terça-feira, 6 de outubro de 2020

7º DIA: SÃO FRANCISCO E A INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

 

C.     Irmãos e Irmãs, Paz e Bem! Tudo está interligado, porque nossa vida também depende da existência de toda a criação. A beleza das obras da
criação nos fala da beleza de Deus e nos convida a louvá-lo. Dessa maneira, as criaturas se tornam nossas irmãs no louvor que  elevamos cada dia ao Pai. Os animais, as plantas, a água, a terra, os astros foram feitos pelo Pai com muito amor por nós. São Francisco entendia toda a criação como obra das mãos do Pai e por isso nutria grande respeito à ela em toda sua dimensão. Com ele, somos chamados a preservar, respeitar e defender toda a criação.
 
D.  Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
 
T. Amém.
Canto: Onipotente e bom Senhor/ A ti a honra, glória  e  louvor! Todas as bênçãos de ti nos vêm/ E todo o povo te diz: amém!
 
1.     Louvado sejas nas criaturas/ Primeiro o sol lá nas alturas/ Clareia o dia grande esplendor/ Radiante imagem de ti, Senhor./Louvado sejas pela irmã lua/ No céu criaste e obra tua/ Pelas estrelas claras e belas/ Pelas estrelas claras e belas/ Tu és a fonte do brilho delas./ Louvado sejas,  pelo ir,mão vento./ E pelas nuvens, o ar e o tempo./  E pela chuva que cai no chão/ Nos dás sustento, Deus da Criação.
 
2.     Louvado sejas, meu Bom Senhor, pela irmã água e seu valor./ Preciosa e casta, humilde e boa/Se corre um canto a ti entoa./Sejas louvado pela irmã terra,/Mãe que sustenta e nos governa,/ Produz os frutos, nos dá o pão,/Com flores e ervas sorri o chão.
 
L1. Leitura do Artigo 18 da Regra da OFS
 
Tenham, além disso, respeito pelas outras criaturas, animadas e inanimadas, que "do Altíssimo trazem um sinal" e procurem, com afinco, passar da tentação de sua exploração ao conceito franciscano da fraternidade universal. EM LOUVOR DE CRISTO!
 
T. Senhor, que saibamos cuidar da criação, como administradores e não exploradores.
 
Canto: Tua palavra é lâmpada para os meus pés,Senhor. Lâmpada para os meus pés, Senhor / Luz para o meu caminho.(2x).
L2. Jó 12, 7-10
Pergunta, pois, aos animais da terra, eles te ensinarão; e às aves do céu, e elas te instruirão. Fala aos répteis da terra, e eles te responderão, e aos peixes do mar, e eles te contarão. Entre todos esses seres, quem não sabe que foi a mão de Deus que fez tudo isso? Ele que tem em mãos a alma de tudo o que vive e o sopro de vida de todo o gênero humano. PALAVRA DO SENHOR!
T. Graças a Deus.
 
REFLEXÃO
1.          Como     franciscanos/as,      estamos     tendo     consciência      da preservação e respeito com a Criação?
Como tem sido nossa relação com a natureza, de cuidados ou de exploração?
( Momento de silêncio e partilha)
 
Canto: 1. Quando o fogo do amor ardeu no peito, vindo da luz tão/ radiante de Jesus. Não resistiu a este amor puro e perfeito,/ seguiu feliz o estigma da cruz! E na pobreza foi reerguer Santa Maria, e nela toda Igreja do Senhor. Na Eucaristia, na alegria, o dia-a-dia, ele vivia o Evangelho com fervor.
Ref.: A gente pode ser muito mais feliz, seguindo o exemplo de Francisco de Assis. (bis)
2.    Lá entre as flores encontrou paz e alegria/ Cantando amores ao Deus da Criação/ Pássaros, vento, animais, o sol e a luz/ Os arvoredos chamou todos de irmãos. Sorriu aos pobres, seus amigos preferidos/ Viu Jesus Cristo no semblante do irmão/ Com os mais sofridos, mais amados, mais queridos/ Na sua mesa ele repartiu o pão.
 
L3. Francisco encontra em Deus mesmo o motivo do respeito para com as criaturas. O homem não e dono, mas administrador das coisas. Mas, por causa do pecado, sempre de novo ele sofre a tentação de se apropriar das coisas. O homem é egoísta. Pensando apenas em si, ele explora. Em vez de servir à natureza, ele acaba explorando e, com isso, machucando a natureza.
 
T. As animadas e inanimadas, que do Altíssimo trazem um sinal.
 
L4. Nossa atitude, enquanto franciscanos seculares, para com todos os seres animados e inanimados será não de exploração, mas de uso para que haja mais vida e amor nesse mundo. Tal atitude de respeito e cuidado, exige dos franciscanos seculares, um permanente processo de conversão.
T. Senhor, fazei que nos convertamos ecológica e integralmente.
 
PRECES
D. O Senhor sempre escuta nossas orações, nesse momento dirijamos ao Senhor nossos pedidos, na confiança de que Ele nos atenderá.
1.     Senhor, a natureza tem sido devastada a cada instante pela ganância humana. Convertei-nos ecologicamente para que nossa relação com toda a criação seja de fraternidade, rezemos.
T. Senhor, convertei-nos integralmente.
2.     Deus criador, que nos destes a criação como obra de tuas mãos, para administrar e tirar dela nosso sustento. Fazei que sejamos de fato teus colaboradores na administração dos recursos naturais, rezemos.
3.   Senhor, as tuas obras revelam o teu amor e a tua bondade por todos os seres humanos. Dai-nos um uma consciência ecológica, para que saibamos cuidar amorosamente de toda a criação.
4.        Senhor, o mundo sofre com as ações egoístas de um capitalismo selvagem e explorador. Daí aos nossos governantes o entendimento e a capacidade de promoverem ações de combate a exploração e devastação ao meio ambiente, rezemos.
 
ORAÇÃO
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir- nos a vós em caridade e alegria. Por sua intercessão vos pedimos a graça que almejamos (faz o pedido em silêncio). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém
Pai nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…
São Francisco, irmão e amigo da Criação, rogai por nós! São Francisco, Irmão universal, rogai por nós!
 
BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz! O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.
 
Canto: Irmão vento, irmão sol, irmã lua/ irmão lobo, tu és meu irmão/ Rouxinol, sabiá, criaturas de Deus/ Somos obras de suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário