domingo, 16 de agosto de 2020

1º ENCONTRO VOCACIONAL: VOCAÇÃO É CHAMADO DE DEUS PARA O SENTIDO DA VIDA.

Ritos Iniciais: - Cantos de acolhida e animação Em nome     do Pai...;   Súplica a Deus (S. Francisco):


Senhor, quem sois vós e quem sou eu?/ Vós o Altíssimo Senhor do céu e da terra;/ e eu, um miserável vermezinho, vosso ínfimo servo.

Altíssimo, glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração,/ dai-me uma fé reta, uma esperança certa e caridade perfeita,/ sensibilidade e conhecimento, ó Senhor,/ a fim de que eu cumpra o vosso santo e veraz mandamento.

Absorvei, Senhor, eu vos suplico,/ o meu espirito, e pela suave e ardente força do vosso amor,/ desafeiçoai-me de todas as coisas que debaixo do céu existem,/ a fim de que eu possa morrer por vosso amor, ó Deus,/ que por meu amor vos dignastes morrer, Amém.

ORAÇÃO PELA VOCACÃO FRANCISCANA SECULAR (Pag. 15)

Leitura da Palavra: Livro do Gêneses (Gn 12, 1-5)

A Vocação e a resposta de Abraão, com partilha/reflexão.

HISTÓRIA - FRANCISCO E SEU TEMPO

Estamos no século XIII, marcado pelo regimento feudal, quando a terra era um grande feudo nas mãos de poucos e poderosos proprietários e havia uma multidão de escravos a serviços destes grandes senhores. Nesta época, nasceu em Assis na Itália, no ano de 1182, Francisco, o qual cresceu e viveu neste contexto histórico.

A época de Francisco foi marcada pela busca de propriedade, de prestígio e de glória. Esta busca desenfreada de bens materiais, de acumular sempre mais. Era preciso criar um novo tipo de relacionamento, pautado, não no poder ou no dinheiro, mas no serviço, na empatia entre as pessoas, na compreensão, na partilha, na solidariedade e na justiça.

É interessante, que este modo de pensar, foi retomado 800 depois pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, quando afirma: “A vocação do homem é a construção de um mundo novo mais justo, mais fraterno e mais humano, onde deve existir um senso sempre mais amplo de solidariedade entre os homens e entre os povos. A partir desta realidade, Francisco de Assis detectou um grande apelo: era preciso mudar, era preciso reconciliar para haver a paz”.

O mundo de hoje, está precisando, novamente, de um Francisco de Assis, para promover uma exemplar renovação. O século XIII, teve a sorte de conviver com Francisco e sentir, a partir de sua vida e exemplo, uma transformação, tanto no seio da sociedade quanto no seio da Igreja. E hoje precisamos ser para o mundo este novo Francisco.

 PARA REFLEXÃO

01   Quais as semelhanças e as diferenças entre o século XIII e o nosso tempo?

02     Qual foi atitude de Francisco diante da realidade de seu tempo?

03  Quais são as nossas atitudes, hoje, frente à nossa realidade?

ORAÇÃO DO JOVEM PARA DISCERNIR A VOCAÇÃO (Pag. 16)

 Convite ao PAI NOSSO, AVE MARIA e GLÓRIA...

 ONIPOTENTE, ETERNO… (S. Francisco de Assis)

ONIPOTENTE, eterno, justo e misericordioso Deus, dai-nos a nós, míseros, por causa de vós, fazer o que sabemos que quereis e sempre querer o que vos agrada, para que, interiormente purificados, interiormente iluminados e abrasados pelo fogo do Espírito Santo, possamos seguir os passos de vosso dileto Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e, unicamente por vossa graça, chegar a vós, ó Altíssimo, que em Trindade perfeita e unidade simples viveis e reinais e sois glorificado


como Deus onipotente por todos os séculos dos séculos. Amém.

Canto final

 Bênção final

O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor mostre sua face para ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor volte seu rosto para ti e te dê a paz (Nm 6,24-26).

O Senhor te abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo (cfr. Nm 6,27).

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário