x)

O Evangelho é nossa vida, a mensagem do Senhor. É a Regra e a Vida de Isabel da Hungria

 L4. João 13, 34-35

Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos  amei, amai-vos  também uns  aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros. PALAVRA DA SALVAÇÃO.  T. Glória a vós, Senhor! (Momento de silêncio e partilha)


D. Absorvei, Senhor, eu vos suplico,o meu espírito e, pela suave e ardente força de vosso amor, libertai-me do apego a todas as coisas que existem debaixo do céu, para que eu possa morrer por vosso amor, que por meu amor, Vos dignastes morrer.  T. Amém.

PRECES

D. Elevemos ao Pai das misericórdias nossas preces, na certeza de que Ele sempre escuta nossas orações.

1.    Pelas novas vocações para nossas Fraternidades... Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

2.  Pela situação ambiental da Casa Comum e pelas queimadas na Amazônia... Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

3.  Pelos desempregados e pelos sem teto e por condições de vida digna... Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

ORAÇÃO: Deus, nosso Pai, Santa Isabel da Hungria foi um conforto para os pobres e defensora dos desesperados. A ninguém negava sua caridade e o apoio nas horas difíceis. Colocou a serviço dos necessitados todas as suas riquezas. Transformai também o nosso interior, para que sejamos luz para o mundo de hoje, como Santa Isabel o foi para o seu tempo. Por sua intercessão vos pedimos a graça que necessitamos (momento de silêncio). Tudo isso vos apresentamos por Cristo Nosso Senhor. Amém.


BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Volva para nós o seu rosto e nos dê a paz! O Senhor nos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.


Canto: Santa Isabel da Hungria, franciscana secular. Na dor e na alegria aprendestes a amar.

Refrão: ROGAI A DEUS POR NÓS, OH SANTA ISABEL (bis)

2. Esposa e mãe amorosa, alegre no Senhor. Abençoa nossas famílias, nunca falte-nos o amor.

3. Sua vida de oração, exalava o perfume das rosas. Aos doentes e aos famintos, acolhe e exorta.

4. Servir a Cristo no pobre, no órfão e sofredor. Ajudai-nos ó nossa madrinha, partilhai o pão do amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário