terça-feira, 6 de outubro de 2020

2º DIA: SÃO FRANCISCO E A PUREZA DE CORAÇÃO


2º DIA: SÃO FRANCISCO E A PUREZA DE CORAÇÃO
C.   Irmãos e Irmãs, nesse segundo dia do tríduo refletiremos sobre a pureza de coração.
Virtude muito nobre que precisamos cultivar diariamente para possuirmos o Reino dos Céus. Possuir um coração puro é não guardar mágoas, rancor e todos os sentimentos negativos contra o próximo. É ter a inocência das crianças, mas sem ingenuidade, tendo consciência de todos os atos e conseqüências praticados. Peçamos ao Senhor por intermédio de São Francisco que nos dê a graça de sermos puros de coração.
 
D.  Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
 
T. Amém.
Canto: Francisco, que  trazes  para  hoje  uma  lição  de  amor Dá-nos     teus     olhos     puros     para     perceber     a      Deus  Que  nossas  mãos  saibam  unir-se  e  os  corações   se   libertar Que   nossa   voz   e   a   natureza   se   unam   a   ti   num   só cantar
 
Ref.:  Pai  Francisco,  vem  ensinar/Os  teus  filhos  o  Cristo  imitar
 
Francisco, irmão da natureza, amigo do Senhor/ Grita, aos homens surdos o respeito pela paz/ Que as aves cantem sem ser feridas/ E  as plantas cresçam com sua flor/ Os homens vivam fraternidade/ E todos louvem o bom Senhor
 
L1.     16ª     ADMOESTAÇÃO:      DA     PUREZA     DE     CORAÇÃO
“Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus” (Mt 5,8).Têm o coração puro os que, desprezando as coisas terrenas, procuram as celestiais e, de coração e espírito puros, não cessam de adorar   e   de   ver    sempre    o    Deus    vivo    e    verdadeiro.    EM LOUVOR DE CRISTO!
T. Amém
Canto: Buscai primeiro o Reino de Deus/ E a sua justiça/ E tudo mais vos será acrescentado/ Aleluia! Aleluia!
 
Não só de pão o homem viverá,/ Mas de toda Palavra/ Que procede da boca de Deus/ Aleluia! Aleluia!
 
Se vos perseguem por causa de mim/ Não esqueçais o porquê/ Não é o servo maior que o Senhor/ Aleluia! Aleluia!
 
L2. Mateus 5, 3-11
Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
 
REFLEXÃO
 
D. Se o Senhor voltasse hoje para nos buscar encontraria nosso coração limpo e puro? Como apresentaríamos nosso coração a Deus se Ele voltasse hoje? A nossa mente e as nossas ações são de pessoas puras ou vemos e praticamos maldades sempre, até onde não existe?
( Momento de silêncio e partilha)
Canto: Senhor, quem entrará no santuário pra te louvar? (bis)/Quem tem as mãos limpas, e o coração puro, quem não é vaidoso, e sabe amar/ Quem tem as mãos limpas, e o coração puro, quem não é vaidoso, e sabe amar.
2.     Senhor, eu quero entrar no santuário pra te louvar (bis) /Ó dá-me mãos limpas, e um coração puro,  arranca a vaidade, ensina-me a amar/ Ó dá-me mãos limpas, e um coração puro, arranca a vaidade, ensina- me a amar
3. Senhor, já posso entrar no santuário pra te louvar (bis)/ Teu sangue me lava, teu fogo me queima, o Espírito Santo inunda meu ser/Teu sangue me lava, teu fogo me queima, o Espírito Santo inunda meu ser
 
D. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
T. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
D. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito.
 
PRECES
D. Dirijamos ao Senhor nossos pedidos, na confiança de que Ele nos escuta e nos atende.
1.      Senhor nosso Deus, tende misericórdia de nós, pecadores impuros e dai-nos a graça de possuirmos um coração igual ao vosso, rezemos.
T. Senhor, dai-nos um coração puro.
2.    Senhor, fazei que possamos cumprir fielmente o artigo 11 da Regra e Vida, para que desapegados dos bens e posses materiais e afetivas, possamos dar sinais de amor ao Reino, rezemos.
3.     Todo o pecado que faz referência à falta de amor é pecado contra a pureza, pois estamos nos deixando contaminar. Senhor, afastai nossa inclinação para o mal e convertei-nos todos os dias, rezemos.
L3. A pureza precisa ser uma virtude vinda verdadeiramente do coração: “Para os puros todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas”. (Tito 1,15)
 
ORAÇÃO
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir- nos a vós em caridade e alegria. Por sua intercessão vos pedimos a graça que almejamos (faz o pedido em silêncio). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém
Pai nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…
São Francisco, dedicado modelo de castidade, orai  por  nós.  São Francisco, mestre da santa obediência, orai por nós.
 BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz! O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.
 
Canto: 1. Quando o fogo do amor ardeu no peito, vindo da luz tão/ radiante de Jesus. Não resistiu a este amor puro e perfeito,/ seguiu feliz o estigma da cruz! E na pobreza foi reerguer Santa Maria, e nela toda Igreja do Senhor. Na Eucaristia, na alegria, o dia-a-dia,     ele      vivia      o      Evangelho      com      fervor. Ref.: A gente pode ser muito mais feliz, seguindo o exemplo de Francisco de Assis. (bis) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário