domingo, 16 de agosto de 2020

5º ENCONTRO VOCACIONAL: ORDEM FRANCISCANA SECULAR:

 UMA ORDEM PARA NOSSA DESORDEM



Ritos Iniciais: - Cantos de acolhida e animação Em nome do Pai...;

Súplica a Deus (S. Francisco):

Senhor, quem sois vós e quem sou eu?/ Vós o Altíssimo Senhor do céu e da terra;/ e eu, um miserável vermezinho, vosso ínfimo servo.

Altíssimo, glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração,/ dai-me uma fé reta, uma esperança certa e caridade perfeita,/ sensibilidade e conhecimento, ó Senhor,/ a fim de que eu cumpra o vosso santo e veraz mandamento.

Absorvei, Senhor, eu vos suplico,/ o meu espirito, e pela suave e ardente força do vosso amor,/ desafeiçoai-me de todas as coisas que


debaixo do céu existem,/ a fim de que eu possa morrer por vosso amor, ó Deus,/ que por meu amor vos dignastes morrer, Amém.

 

ORAÇÃO PELA VOCACÃO FRANCISCANA SECULAR (Pag. 15)

Leitura da Palavra: Livro dos Atos dos Apóstolos (At 9,1-25)

Conversão de Paulo, logo depois partilha/reflexão HISTÓRIA - REPENSANDO A VIDA DE FRANCISCO

Francisco de Assis, nos momentos de provação, sempre cumpre a vontade do Pai celeste, numa fidelidade a toda prova. A vida deste santo foi marcada pela jovialidade. A personalidade de um Francisco sorridente e simpático, que nos encanta e nos seduz, é também portadora da alegria franciscana, mesclada com a austeridade e a vida penitente.

Num relance sobre seu passado, revendo sua conversão, é bom evocar o beijo que ele deu no leproso; o seu conflito com o pai, o regresso a Assis após o fracasso na batalha; a doença e a solidão. Toda esta realidade vivenciada por Francisco, o faz chorar, o faz sentir-se miserável e duramente provocado por Deus.

A renúncia definitiva aconteceu diante do tribunal eclesiástico, em 1226. Francisco rompe com o pai, como já aludimos, entrega-lhe as próprias roupas e, enfim, abandona de vez todos os bens. Dali por diante, ele percorre sua travessia pelo deserto da vida, continua firme e sem vacilar. E assim, apesar de suas contínuas mortificações, Francisco mantinha uma atitude serena e alegre para buscar e conquistar o definitivo e o eterno. E seguindo, o Evangelho, põe-se a caminho. Itinerante, ele vai de casa em casa, envia seus irmãos de dois a dois, a anunciar a paz a um mundo conturbado; vai pregar a conversão com o intuito de realizar nos homens uma mudança de vida e de costumes; e


vai dar testemunho de vida pela palavra, pelo exemplo e por gestos concretos.

Mas ao mesmo tempo, ele não esquece a outra dimensão: encontrar-se com Deus, estar em comunhão com seu Criador. Por isso, sempre procura dispor de tempo para si. E é no silêncio, no acolhimento, na oração e na contemplação que se deixa possuir pelo Espírito Santo. Portanto, para melhor se interiorizar, para buscar o “único necessário, Deus”, com frequência se recolhia em grutas e em cavernas. Tanto é verdade, que Celano escreve: “Francisco não era apenas um homem orante: era transformado todo ele em oração viva” (2Cel 95).

Sendo assim, se Deus estava contente ao criar Francisco de Assis, mais motivo de júbilo e reconhecimento temos nós ao Criador por permitir que este Poverello renovasse a Igreja do século XIII, transformasse a sociedade, semeasse os valores evangélicos da pobreza, da justiça e da fraternidade, resgatasse o vigor do anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, reaproximasse os homens entre si. De fato, trouxe um novo Pentecostes para a Igreja, para revigorar-se com um novo alento, a vida religiosa e criar, enfim, uma nova família, alicerçada na fraternidade.

 

Fonte: ABATI, Frei Atílio, OFM. Francisco e um encanto de vida.

Editora Vozes; São Paulo,2002. Pag. 84-87.

PARA REFEXÃO

01   Toda a vida de Francisco resume-se em “buscar o único necessário”. O que significa isto para ele e para nós?

02  Qual o sentido da vida de Francisco para o século XIII e para o nosso século XXI?

03  Você gostaria de ser um franciscano hoje? Por que?


ORAÇÃO DO JOVEM PARA DISCERNIR A VOCAÇÃO (Pag. 16)

 ORAÇÃO VOCACIONAL (DO PAPA SÃO JOÃO PAULO II)

Senhor Jesus, que chamastes quem vós quisestes, chamai muitos de nós para trabalhar para vós, para trabalhar convosco! Vós, que iluminastes com a vossa Palavra aqueles que chamastes, iluminai-nos com o dom da fé em vós. E, se chamais algum de nós para o consagrar inteiramente a vós, que o vosso amor anime esta vocação desde o seu germinar e a faça crescer e perseverar até o fim. Amém

Canto final

Bênção final

O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor mostre sua face para ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor volte seu rosto para ti e te dê a paz (Nm 6,24-26).

O Senhor te abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo (cfr. Nm 6,27).

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário