segunda-feira, 16 de novembro de 2020

2º DIA - Santa Isabel – uma vida doada aos pobres

D. Meu Deus, vinde em meu auxílio.

T. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 HINO (melodia Ofício de Nossa Senhora)

-  Mulher corajosa/ forte porém frágil/ e da caridade sempre incansável.

-  Terceira franciscana/ para o mundo exemplo/ mais que uma mãe/ foste pros doentes.

-  Ensinai a nós/ tal qual São Francisco/ a amar os pobres/ Como ao próprio Cristo.

 TRECHO DA VIDA DE SANTA ISABEL DA HUNGRIA

L1. Seu pai, o rei André II da Hungria, primo do imperador da Alemanha, a havia prometido como esposa a Luís,  Duque de Turíngia, de apenas 11 anos; nove anos depois foram celebradas as núpcias (ele tinha 18 anos e ela, 14), e embora tivesse sido um casamento decidido pelos pais, foi um matrimônio de amor e um feliz entrosamento entre a ascese cristã e a felicidade humana, entre o diadema real e a auréola da santidade.

L2. A jovem duquesa suscitou a animosidade da sogra e da cunhada por não querer ir à igreja adornada com os preciosos atavios da sua casta: “Como poderia – disse candidamente – usar uma coroa tão preciosa diante de um rei coroado de espinhos?” Quando Isabel ficou sabendo da morte do marido (que havia partido em Cruzada e morreu quando estava a caminho da Terra Santa), correu pelo castelo em prantos e a sogra a censurava: “Dizem que é tão virtuosa, como não está aceitando agora o sofrimento?”

Isabel silenciou imediatamente, mas desencadearam-se contra ela sempre mais o mau humor e a animosidade dos cunhados, que não suportavam sua generosidade para com os pobres, chegando até a expulsá-la do castelo.

L3. Numa noite fria de inverno; ela saiu, carregando suas crianças pequenas, enfrentando gelo e neve e dirigiu-se até a aldeia. Isabel não encontrou acolhimento em nenhum dos casebres para onde sempre levara tanta comida e amor. Abandonada por todos, na rua, dirigiu-se ao Convento dos Franciscanos, onde foi acolhida; e pediu aos frades que cantassem com ela o solene hino de louvor a Deus, “Te Deum”, para que Deus não pensasse que ela estivesse aborrecida com Ele. Filiando-se à Ordem Terceira Franciscana, prestou absoluta obediência à direção de um rígido e intransigente confessor. E dedicou o resto de seus dias ao cuidado dos pobres e doentes.

 Canto: Aleluia, Aleluia, Aleluia (2x)

O Evangelho é nossa vida, a mensagem do Senhor. É a Regra e a Vida de Isabel da Hungria

 L4. João 13, 34-35

Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos  amei, amai-vos  também uns  aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros. PALAVRA DA SALVAÇÃO.  T. Glória a vós, Senhor! (Momento de silêncio e partilha)


D. Absorvei, Senhor, eu vos suplico,o meu espírito e, pela suave e ardente força de vosso amor, libertai-me do apego a todas as coisas que existem debaixo do céu, para que eu possa morrer por vosso amor, que por meu amor, Vos dignastes morrer.  T. Amém.

PRECES

D. Elevemos ao Pai das misericórdias nossas preces, na certeza de que Ele sempre escuta nossas orações.

1.    Pelas novas vocações para nossas Fraternidades... Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

2.  Pela situação ambiental da Casa Comum e pelas queimadas na Amazônia... Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

3.  Pelos desempregados e pelos sem teto e por condições de vida digna... Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

ORAÇÃO: Deus, nosso Pai, Santa Isabel da Hungria foi um conforto para os pobres e defensora dos desesperados. A ninguém negava sua caridade e o apoio nas horas difíceis. Colocou a serviço dos necessitados todas as suas riquezas. Transformai também o nosso interior, para que sejamos luz para o mundo de hoje, como Santa Isabel o foi para o seu tempo. Por sua intercessão vos pedimos a graça que necessitamos (momento de silêncio). Tudo isso vos apresentamos por Cristo Nosso Senhor. Amém.


BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Volva para nós o seu rosto e nos dê a paz! O Senhor nos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.


Canto: Santa Isabel da Hungria, franciscana secular. Na dor e na alegria aprendestes a amar.

Refrão: ROGAI A DEUS POR NÓS, OH SANTA ISABEL (bis)

2. Esposa e mãe amorosa, alegre no Senhor. Abençoa nossas famílias, nunca falte-nos o amor.

3. Sua vida de oração, exalava o perfume das rosas. Aos doentes e aos famintos, acolhe e exorta.

4. Servir a Cristo no pobre, no órfão e sofredor. Ajudai-nos ó nossa madrinha, partilhai o pão do amor.


TRÍDUO EM HONRA À SANTA ISABEL DA HUNGRIA – PATRONA DA OFS


1º DIA -  Santa Isabel – caridade caminho de felicidade                                                                  D. Meu Deus, vinde em meu auxílio.                   T. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

HINO (melodia Ofício de Nossa Senhora)

-  Ó Santa Isabel, de Francisco filha/mãe dos empobrecidos/ a quem os servia.

-  Sois Rainha santa/ de virtudes tantas/ exemplo de bondade/ grande intercessora.

-  Da OFS sois a padroeira/ irmã da penitência/ amiga da pobreza.

 O DA VIDA DE SANTA ISABEL DA HUNGRIA

L1. Santa Isabel fazia bom uso da imensa riqueza de seu esposo, distribuindo aos pobres generosas esmolas. Isto causava profunda irritação a muitas pessoas da corte, sobretudo aos seus dois cunhados, Henrique e Conrado. Acusando-a de estar “dilapidando o patrimônio familiar”, estes não perdiam oportunidade de tentar fazer-lhe mal. E ela, por sua vez, não se contentava em simplesmente dar moedas ou alimentos. Seu amor a Deus a levava a ações muito mais generosas.

L2. Uma dessas ações ocorreu quando, certa vez, um leproso pedia esmola na porta do castelo. A jovem Duquesa desceu até lá, levou-o até seu quarto e o fez deitar-se na cama do casal. Após tratar de suas chagas, deixou-o repousando, coberto com um lençol. Certamente um escândalo! Não faltou quem às pressas fosse chamar o Duque Luiz. Ao chegar, este encontrou Isabel radiante de felicidade. Confiante em que seu esposo aprovaria esse heróico ato de caridade, ela narrou-lhe o fato e disse: – Ide ao quarto ver. Ao chegar ao quarto, uma maravilhosa surpresa o esperava: levantando o lençol, ele viu, não um leproso, mas Nosso Senhor Jesus Cristo! Este deixou-se contemplar por um instante apenas, o suficiente para confirmar naquelas duas almas a certeza de estarem no bom caminho.

 D. Acolhamos em nossos corações a Palavra do Senhor, que nos liberta e orienta nossa vida e nossa caminhada.

 Canto: Aleluia, Aleluia, Aleluia (2x)

O Evangelho é nossa vida, a mensagem do Senhor. É a Regra e a Vida de Isabel da Hungria.

 L3. Mateus 7, 24-25

Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. PALAVRA DA SALVAÇÃOT. Glória a vós, Senhor! (Momento de silêncio e partilha)


 T. Ó glorioso Deus altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me! Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.


PRECES

D. Elevemos ao Pai das misericórdias nossas preces, na certeza de que Ele sempre escuta nossas orações.

1.  Pelos irmãos e irmãs falecidos de nossas Fraternidades...Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

2.  Pelos irmãos e irmãs enfermos e idosos de nossas Fraternidades...Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

3.  Pelos que serão eleitos amanhã e por nossa consciência cidadã... Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai.

 Oração: Ó Deus, que destes a Santa Isabel da Hungria reconhecer e venerar o Cristo nos pobres, concedei-nos, por sua intercessão, servir os pobres e aflitos com incansável caridade. Por sua intercessão vos pedimos a graça que necessitamos (momento de silêncio) Tudo isso vos pedimos, por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Volva para nós o seu rosto e nos dê a paz! O Senhor nos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.


Canto: Santa Isabel da Hungria, franciscana secular. Na dor e na alegria aprendestes a amar.

Refrão: ROGAI A DEUS POR NÓS, OH SANTA ISABEL (bis)

2. Esposa e mãe amorosa, alegre no Senhor. Abençoa nossas famílias, nunca falte-nos o amor.

3. Sua vida de oração, exalava o perfume das rosas. Aos doentes e aos famintos, acolhe e exorta.

4. Servir a Cristo no pobre, no órfão e sofredor. Ajudai-nos ó nossa madrinha, partilhai o pão do amor

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Liturgia para a Solenidade de São Francisco de Assis

 

Nosso Seráfico Pai São Francisco, diácono, fundador de três Ordens
 
C. Nasceu em Assis, no ano de 1182. Depois de uma juventude leviana, converteu-se, renunciou a todos os bens paternos e entregou-se inteiramente a Deus. Tendo abraçado a pobreza, levou
uma vida evangélica, pregando a todos o amor de Deus. Aos que desejaram segui-lo, formou-os com normas excelentes, aprovadas pela Sé Apostólica. Deu início a uma Ordem de religiosas e a uma Ordem de penitentes inseridos no mundo, bem como à pregação entre os infiéis. Louvemos a Deus, pela vida de nosso pai São Francisco, que por seu testemunho de vida se tornou modelo de virtudes, exemplo a ser seguido por todos os cristãos no seguimento de Jesus. Alegres, cantemos.
T. Vós sois nossa esperança. Vós sois nossa fé, vós sois nossa caridade, vós sois doçura nossa, vós sois nossa vida eterna: Grande e admirável senhor, Deus misericordioso Salvador.
Canto: Nos olhos dos pobres, no rosto do mundo/ Eu vejo Francisco perdido de amor/ É índio, operário, é negro, é latino/ Jovem, mulher, lavrador e menor. Há um tempo só de paixão, grito e ternura/ Clamando as mudanças que o povo espera/ Justiça aos pequenos, ordem do evangelho/ Reconstrói a igreja na paixão do pobre./ Há crianças nuas nesta paz armada./ Há Francisco povo sendo perseguido/ Há jovens marcados sem teto nem sonhos/ Há um continente sendo oprimido/ Com as mãos vazias solidariedade/ Com os que não temem perder nada mais/ Defendem com a morte a dignidade/ Com a teimosia que constrói                                                        a                                         paz. Ref.: Canta Francisco, com a voz dos pobres/ Tudo que atreveste a mudar/ Canta novo sonho, sonho de esperança/
Canto: Beber da água viva, desta paz querida que o Senhor me dá /Que a liberdade vai chegar/ Canta Francisco, com a voz mostrou-me um e caminho não estou sozinho vou lhe acompanhar / dedos pobres/ Tudo o que atreveste a mudar/ Canta novo
peito aberto coração sincero eu lhe digo sim / quem ver o meu jeito, versonho, sonho de menino/ Novo céu e terra vai chegar. também meus feitos seguem e logo enfim.
Ref.: Vem, ó Francisco reconstrói a Igreja, preciso de ti. Vem ó meuHá Claras, Franciscos marginalizados/ Cantando da
povo, vem comigo agora, vem reconstruir (bis)
D. Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de nosso Pai São Francisco; conosco se alegram os anjos e glorificam o Filho de Deus. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.
 
L1. “Outra coisa não desejemos, nem queiramos, nem nos agrade, nem nos alegre, senão o nosso Criador e Redentor e Salvador, o único e verdadeiro Deus, que é bem pleno, o bem todo, o bem inteiro, o Sumo e verdadeiro bem, que só Ele é bom, carinhoso e amigo, suave e doce, que só Ele é santo, justo, verdadeiro e reto, só ele é benigno, inocente e puro, Esteja também em nós o Espírito de Cristo, para que nesta hora amemos e sirvamos, louvemos e bendigamos, glorifiquemos e sobreexaltemos, magnifiquemos e rendamos graças ao Altíssimo e Sumo Deus” ( Regra I e 23).
 
D. Dirijamos nosso louvor e gratidão ao Altíssimo e Bom Senhor, com São Francisco, bendigamos ao nosso Deus.
 
L2. Vós sois Santo, Senhor Deus único, que fazeis maravilhas.Vós sois forte, vós sois grande, vós sois Altíssimo, vós sois Rei onipotente, Pai Santo rei do céu e da terra.
 
L3. Vós sois Trino e Uno, Senhor Deus dos Deuses, vós sois o Bem, todo bem, o Sumo Bem, Senhor Deus vivo e verdadeiro.
 
L4. Vós sois Amor, caridade; vós sois sabedoria, vós sois humildade, vós sois paciência, vós sois beleza, vós sois mansidão, vós sois segurança.
 
L5. Vós sois descanso, vós sois gozo, vós sois nossa esperança e alegria, vós sois justiça, vós sois temperança, vós sois toda riqueza e satisfação.
 
L6. Vós sois beleza, vós sois mansidão, vós sois protetoras, vós sois grande e Senhor nosso; vós sois beleza, vós sois refrigério.
América a libertação/ Meninos sem lares são irmãos do mundo/ Pela paz na terra sofrem parto e cruz./ Francisco imagem      de       um       Deus       feito       pobre Denúncia esperança profecia e canta/ Vence com coragem o império da morte/ De braços com a vida em missão na história/ Francisco menino e homem das dores/ Reconstrói a igreja pelo mundo afora/ Na fraternidade que traz a justiça/ Na revolução que anuncia a aurora.
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir-nos a vós em caridade e alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo
 
L7. Leitura do Livro do Eclesiástico 50,1.3-7
Eis quem durante sua vida restaurou a Casa, e em seus dias consolidou os fundamentos da altura do pórtico, o alto contraforte da muralha do templo. Em seus dias foi talhado o reservatório das águas, cuja bacia tinha, mais ou menos,
o perímetro do mar. Zeloso em preservar da ruína o seu povo, fortificou a cidade para o caso de cerco.
Foi bastante poderoso para aumentar a cidade. Conquistou glória em suas relações com a nação, e alargou a entrada do templo e do átrio.
Era como a estrela da manhã no meio da nuvem, como a lua cheia nos dias de festa; como o sol resplandecendo' sobre o santuário do Altíssimo. — Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
 
C.  Celebremos com piedade / Os sinais de santidade,/ Que em profusa quantidade,/ São Francisco revelou.
São Francisco, te imploramos, /Nos perigos te invocamos;
/Que no céu, gozar possamos /A celeste glória.
 
Canto: Aleluia, aleluia, aleluia (bis).
O Evangelho é nossa vida/ A mensagem do Senhor/ Proclamado já na vida de Francisco, irmão menor.
 
 
D.  Mateus 11,25-30
Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus.
Por aquela oportunidade respondendo disse Jesus: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi de teu agrado. Tudo me foi entregue pelo Pai. De modo que ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. Vinde a mim todos vós, fatigados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre os ombros meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas. Pois meu jugo é suave e meu peso é leve. PALAVRA DA SALVAÇÃO.
T. Glória a vós, Senhor!
(Momento de silêncio e partilha)
 
PRECES
D. Elevemos nossas preces ao Altíssimo, por intercessão de São Francisco.
1.   Senhor Jesus Cristo, vos pedimos pela Família Franciscana, presente no mundo inteiro, para que seja presença viva do teu amor, na sociedade e no mundo, rezemos.
T. Por intercessão de São Francisco, ouvi-nos.
2.    Senhor Jesus Cristo, olhai pelas Fraternidades de nosso Regional, animai-as e fortalecei-as na fé e na vocação franciscana, para serem sal da terra e luz do mundo, rezemos.
3.  Senhor Jesus Cristo, recompensai com a glória eterna nossos irmãos e irmãs, que partiram desta vida, na esperança da ressurreição, rezemos.
( Preces silenciosas)
D. Chegue até vós, Senhor nossas preces e que sejamos atendidos por vossa bondade e misericórdia.
 
Canto: No meu sonho eu caminhava tão feliz,/ De repente um homem pobre eu avistei,/ Andando pela estrada de Assis,/ Tão aflito que confesso eu chorei./ Perguntei-lhe o que tinha acontecido,/ Me ouviu, mas ficou chorando sem parar./ Até que enfim me olhou e disse assim:/ A Paixão de JESUS hei de chorar.
REF.: Pois o Amor, o Amor não é amado./A felicidade assim não se pode encontrar./ É preciso voltar a JESUS,/ O Amor que eu quero                                                                                                amar.
2.   Esse estranho só falava da Paixão,/E usava uma roupa em forma de cruz,/ O braço deixava um pedaço de pau,/ Violino de pobre cantando o amor de JESUS.
3.  Nós amamos tanta coisa neste mundo,/ Dinheiro, prazer, fama e poder./ Tudo, menos o que é mais amável./ Tudo, menos aquele que mais bem nos quer.
 
ORAÇÃO
 
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir- nos a vós em caridade e alegria. Por sua intercessão vos pedimos a graça que almejamos (faz o pedido em silêncio). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Pai nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…
São Francisco, espelho da penitência, rogai por nós.. São Francisco, arauto da paz, rogai por nós.
São Francisco, coluna da Igreja, rogai por nós.
São Francisco, sustentáculo dos fracos, rogai por nos.
 
BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
 
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz! O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo
 
Canto: Cristo, quero ser instrumento de tua paz e do teu infinito amor: Onde houver ódio e rancor, que eu leve a concórdia, que eu leve o amor.
Ref.: ONDE HÁ OFENSA QUE DÓI, QUE EU LEVE O PERDÃO./ONDE HOUVER A DISCÓRDIA, QUE EU LEVE A UNIÃO, E A PAZ.
2.  Mesmo que haja um só coração que duvida do bem, do amor e do céu,/ quero com firmeza anunciar a Palavra que traz a clareza da fé.
3.  Onde eu encontrar um irmão a chorar de tristeza, sem ter voz e nem vez,/ quero bem no seu coração semear alegria, pra florir gratidão.
4.  Mestre, que eu saiba amar, compreender, consolar e dar sem receber! Quero sempre mais perdoar, trabalhar na conquista e vitória da cruz.


 
9º DIA: SÃO FRANCISCO E A FUNDAÇÃO DA TERCEIRA ORDEM
 
C.       Irmãos e Irmãs, Paz e Bem! Hoje contemplaremos como nosso pai São Francisco iniciou a fundação da Terceira Ordem, para que os
seculares pudessem viver em suas casas e na sociedade, o Evangelho ao seu modo. Inicialmente chamada de Ordem dos Irmãos e Irmãs da Penitência, reunia mulheres e homens que viviam a proposta franciscana em suas casas. Tratava-se de pessoas que procuravam viver e aprofundar a fé cristã, sem precisar deixar a família, mas em suas casas, em seus trabalhos e na sociedade, procuravam dar testemunho do Evangelho. O tempo passou e a Ordem Franciscana Secular, está completando 800 anos de existência, sendo um testemunho vivo do Cristo pobre e crucificado, no século XXI. Juntamente com a JUFRA, o rosto jovem do franciscanismo, que em 2021 celebrará seu Jubileu de Ouro no Brasil, louvemos as maravilhas que o Senhor fez entre nós.
 
D.  Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
 
T. Amém.
Canto: De Francisco, ó terceiros ditosos/destemidos guerreiros da cruz/ Somos hoje soldados gloriosos/ a lutar e vencer por Jesus. Refrão: Salve Arauto, brioso cruzado / a grandeza de Cristo a cantar/Nós queremos teu lema sagrado/ PAZ E BEM pelo mundo levar. (bis)
2.    Por Francisco a mais nobre peleja/ partiremos em marcha triunfal/ Sob as ordens do Papa e da igreja/ venceremos no bem contra o mal.
3.      PAZ E BEM, é a mensagem sagrada/ Que fulgura em nosso pendão/ Para o mundo iludido que brada/ levaremos a paz e o perdão.
4.    De Francisco a virtude, os exemplos/ se propaguem nas almas em flor/ Ressoe sempre nas praças, nos templos/ o seu canto fraterno de amor.
4. Ó Francisco, em divinos cantares/ nós te amamos com fé varonil/ Lá do céu abençoe nossos lares/ abençoe nossa pátria, o Brasil.
 
L1. Leitura da Legenda Maior de São Boaventura (Cap. IV, 6)
Muitos, inflamados pelo ardor de sua pregação, impunham-se a nova regra de penitência de acordo com a fórmula aperfeiçoada pelo homem de Deus que decidiu chamar esse gênero de vida “Ordem dos Frades (Irmãos) da Penitência”. E não havendo outro caminho possível para todos os que buscam o céu a não ser o caminho da penitência, admitem-se nela os clérigos e os leigos, os solteiros e os casados. EM LOUVOR DE CRISTO
T. Amém.
Canto: É como a chuva que lava, é como o fogo que abrasa/Tua palavra é assim/ Não passa por mim sem deixar um sinal.
1-Tenho medo de não responder/ De fingir que não escutei/ Tenho medo de ouvir Teu chamado/Virar  do  outro  lado  e  fingir  que  não sei (bis).
L2. Atos 2, 42-47
Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações.* De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém, e o temor estava em todos os corações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, que estavam a caminho da salvação. PALAVRA DO SENHOR!
REFLEXÃO
D. Nossas Fraternidades refletem ou buscam refletir a imagem das primeiras comunidades cristãs? Em que nossas Fraternidades se parecem com as primeiras comunidades cristãs? Temos sido sinal de união em nossa vida fraterna?
( Momento de silêncio e partilha)
CANTO: Irmão Francisco se fez ideal de vida/ Plena vida se tornou (bis)
1.        Ainda jovem sentiu-se chamado/Entre a vida e a morte também/ Era a voz que falava do alto/ Francisco! Francisco! vem!
2.      Foi num momento enquanto rezava/ Lá na Capela de São Damião./ Surpreendeu-se com a cruz /que falava: Restaura a Igreja, irmão.
SALMO 132
L3. Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos.
L4. É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e que desce para a barba, a barba de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto.
L5. É como o orvalho do Hermon, que desce pela colina de Sião; pois ali derrama o Senhor a vida e uma bênção eterna.
T. Somos uma Ordem que busca viver no mundo o Evangelho, nas pegadas de São Francisco.
 
PRECES
D. Dirijamos ao Senhor nossos pedidos, na confiança de que Ele nos escuta e nos atende.
1.      Senhor nosso Deus, olhai para Ordem Franciscana Secular espalhada por várias partes do mundo, para que continue produzindo muitos frutos para o vosso Reino, rezemos.
T. Senhor, fazei-nos perseverantes a nossa vocação.
2.   Senhor, ao termos nos comprometido com teu projeto de amor na Ordem Franciscana Secular, fazei que sejamos reflexo da tua presença no mundo, rezemos.
3.    Senhor, olhai por nossas Fraternidades de OFS, pelos irmãos desanimados e desencorajados, para que recuperem o  gosto pela vida franciscana e possam crescer na tua graça, rezemos.
4.    Senhor, pela intercessão de Nossa Senhora, vos pedimos que possais dar aos nossos irmãos enfermos, a graça da saúde e conformidade e resignação àqueles que sentem o peso da idade e os sofrimentos em seu corpo, rezemos.
D. A OFS é uma escola de perfeição da caridade, cuja forma de vida aprovada pela Igreja, tem na Regra, a medula do Evangelho e as orientações e normas de como colocar em prática o que viveu e ensinou Jesus, o Grande Mestre e Senhor.
T. Somos uma Ordem de Irmãos e Irmãs à serviço do Reino.
 
ORAÇÃO
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir- nos a vós em caridade e alegria. Por sua intercessão vos pedimos a graça que almejamos (faz o pedido em silêncio). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Pai nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…
São Francisco, fundador de Três Ordens, rogai por nós..
São Francisco, exemplo de amor ao Crucificado, rogai por nós.
 
BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz! O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo
Canto: MAS ELE É O EXEMPLO DE VIDA, QUE EU TRAGO NO CORAÇÃO, O ESPELHO DA PERFEIÇÃO. (BIS) FRANCISCO DE ASSIS, FRANCISCO DE ASSIS.

8º DIA: SÃO FRANCISCO E O CUIDADO COMDOS ENFERMOS E IDOSOS


 C.    Irmãos e Irmãs, Paz e Bem! Vivemos numa sociedade que descarta os idosos e pouco se importa com os enfermos. O mundo capitalista os considera como seres descartáveis, que para nada mais tem utilidade e são tidos como um peso que as famílias e a sociedade tem que carregar até o fim de seus dias na terra. Nossa atitude como franciscanos é de reverência e respeito, a esses irmãos e irmãs que carregam a cruz pesada dos sofrimentos e das enfermidades, em sua grande maioria suportadas com resignação e fé. Por eles e elas, uniremos em oração e em louvor ao Senhor.
 
D.  Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
 
T. Amém.
Canto: Salve, ó Francisco, que do pé das fragas, Vens assinalado de sagradas chagas.
Ref: Cheio de amor, cheio de amor, as chagas trazes do Salvador.(2x
2.          As divinas chagas, de amor sinais, logo em ti formaram outras bem iguais.
3.     E que maravilha, ser já transformado, teu corpo e alma no Deus humanado.
4.      De suas grandezas, tu trazes o selo, semelhante a Cristo, és  como modelo.
L1. Dos Fragmentos de Outra Regra Não-Bulada de São Francisco Peço a todo irmão doente que, dando graças por tudo ao Criador, deseje ser assim como o quer Deus, seja são, seja enfermo, porque aos que Deus predestinou à vida eterna, a eles ensina com o aguilhão dos flagelos e das enfermidades, bem como da compunção do espírito. Por essa razão rogo a todos os meus irmãos enfermos, que em suas enfermidades não se encolerizem nem se inquietem contra Deus ou contra os irmãos. EM LOUVOR DE CRISTO!
T. Senhor, dai-nos a conformação com a tua vontade na hora do sofrimento.
Canto: Eu quero agora o Pão da Palavra/ Eu quero agora o Pão da Palavra/Que alimentou Francisco e Clara.
 
L2. Mateus 4, 23-24
Jesus andava por toda a Galileia ensinando nas sinagogas e pregando as boas novas do reino dos céus. E curava toda a casta de doenças e enfermidades entre o povo. A fama dos seus milagres espalhou-se para lá dos limites da Galileia, de tal modo que em breve começaram a aparecer muitos enfermos em busca de cura, vindo mesmo de regiões tão distantes como a Síria. Qualquer que fosse a doença ou mal, mesmo os possessos dos demônios, os loucos e os paralíticos, a todos curava. PALAVRA DA SALVAÇÃO
 
REFLEXÃO
1.    Nossa relação de proximidade com o Senhor é sempre em busca de milagres e curas?
2.        Como  lidamos  com   os  sofrimentos  em   nossas  vidas?      Nos revoltamos ou nos conformamos com a vontade do Senhor?
( Momento de silêncio e partilha)
 
Canto:Vem vindo um vulto lá longe e parece um monge/ E está muito feliz/ Vem trazendo a paz e o bem para o mundo/É Francisco de Assis.
Ref.: Vem Francisco, trazendo a esperança/ Que sua vida hoje nos faz, que sua vida hoje nos faz/ Crer no Evangelho de Cristo Jesus/ Implantar um mundo novo, um mundo cheio de paz
2.Partindo para a jornada, traz no corpo as chagas:/Ele imita a Jesus/Vislumbrando na terra a glória do Cristo Eterno/ Que assume a cruz
D. Ouçamos o Artigo 19 de nossa Regra e Vida
L3. Como portadores de paz e lembrando-se de que ela deve ser construída incessantemente, procurem os caminhos da unidade e dos entendimentos fraternos mediante o diálogo, confiantes na presença do germe divino que existe no homem e na força transformadora do amor e do perdão. Mensageiros da perfeita alegria, procurem, em qualquer circunstância, levar aos outros a alegria e a esperança. Inseridos na Ressurreição de Cristo, que dá o verdadeiro sentido à Irmã Morte, encaminhem-se serenamente ao encontro definitivo com o Pai.
T. Senhor, fazei que sejamos portadores da paz e mensageiros da perfeita alegria.
L4. São Francisco nutria um amor especial pelos irmãos enfermos. A mesma atenção merece os idosos. Queria que os irmãos cuidassem deles com uma caridade superior ao amor de mãe.
T. Francisco enfermo, foi exemplo de paciência e resignação com a vontade do Altíssimo!
 
PRECES
D. O Senhor sempre escuta nossas orações, nesse momento dirijamos a Ele nossos pedidos, na confiança de que Ele nos atenderá.
1.       Por todas as vítimas da covid-19, para que recuperadas possam render graças ao nosso Deus e voltar a sua rotina diária, rezemos.
T.Senhor, curai os enfermos!
2.    Por nossos irmãos e irmãs do SEI, que doaram suas vidas em prol do Reino, servindo com alegria na Fraternidade, para que sejam confortados com a companhia do Senhor, rezemos.
3.     Pelos falecidos pela covid-19, para que participem da glória, reservada para todos os que amam a Deus desde o início dos tempos, rezemos.
4.    Por todos os familiares, dos enfermos e falecidos, para que se sintam fortalecidos e confortados pelo Senhor Jesus, rezemos.
 
ORAÇÃO
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir- nos a vós em caridade e alegria. Por sua intercessão vos pedimos a graça que almejamos (faz o pedido em silêncio). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T. Amém
Pai nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…
São Francisco, protetor dos enfermos, rogai por nós! São Francisco, pai da caridade, rogai por nós!
 
BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos a paz! O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.
 
Canto: Rosas de sangue floresceram. * Revivem em teu corpo a Paixão. * Francisco de Amor está ferido * nas mãos, nos pés, no coração!
1.   Acolhes aos pobres com carinho, * repartes o pão com o mendigo. * Eu quero também amar a todos: * podes, Senhor, contar comigo!
2.   Plantando a Paz e o Bem, caminhas, * semeando também vou ao Teu lado, * em Ti o Evangelho é carne viva, * e Cristo outra vez crucificado.

7º DIA: SÃO FRANCISCO E A INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

 

C.     Irmãos e Irmãs, Paz e Bem! Tudo está interligado, porque nossa vida também depende da existência de toda a criação. A beleza das obras da
criação nos fala da beleza de Deus e nos convida a louvá-lo. Dessa maneira, as criaturas se tornam nossas irmãs no louvor que  elevamos cada dia ao Pai. Os animais, as plantas, a água, a terra, os astros foram feitos pelo Pai com muito amor por nós. São Francisco entendia toda a criação como obra das mãos do Pai e por isso nutria grande respeito à ela em toda sua dimensão. Com ele, somos chamados a preservar, respeitar e defender toda a criação.
 
D.  Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
 
T. Amém.
Canto: Onipotente e bom Senhor/ A ti a honra, glória  e  louvor! Todas as bênçãos de ti nos vêm/ E todo o povo te diz: amém!
 
1.     Louvado sejas nas criaturas/ Primeiro o sol lá nas alturas/ Clareia o dia grande esplendor/ Radiante imagem de ti, Senhor./Louvado sejas pela irmã lua/ No céu criaste e obra tua/ Pelas estrelas claras e belas/ Pelas estrelas claras e belas/ Tu és a fonte do brilho delas./ Louvado sejas,  pelo ir,mão vento./ E pelas nuvens, o ar e o tempo./  E pela chuva que cai no chão/ Nos dás sustento, Deus da Criação.
 
2.     Louvado sejas, meu Bom Senhor, pela irmã água e seu valor./ Preciosa e casta, humilde e boa/Se corre um canto a ti entoa./Sejas louvado pela irmã terra,/Mãe que sustenta e nos governa,/ Produz os frutos, nos dá o pão,/Com flores e ervas sorri o chão.
 
L1. Leitura do Artigo 18 da Regra da OFS
 
Tenham, além disso, respeito pelas outras criaturas, animadas e inanimadas, que "do Altíssimo trazem um sinal" e procurem, com afinco, passar da tentação de sua exploração ao conceito franciscano da fraternidade universal. EM LOUVOR DE CRISTO!
 
T. Senhor, que saibamos cuidar da criação, como administradores e não exploradores.
 
Canto: Tua palavra é lâmpada para os meus pés,Senhor. Lâmpada para os meus pés, Senhor / Luz para o meu caminho.(2x).
L2. Jó 12, 7-10
Pergunta, pois, aos animais da terra, eles te ensinarão; e às aves do céu, e elas te instruirão. Fala aos répteis da terra, e eles te responderão, e aos peixes do mar, e eles te contarão. Entre todos esses seres, quem não sabe que foi a mão de Deus que fez tudo isso? Ele que tem em mãos a alma de tudo o que vive e o sopro de vida de todo o gênero humano. PALAVRA DO SENHOR!
T. Graças a Deus.
 
REFLEXÃO
1.          Como     franciscanos/as,      estamos     tendo     consciência      da preservação e respeito com a Criação?
Como tem sido nossa relação com a natureza, de cuidados ou de exploração?
( Momento de silêncio e partilha)
 
Canto: 1. Quando o fogo do amor ardeu no peito, vindo da luz tão/ radiante de Jesus. Não resistiu a este amor puro e perfeito,/ seguiu feliz o estigma da cruz! E na pobreza foi reerguer Santa Maria, e nela toda Igreja do Senhor. Na Eucaristia, na alegria, o dia-a-dia, ele vivia o Evangelho com fervor.
Ref.: A gente pode ser muito mais feliz, seguindo o exemplo de Francisco de Assis. (bis)
2.    Lá entre as flores encontrou paz e alegria/ Cantando amores ao Deus da Criação/ Pássaros, vento, animais, o sol e a luz/ Os arvoredos chamou todos de irmãos. Sorriu aos pobres, seus amigos preferidos/ Viu Jesus Cristo no semblante do irmão/ Com os mais sofridos, mais amados, mais queridos/ Na sua mesa ele repartiu o pão.
 
L3. Francisco encontra em Deus mesmo o motivo do respeito para com as criaturas. O homem não e dono, mas administrador das coisas. Mas, por causa do pecado, sempre de novo ele sofre a tentação de se apropriar das coisas. O homem é egoísta. Pensando apenas em si, ele explora. Em vez de servir à natureza, ele acaba explorando e, com isso, machucando a natureza.
 
T. As animadas e inanimadas, que do Altíssimo trazem um sinal.
 
L4. Nossa atitude, enquanto franciscanos seculares, para com todos os seres animados e inanimados será não de exploração, mas de uso para que haja mais vida e amor nesse mundo. Tal atitude de respeito e cuidado, exige dos franciscanos seculares, um permanente processo de conversão.
T. Senhor, fazei que nos convertamos ecológica e integralmente.
 
PRECES
D. O Senhor sempre escuta nossas orações, nesse momento dirijamos ao Senhor nossos pedidos, na confiança de que Ele nos atenderá.
1.     Senhor, a natureza tem sido devastada a cada instante pela ganância humana. Convertei-nos ecologicamente para que nossa relação com toda a criação seja de fraternidade, rezemos.
T. Senhor, convertei-nos integralmente.
2.     Deus criador, que nos destes a criação como obra de tuas mãos, para administrar e tirar dela nosso sustento. Fazei que sejamos de fato teus colaboradores na administração dos recursos naturais, rezemos.
3.   Senhor, as tuas obras revelam o teu amor e a tua bondade por todos os seres humanos. Dai-nos um uma consciência ecológica, para que saibamos cuidar amorosamente de toda a criação.
4.        Senhor, o mundo sofre com as ações egoístas de um capitalismo selvagem e explorador. Daí aos nossos governantes o entendimento e a capacidade de promoverem ações de combate a exploração e devastação ao meio ambiente, rezemos.
 
ORAÇÃO
D. Ó Deus, que no seráfico Pai São Francisco, pobre e humilde, oferecestes à vossa Igreja uma viva imagem do Cristo, concedei também a nós seguir vosso Filho na via do Evangelho e de unir- nos a vós em caridade e alegria. Por sua intercessão vos pedimos a graça que almejamos (faz o pedido em silêncio). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém
Pai nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…
São Francisco, irmão e amigo da Criação, rogai por nós! São Francisco, Irmão universal, rogai por nós!
 
BENÇÃO DE SÃO FRANCISCO
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz! O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.
 
Canto: Irmão vento, irmão sol, irmã lua/ irmão lobo, tu és meu irmão/ Rouxinol, sabiá, criaturas de Deus/ Somos obras de suas mãos.