terça-feira, 6 de outubro de 2020

6º DIA: SÃO FRANCISCO E A VIRTUDE DA PAZ

 

C.  Irmãos e Irmãs, Paz e Bem! Nesse terceiro dia do tríduo contemplaremos o homem de paz que foi nosso pai São Francisco. A paz é uma preciosa virtude que como franciscanos
que somos, devemos promovê-la e praticá-la em todos os momentos de nossas vidas. Aprendamos com São Francisco a sermos portadores e instrumentos da paz, que o próprio Jesus nos doou. Espalhemos a paz a este mundo que tanto precisa dela. A violência, o desamor e a disseminação do ódio em discursos políticos tem arrastado cristãos a levantarem a bandeira contrária a paz, o que é um perigo e uma exaltação a tudo o que o Mestre Jesus nos ensinou. Peçamos que a exemplo de São Francisco, tenhamos um discurso e uma prática segundo o Evangelho, coerentes com a nossa fé cristã.
 
D.  Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
 
T. Amém.
Canto: Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz./Onde houver ódio, que eu leve o amor./Onde houver ofensa, que eu leve o perdão./ Onde houver discórdia, que eu leve a união./Onde houver dúvidas, que eu leve a fé./Onde houver erro, que eu leve a verdade./ Onde houver desespero, que eu leve a esperança./ Onde houver tristeza, que eu leve a alegria./ Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure mais:consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado./ Pois é dando que se recebe./É perdoando que se é perdoado./E é morrendo que se vive para a vida eterna.
 
L1.     Leitura     das     admoestações      de      São      Francisco   15ª ADMOESTAÇÃO: DA PAZ
 
"Bem-aventurados os pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus" (Mt 5,9). São verdadeiramente pacíficos os que, no meio de tudo quanto padecem neste mundo, se conservam em paz, interior e exteriormente, por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo. EM LOUVOR DE CRISTO!
 
T. Amém
Canto: Escuta Israel, Javé teu Deus vai falar (bis) / Fala Senhor Javé, Israel quer te escutar... (bis).
Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de            Cristo      chegastes               perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando  a   parede   de   separação   que   estava   no   meio,   Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.
 
REFLEXÃO
 
D. Somos mesmo pessoas de paz e nos comprometemos com ela no dia a dia de nossas vidas? Estamos trabalhando em favor da paz? As nossas ações em favor da paz estão em concordância com o que nossa boca prega?
( Momento de silêncio e partilha)
 
Canto: Quando o dia da paz renascer/Quando o sol da esperança brilhar/ Eu vou cantar
Quando o povo nas ruas sorrir/ E a roseira de novo florir/ Eu vou cantar/ Quando as cercas caírem no chão/ Quando as mesas se encherem de pão/ Eu vou sonhar/ Quando os muros que cercam os jardins/ Destruídos então os jasmins/ Vão perfumar
 
Ref.: Vai ser tão bonito se ouvir a canção/ Cantada, de novo/ No olhar da gente a certeza do irmão/ Reinado, do povo.
 
D. (Artigo 19 da ROFS) Como portadores da paz e lembrando-se de que ela deve ser construída incessantemente, procurem os caminhos da unidade e dos entendimentos fraternos mediante o diálogo...
 
T. Confiantes na presença do germe divino que existe no homem e na força transformadora do amor e do perdão.
PRECES
D. Dirijamos ao Senhor nossos pedidos, na confiança de que Ele nos escuta e nos atende.
1.      Senhor, Deus da nossa paz, ajudai-nos a sermos de fato, instrumentos da paz, tal qual foi São Francisco de Assis, rezemos.
T. Senhor, dai-nos um coração pacífico.
2.    Senhor Jesus, que por tua morte e ressurreição nos destes a paz, fazei que saibamos ser construtores de um mundo melhor, pacífico e harmonioso, rezemos.
3.            Senhor, por intermédio de São Francisco, homem que se tornou um símbolo da paz mundial, dai-nos a graça de a seu exemplo, também sermos homens e mulheres que  trabalham pela paz, rezemos.
 
 
L3. Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao Senhor Jesus Cristo, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados. São Francisco de Assis, rogai por nós. amém.
D. “Bem-aventurados os pacificadores,”
T. “porque eles serão chamados filhos de Deus.”
 
ORAÇÃO
T. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir- nos a vós em caridade e alegria. Por sua intercessão vos pedimos a graça que almejamos (faz o pedido em silêncio). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém
Pai nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…
São Francisco, instrumento da paz, rogai por nós! São Francisco, modelo de vida cristã, rogai por nós!
 
BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz! O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.
 
Canto: Onipotente e bom Senhor/ A ti a honra, glória e louvor! Todas as bênçãos de ti nos vêm/ E todo o povo te diz: amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário