domingo, 16 de agosto de 2020

3º ENCONTRO VOCACIONAL: FRANCISCO E CLARA:

 UMA PROPOSTA DE EXEMPLOS DE BONS MESTRES

 



Súplica a Deus (S. Francisco):

Senhor, quem sois vós e quem sou eu?/ Vós o Altíssimo Senhor do céu e da terra;/ e eu, um miserável vermezinho, vosso ínfimo servo.

Altíssimo, glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração,/ dai-me uma fé reta, uma esperança certa e caridade perfeita,/ sensibilidade e conhecimento, ó Senhor,/ a fim de que eu cumpra o vosso santo e veraz mandamento.

Absorvei, Senhor, eu vos suplico,/ o meu espirito, e pela suave e ardente força do vosso amor,/ desafeiçoai-me de todas as coisas que debaixo do céu existem,/ a fim de que eu possa morrer por vosso amor, ó Deus,/ que por meu amor vos dignastes morrer, Amém.


ORAÇÃO PELA VOCACÃO FRANCISCANA SECULAR (Pag. 15)

Leitura da Palavra: Evangelho Segundo Marcos (Mc 3,11-16),

Chamados dos discípulos, em seguida partilha/reflexão


HISTÓRIA - FRANCISCO, FONTE INSPIRADORA

A forma de vida abraçada por Francisco não era senão, “Observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo” (RegB 1). Era uma modalidade de vida alicerçada nos valores evangélicos da pobreza, da fraternidade, da obediência, da paz e da vida com Deus. Esse projeto torna-se uma luz para o mundo e para a Igreja.

Este ideal de vida estendeu-se também ao mundo feminino através de Clara de Assis. Criada no luxo e na riqueza, é verdade, buscará ela sua felicidade, não nas coisas desta terra, mas a exemplo de Francisco, no seguimento de Jesus Cristo pobre. Isto se deu em 1212, quando Clara foge de casa para encontrar-se com Francisco e consagrar- se ao Senhor.

De fato, como dizia o Papa São João Paulo II as Clarissas, em Assis em 1982: “É difícil separar os nomes de Francisco e Clara. É algo profundo, é algo que não pode ser entendido a não ser com critérios de espiritualidade franciscana, cristã, evangélica; não podemos entende-los com critérios humanos. Só se entende com categorias cristãs, espirituais e do céu”. O mesmo Papa no ano, de 1986, em Assis, falando de Clara e Francisco, afirmou: “Com Clara e Francisco desponta uma nova luz para o mundo, uma nova dimensão dos valores evangélicos e humanos, sobretudo concernentes à pobreza, à fraternidade e à paz”.

Entrementes, Clara e Francisco buscaram a vitalidade de sua caminhada em Deus. Nele colocaram o eixo de suas vidas, princípio e fim de tudo. Eles escutaram a proposta do Evangelho e souberam, no decorrer da existência, dar uma resposta aos apelos do Senhor. Concretizaram, assim, seu ideal trilhando o caminho de fé, da oração e


da vivência de uma vida pobre, fraterna e despojada.

Assim, Clara e Francisco, pela vida, pela presença e pelas atitudes, obtiveram a força para renovar o século XIII. Francisco, como homem da paz, e Clara como a mulher da oração. Este ideal de vida, portanto, vivido por Francisco, seguido por Clara de Assis está aberto a todos, tem Cristo como centro inspirador, neste relacionamento com Deus e com os irmãos.

 Fonte: ABATI, Frei Atílio, OFM. Francisco e um encanto de vida.

Editora Vozes; São Paulo,2002. Pag. 55-59.

  

 PARA REFEXÃO

01 O que você admira em São Francisco e Santa Clara? 02 Este ideal de vida deles tem sentido no mundo de hoje?

03 Você se sente entusiasmado por um projeto de vida assim?

ORAÇÃO DO JOVEM PARA DISCERNIR A VOCAÇÃO (Pag. 16)

Convite ao PAI NOSSO, AVE MARIA e GLÓRIA...

 ORAÇÃO DE LOUVOR (DEVOCIONÁRIO FRANCISCANO)

D. O Senhor é a nossa Fortaleza!

T. Sim, para sempre é o amor!

D. Foi ele quem nos fez e somos seus!

T. Sim, para sempre é o amor!

A graça que nos dá é nossa vida!

T. Sim, para sempre é o amor!

D. O Senhor é a nossa esperança!

T. Sim, para sempre é o amor!

D. O Senhor é nossa abrigo e segurança!

T. Sim, para sempre é o amor!

D. O perdão, que nos dá, traz alegria!

T. Sim, para sempre é o amor!

D. O Senhor é todos bem, toda bondade!

T. Sim, para sempre é o amor!

D. O Senhor é mansidão, é caridade!

T. Sim, para sempre é o amor!

D. O Senhor é nossa fé, é a paz do coração!

T. Sim, para sempre é o amor!

D. O Senhor é nossa vida e salvação!

T. Sim, para sempre é o amor! Canto final

 

Bênção final

O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor mostre sua face para ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor volte seu rosto para ti e te dê a paz (Nm 6,24-26).

O Senhor te abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo (cfr. Nm 6,27).

Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário