segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

O amor faz prodígios

 D. Meu Deus, vinde em meu auxílio.
T. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém
 HINO (melodia Ofício de Nossa Senhora)
-  Pela caridade/ sempre impelida/ Isabel amada/ Duquesa da Turíngia.
-  Amada pelos pobres/ dos doentes alívio/ mãe muito amável/ amparo dos aflitos.
-  Escutai-nos todos/ Santa Padroeira/ Luminoso exemplo/ da Ordem Terceira.
TRECHO DA VIDA DE SANTA ISABEL DA HUNGRIA
L1. Santa Isabel da Hungria ajudava os enfermos, vivia austeramente e trabalhava sem descanso. Partiu para a Casa do Pai ao anoitecer de 17 de novembro de 1231.
L2. Diz-se que no dia de sua morte, um irmão leigo tinha quebrado um braço em um acidente e sofria na cama com dores. Então, Santa Isabel lhe apareceu com vestidos radiantes e o irmão lhe perguntou por que estava vestida tão formosamente. Ela respondeu: “É que vou para a glória. Acabo de morrer para a terra. Estique seu braço porque foi curado”.
L3. Dois dias depois do enterro, um monge cisterciense foi ao túmulo de Santa Isabel e ajoelhou-se para pedir à santa que intercedesse para se curar de uma terrível dor no coração. De uma hora para outra, ficou completamente curado de sua doença.
Canto: Aleluia, Aleluia, Aleluia (2x)
O Evangelho é nossa vida, a mensagem do Senhor. É a Regra e a Vida de Isabel da Hungria
 L4. Lucas 18,1-8
 Jesus propôs aos seus discípulos uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo.   “Havia   em   certa   cidade   um   juiz   que   não   temia    a    Deus,   nem   respeitava    pessoa    alguma. Na mesma cidade vivia também uma viúva que vinha com freqüência à sua presença para dizer-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’. Ele, porém, por muito tempo não o quis. Por fim, refletiu consigo: ‘Eu não temo a Deus nem respeito os homens; todavia, porque esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, senão ela não cessará de me molestar’”. Prosseguiu o Senhor: “Ouvis o que diz este juiz injusto? Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los? Digo-vos que em breve lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?” PALAVRA DA SALVAÇÃO. (Momento de silêncio e partilha)
D.   Onipotente,   eterno,   justo   e   misericordioso   Deus,    dai   a   nós,   miseráveis,   fazer,   por   vós   mesmo,      o que sabemos que vós quereis, e sempre querer o que vos apraz, para  que,  interiormente  purificados,  interiormente iluminados e acesos no fogo do santo espírito possamos seguir os vestígios do vosso dileto Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, e chegar só por vossa graça a vós, Altíssimo, que na Trindade perfeita e na Unidade simples viveis e reinais e sois glorificado Deus onipotente por todos os séculos dos séculos. T. Amém
 PRECES
D. Elevemos ao Pai das misericórdias nossas preces, na certeza de que Ele sempre escuta nossas orações.
1.  Pelos irmãos e irmãs desanimados em sua vocação franciscana... Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.
2.  Pela Conferência da Família Franciscana do Brasil... Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.
3.  Pela Ordem Franciscana Secular e por nosso Regional PE/AL... Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.
ORAÇÃO: Deus, nosso Pai, Santa Isabel da Hungria foi um conforto para os pobres e defensora dos desesperados. A ninguém negava sua caridade e o apoio nas horas difíceis. Colocou a serviço dos necessitados todas as suas riquezas. Transformai também o nosso interior, para que sejamos luz para o mundo de hoje, como Santa Isabel o foi para o seu tempo. Por sua intercessão vos pedimos a graça que necessitamos (momento de silêncio). Tudo isso vos apresentamos por Cristo Nosso Senhor. Amém.
BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
O Senhor nos abençoe e nos guarde. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Volva para nós o seu rosto e nos dê a paz! O Senhor nos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.
Canto: Santa Isabel da Hungria, franciscana secular. Na dor e na alegria aprendestes a amar.
Refrão: ROGAI A DEUS POR NÓS, OH SANTA ISABEL (bis)
2. Esposa e mãe amorosa, alegre no Senhor. Abençoa nossas famílias, nunca falte-nos o amor.
3. Sua vida de oração, exalava o perfume das rosas. Aos doentes e aos famintos, acolhe e exorta.
4. Servir a Cristo no pobre, no órfão e sofredor. Ajudai-nos ó nossa madrinha, partilhai o pão do amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário