terça-feira, 6 de outubro de 2020

 
9º DIA: SÃO FRANCISCO E A FUNDAÇÃO DA TERCEIRA ORDEM
 
C.       Irmãos e Irmãs, Paz e Bem! Hoje contemplaremos como nosso pai São Francisco iniciou a fundação da Terceira Ordem, para que os
seculares pudessem viver em suas casas e na sociedade, o Evangelho ao seu modo. Inicialmente chamada de Ordem dos Irmãos e Irmãs da Penitência, reunia mulheres e homens que viviam a proposta franciscana em suas casas. Tratava-se de pessoas que procuravam viver e aprofundar a fé cristã, sem precisar deixar a família, mas em suas casas, em seus trabalhos e na sociedade, procuravam dar testemunho do Evangelho. O tempo passou e a Ordem Franciscana Secular, está completando 800 anos de existência, sendo um testemunho vivo do Cristo pobre e crucificado, no século XXI. Juntamente com a JUFRA, o rosto jovem do franciscanismo, que em 2021 celebrará seu Jubileu de Ouro no Brasil, louvemos as maravilhas que o Senhor fez entre nós.
 
D.  Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
 
T. Amém.
Canto: De Francisco, ó terceiros ditosos/destemidos guerreiros da cruz/ Somos hoje soldados gloriosos/ a lutar e vencer por Jesus. Refrão: Salve Arauto, brioso cruzado / a grandeza de Cristo a cantar/Nós queremos teu lema sagrado/ PAZ E BEM pelo mundo levar. (bis)
2.    Por Francisco a mais nobre peleja/ partiremos em marcha triunfal/ Sob as ordens do Papa e da igreja/ venceremos no bem contra o mal.
3.      PAZ E BEM, é a mensagem sagrada/ Que fulgura em nosso pendão/ Para o mundo iludido que brada/ levaremos a paz e o perdão.
4.    De Francisco a virtude, os exemplos/ se propaguem nas almas em flor/ Ressoe sempre nas praças, nos templos/ o seu canto fraterno de amor.
4. Ó Francisco, em divinos cantares/ nós te amamos com fé varonil/ Lá do céu abençoe nossos lares/ abençoe nossa pátria, o Brasil.
 
L1. Leitura da Legenda Maior de São Boaventura (Cap. IV, 6)
Muitos, inflamados pelo ardor de sua pregação, impunham-se a nova regra de penitência de acordo com a fórmula aperfeiçoada pelo homem de Deus que decidiu chamar esse gênero de vida “Ordem dos Frades (Irmãos) da Penitência”. E não havendo outro caminho possível para todos os que buscam o céu a não ser o caminho da penitência, admitem-se nela os clérigos e os leigos, os solteiros e os casados. EM LOUVOR DE CRISTO
T. Amém.
Canto: É como a chuva que lava, é como o fogo que abrasa/Tua palavra é assim/ Não passa por mim sem deixar um sinal.
1-Tenho medo de não responder/ De fingir que não escutei/ Tenho medo de ouvir Teu chamado/Virar  do  outro  lado  e  fingir  que  não sei (bis).
L2. Atos 2, 42-47
Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações.* De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém, e o temor estava em todos os corações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, que estavam a caminho da salvação. PALAVRA DO SENHOR!
REFLEXÃO
D. Nossas Fraternidades refletem ou buscam refletir a imagem das primeiras comunidades cristãs? Em que nossas Fraternidades se parecem com as primeiras comunidades cristãs? Temos sido sinal de união em nossa vida fraterna?
( Momento de silêncio e partilha)
CANTO: Irmão Francisco se fez ideal de vida/ Plena vida se tornou (bis)
1.        Ainda jovem sentiu-se chamado/Entre a vida e a morte também/ Era a voz que falava do alto/ Francisco! Francisco! vem!
2.      Foi num momento enquanto rezava/ Lá na Capela de São Damião./ Surpreendeu-se com a cruz /que falava: Restaura a Igreja, irmão.
SALMO 132
L3. Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos.
L4. É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e que desce para a barba, a barba de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto.
L5. É como o orvalho do Hermon, que desce pela colina de Sião; pois ali derrama o Senhor a vida e uma bênção eterna.
T. Somos uma Ordem que busca viver no mundo o Evangelho, nas pegadas de São Francisco.
 
PRECES
D. Dirijamos ao Senhor nossos pedidos, na confiança de que Ele nos escuta e nos atende.
1.      Senhor nosso Deus, olhai para Ordem Franciscana Secular espalhada por várias partes do mundo, para que continue produzindo muitos frutos para o vosso Reino, rezemos.
T. Senhor, fazei-nos perseverantes a nossa vocação.
2.   Senhor, ao termos nos comprometido com teu projeto de amor na Ordem Franciscana Secular, fazei que sejamos reflexo da tua presença no mundo, rezemos.
3.    Senhor, olhai por nossas Fraternidades de OFS, pelos irmãos desanimados e desencorajados, para que recuperem o  gosto pela vida franciscana e possam crescer na tua graça, rezemos.
4.    Senhor, pela intercessão de Nossa Senhora, vos pedimos que possais dar aos nossos irmãos enfermos, a graça da saúde e conformidade e resignação àqueles que sentem o peso da idade e os sofrimentos em seu corpo, rezemos.
D. A OFS é uma escola de perfeição da caridade, cuja forma de vida aprovada pela Igreja, tem na Regra, a medula do Evangelho e as orientações e normas de como colocar em prática o que viveu e ensinou Jesus, o Grande Mestre e Senhor.
T. Somos uma Ordem de Irmãos e Irmãs à serviço do Reino.
 
ORAÇÃO
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir- nos a vós em caridade e alegria. Por sua intercessão vos pedimos a graça que almejamos (faz o pedido em silêncio). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Pai nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…
São Francisco, fundador de Três Ordens, rogai por nós..
São Francisco, exemplo de amor ao Crucificado, rogai por nós.
 
BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz! O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo
Canto: MAS ELE É O EXEMPLO DE VIDA, QUE EU TRAGO NO CORAÇÃO, O ESPELHO DA PERFEIÇÃO. (BIS) FRANCISCO DE ASSIS, FRANCISCO DE ASSIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário