sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Humildade


13 – Quin - Mc 7, 24-30
Saber ser humilde.
A humildade traz muitas graças. Talvez o maior mal na vida daquela mulher pagã fosse a falta de humildade. Quando, diante de uma Palavra dura de Jesus ela se fez humilde, o milagre aconteceu. Existem situações que parecem nos humilhar. Somos humilhados somente onde nos falta capacidade de amar. A humildade é porta aberta para bem. Jesus na humildade nos abriu a eternidade.
O Senhor atendeu as orações do seus servos, mas dos servos humildes: O Senhor atendeu a oração dos humildes (Sl 101,18). Onde falta humildade, Deus não atende, pelo contrario, repele as orações dos soberbos: Deus resiste ao soberbos e a sua graça aos humildes(Tg 4, 6) Deus não ouve as orações dos soberbos, que confiam na própria força e por isso abandona-os `sua miséria. Em tal estado, privados do auxílio divino, perder-se-ão certamente. Chorava Davi:Antes de ser humilhado, pequei(Sl 118) pequei, porque não fui humilde. O mesmo se deu com São Pedro, o qual apesar de avisado por nosso Senhor de que naquela noite os seus discípulos o abandonariam: a toda vós serei eu nesta noite ocasião de escândalo (Mt 26, 34), em vez de reconhecer sua fraqueza e pedir forças ao Senhor para não lhe ser infiel, confiando demasiadamente em si mesmo, disse que ainda que todos os outros o abandonassem, ele nunca o abandonaria: Ainda que todos se escandalizem a teu respeito, eu nunca eu escandalizarei (Mt 26,33). E no obstante o Redentor lhe predizer, de novo e em particular que naquela noite, antes que o galo cantasse, o negaria três vezes, confiando em seu valor, gabou-se dizendo: Ainda que seja necessário morrer eu contigo, não te negarei(Mt 26,35). Mas apontado como discípulos de Jesus Cristo, negou por três vezes, com juramento, afirmando não conhecê-lo: Juro que não conheço tal homem (Mt 26,72). Se Pedro se houvesse humilhado e pedisse ao Senhor a graça da constância, não o teria negado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário