quarta-feira, 29 de julho de 2015

Vida de Consagração.



                                                Para retiro y formação.
1 – Consagração.
Leitura. Consagração é uma palavra com muitos significados. Quando usada, é necessário saber de que consagração se está falando. Pode estar significando:
- A ereção de um monumento, a inauguração de uma praça ou rua mediante o que se consagra a lembrança de um determinado personagem: D.Pedro II, por exemplo.
- O reconhecimento público, depois de um esforço e dedicação muito grande, pelo qual se conseguiu algum título, fama ou status.
- Destinar uma palavra ou expressão para significar com exclusividade determinado conceito, ou coisa. Igreja Católica apostólica romana, por exemplo.
- Dedicar-se com totalidade ao serviço de uma entidade de caráter religioso, político ou  de natureza humanitária, científica, artística etc.
- Consagração das virgens. Prática religiosa que vem da primitiva Igreja de as moças consagrarem sua virgindade a Deus, comprometendo-se com algum serviço em favor da comunidade ou do culto. Havia desaparecido e foi restabelecido pelo Vaticano II.
- Consagração do altar e dedicação da Igreja. Ritual pelo qual o Senhor bispo destina exclusivamente ao culto um Templo e o Altar que deve ser inamovível e de pedra.
- Consagração Eucarística: Transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo, mediante as palavras de Jesus proferidas pelo Sacerdote celebrante: “Isto é o meu corpo” e “Este é o cálice do meu sangue”.
- Consagração pelos Conselhos evangélicos. Atitude de um homem ou mulher que livre e voluntariamente se entrega a Deus como propriedade sua mediante os votos de pobreza, obediência e castidade, geralmente num Instituto de vida consagrada religiosa ou secular.
- Consagração batismal: Consagração realizada mediante o sacramento do Batismo pela qual o batizando se faz cristão, membro da Igreja e morada do Espírito Santo.
- Consagração crismal: Consagração mediante o sacramento da Crisma pela qual o cristão é reconhecido adulto na fé e assume sua função na Comunidade.
- Consagração sacerdotal, episcopal mediante o sacramento da Ordem. O cristão é ungido e consagrado para o governo de uma diocese, ou o sacerdote como auxiliar do Senhor Bispo, ambos a serviço do povo cristão.
- Consagração á Virgem. Absolutamente falando uma consagração se faz somente a Deus, Ele em verdade é o Criador e Senhor de nossas vidas. O povo católico, porém, tem o costume de consagrar-se a Nossa Senhora de forma espontânea  ou solene.
A Igreja reconhece esta prática, e oficialmente a recomenda. A Igreja, Dioceses, Paróquias, simples Capelas são consagrados a Nossa Senhora. Maria é a mãe de Deus, a Rainha do céu e da terra. Consagrar-se a ela tem o sentido de consagrar-se a Deus mediante sua pessoa e ter de modo especial a sua proteção.
Consagração á Virgem: “Lembrai-vos que vos pertenço, terna mãe, senhora nossa. O, guardai-me defendei-me, como filho e propriedade vossa”. Amém.
_________________________________________________________________
Meditação. Releia o texto e verifique se entendeu o sentido e a diferença de cada modalidade uma em relação a outra. Oração Se você já é consagrado ou está a caminho, renova seus votos ou seu propósito de fazer de sua vida cristã uma forma de viver com radicalismo para Deus e os irmãos. Contemplação: Desfruta do gozo espiritual de pertencer ao Senhor, a sua Mãe Santíssima, a Igreja,  numa atitude silenciosa e amorosa.
3Consagração.
Consagração lembrança do paraíso terrestre e antecipação do paraíso celestial.
Nosso Deus Uno e Trino não é um Deus solitário. Criou por amor e com amor. O amor é a expansão de si mesmo. Ele quer partilhar com suas criaturas sua felicidade. Lemos no Gênesis: “façamos o ser humano a nossa imagem e semelhança (Gn.1,26). Existir à imagem e semelhança de Deus já é partilhar a existência. Os filhos são imagens e semelhanças de seus pais, e Deus é nosso Criador e Pai. Mais, lemos ainda no Gênesis “ouviram depois o ruído dos passos de Deus que passeava pelo jardim a hora da brisa” (Gn.3,8). Deus convivia com o ser humano em seu habitat, o jardim. Nossos primeiros pais eram companheiros, concidadãos... do Criador!
O consagrado é chamado exatamente a isso, mediante uma vida de comunhão viver uma vida de amor, pai e filhos. Sem amor a Deus e aos irmãos a vida consagrada não tem sentido.
Pobreza, obediência e castidade são as atitudes máximas do amor: A renúncia aos bens materiais, aos bens corporais, aos bens espirituais, somente tem sentido se for pelo encontro de um sentido superior para a própria existência, um amor maior. Jesus no Evangelho nos conta duas lindas parábolas, a dona de casa que perde uma moeda de valor e a procura, o negociante que descobrindo uma pedra preciosa de grande valor num campo, tudo vende para adquirir o campo.
É assim que a saudade do paraíso terrestre desperta o desejo do paraíso celestial: uma vida de comunhão e participação com o Pai.
Pobreza: quando deixamos este mundo, deixamos todos os bens materiais, nada levamos para o céu. Pobres, nus, chegamos a este mundo e pobres saímos dele. Deus é toda nossa riqueza.  
Castidade: Também os prazeres corporais aqui ficam com o corpo que volta à terra donde veio. O corpo carnal é trocado por um corpo glorioso a semelhança do corpo de Jesus depois da ressurreição.
Obediência: Aqui na terra alguém pode dizer: “minha vida é minha vida, faço dela o que me apraz”. Lá no céu nossa vida será Ele, n’Ele, e por Ele, sumo bem, bem total. Disse Jesus: “No céu ninguém se casa e ninguém se dá em casamento, todos serão com os Anjos de Deus” (Mc.12,2). Ao plagiar o Senhor, dir-se-á: “nada se compra e nada se vende”... Deus será nossa única riqueza. Não fará a própria vontade nem a de um outro. A vontade do Senhor será a vontade de todos, porque estaremos todos vivendo a realidade do amor Pai filhos.
Na morte todos são consagrados. A vida consagrada representa saudades do paraíso terrestre e antecipação do céu: viver já aqui na terra a realidade da vida eterna.
 _______________________________________________________________________
Meditação. Releia o texto pondo atenção nos detalhes. Podem parecer fantasiosos, mas é isso mesmo, reflita. Jesus disse uma vez: “Nem a todos é dado compreender estas coisas”.
Oração: Peça ao Senhor que seu plano que fracassou no paraíso terrestre e se realizará em plenitude no céu, se realize no dia a dia de sua vida consagrada. Agradeça ao Senhor a graça da consagração e o louve por seus feitos maravilhosos e misteriosos.
Contemplação. Silencia o seu ser: pensamentos, fantasias e locução. Tenta viver e gozar a realidade de pelos votos, viver a comunhão com Deus, já aqui na terra a realidade do céu. Quando um presente é muitíssimo precioso, se balbucia um muito obrigado e silencioso, boquiabertos admiramos, admiramos, admiramos; nada mais.
  
4 – Consagração                                                         formação e retiro
Leitura. Renovemos nossa fé: “eu creio Senhor, aumenta minha fé”. Sem fé tudo o que segue não passará de fantasia ou alucinação.
Consagração e vida trinitária. Há um só Deus em três pessoas distintas: Pai e Filho e Espírito Santo. O Pai se doa totalmente ao Filho, ele é o unigênito. O Filho se doa totalmente ao Pai. Pai e Filho se doam ao Espírito Santo, e este ao Pai e ao Filho: três pessoas e um só Deus.  Jesus disse uma vez: “Eu e o Padre somos um;” (Jô.10,30) o Padre poderia dizer: “eu e meu Filho somos um”; ambos poderiam dizer: “nós e o Espírito Santo somos um”. Deus não poderá dizer eu e minhas criaturas somos um, pois são de naturezas distintas, Criador e criatura. Existe porém, uma misteriosas atração entre Deus e o ser humano, simplesmente porque Deus-amor criou por amor, para amar e ser amado e quis por isso mesmo estar com suas criaturas, segundo disse Jesus:  “Si alguém me ama guardará as minhas palavras, e meu Pai o amará. Então  viremos a ele e nele faremos nossa morada.. (Jo.14,23) e recebem a doação que estas fazem de si mesmas: o homem Jesus se entrega totalmente ao Pai: “Pai, faça-se não a minha mas a tua vontade.” (Lc.22,42). Maria sua mãe, igualmente: “Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade” Lc1,38).
 O ser humano sendo amado tem necessidade de responder com amor. Amor com amor se paga. Pode até equivocar-se quanto a pessoa de seu Deus ou quanto a maneira de amá-lo,  porém essa necessidade é um traço presente em todo ser humano desde os primórdios. O amor cria laços de pertença mutua, entre os seres humanos, na Trindade,  e entre o Criador e a criatura. O Verbo, IIª pessoa da Santíssima Trindade, assumiu a natureza humana,  se fez homem e o homem então participa por graça da natureza divina, pela presença de Deus nele: “Não sabeis que sois templo de  Deus e os espírito santo habita em vós” (1Cor. 3,16). Jesus ora “...para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim. Assim alcançarão a perfeição na unidade” (Jô 17, 22-23). Tudo isso é um grande mistério que podemos adorar, não, porém, compreender.

Consagração tem sentido de pertença. A Trindade vive uma consagração mútua, total. O cristão na sua condição de criatura participa misteriosamente nessa consagração, em força de seu batismo. O consagrado é chamado a participar de modo mais profundo e radical, puramente por graça, isto é, por iniciativa e concessão do Senhor. Podem ser aplicadas ao povo cristão as palavras do Senhor ao povo de Israel: “Terei minha morada entre vocês já não os olharei mal. Passearei no meio de vocês e serei o seu Deus enquanto vocês serão o meu povo” (Lev. 26, 11-12)
A vida consagrada, religiosa ou secular, é radicalização do Batismo, um aprofundar o sentido da vida cristã. Por isso mesmo tem que ser um testemunho forte de vida crista para os demais cristãos.  
_________________________________________________________________
Meditação. Releia com calma este texto. Se tiver alguma dúvida que a fraternidade não possa aclarar, me passe um e-mail e responderei com prazer, ao menos para explicar o quê   quis dizer. Oração. Deixa que a oração flua de seu coração, espontânea, feliz, ardorosa, amorosa, a luz de tão grande mistério. Contemplação: Sugiro que frente ao Sacrário permaneça o tempo que te pareça, em silencio, olhando admirado para Aquele que tanto nos ama, encerrado ali;  a grandeza de seu amor, testemunha do amor do nosso Deus e Pai-criador, e do Espírito Santo, hóspede em nosso coração. Frei Antoninho.
 
5 – Fundamentos bíblicos.                    Formação  e retiro
 A vida cristã, e evidentemente a vida consagrada se fundamentam nas Sagradas Escrituras, Antigo e Novo Testamento. Quê se encontra na Bíblia sobre uma vida consagrada? Encontramos uma insistente reciprocidade de entrega entre o Senhor e o povo eleito: “Caminharei entre vocês: eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo” (Lev.26,12.
“Direi: tu és o  meu povo” e ele me dirá “tu és o meu Deus” (Os.2,25).
Israel é o povo eleito de Deus dentre todos os povos da terra, uma eleição de predileção, porque Israel não era um grande povo, nem existia quando o Senhor o escolheu na pessoa de Abraão. Um povo semi-primitivo e inculto em relação aos seus visinhos: Egito, Grécia, Roma, Pérsia...  Foi escolhido porque dele sairia o Ungido desde o Paraíso terrestre, sobre quem pesava a salvação da humanidade.  Por sua vez, o povo hebreu tinha uma forte consciência de sua eleição e por isso mesmo fechou-se sobre si mesmo a fim de não contaminar-se com a idolatria que tomara conta do mundo. Especialmente em seus hinos, repete: “A ti clamo Senhor, a ti digo: Tu és meu refúgio, minha herança na terra dos viventes (Sl.141,6).
Ainda que tenham mal entendido o sentido da missão  messiânica, Israel estava muito consciente de seu destino e missão. Suas jovens consideravam uma maldição o não poder casar-se, pois o matrimonio lhes dava a oportunidade de aproximação com o Messias. Deus escolheu entre elas aquela que optou pela vida solteira por não considerar-se digna de tão grande privilégio.
O profeta Oséas desenvolve muito bem em seu livro esta relação de mutua pertença entre Deus e o povo de Israel comparando-a á mútua pertença matrimonial: “Eu te desposarei para sempre;  desposar-te-ei na justiça y no direito, com amor e compaixão; te desposarei na fidelidade e tu conhecerás o Senhor. (Os.2,21-22).
O matrimonio implica uma pertença mutua que os casados significam muito bem quando dizem: “minha senhora” ou “meu marido”. Marido e mulher chamam-se também esposos. Esposar na língua latina e castelhana significa algemar, atar-se um ao outro.
Pela consagração esposamos a Deus, ou seja, nos atamos ao Senhor com amarras de amor, ele a nós. Pertencemos um ao outro: “eu sou o teu Deus e tu serás o meu povo”. Porção, quinhão, posse, pertença mutua, como Israel, povo consagrado, povo do Senhor. Este é um mistério nunca suficientemente entendido e nem contemplado.
O pecado de infidelidade ao pacto de consagração é comparado na Biblia á infidelidade matrimonial, ao pecado de adultério: “um espírito de prostituição o  (o povo de Israel) extravia, se prostituem sacudindo-se de seu Deus” (Os. 4,12).
_______________________________________________________
Meditação:
leia de novo o texto, analisa, aplica á sua vida.
Oração: Conversa com Deus sobre os seus projetos de consagração, reconheça sua debilidade, peça, agradeça, louve...
Contemplação. Imagina sua vida como uma pessoa verdadeiramente consagrada, testemunha de vida cristã num mundo secularizado, afastado de Deus, como se  Ele não existisse. Repita muitas vezes: “sou todo teu Senhor e tudo o que me pertence”. Frei Antoninho.

6 – Consagração.                                                                        Formação e retiro.
Inicio da vida consagrada. Tudo iniciou com os Padres do deserto. Eles observaram que Jesus tinha o seu modo de ser e agir. Que tinha exigências consigo mesmo e isso mesmo pedia de seus seguidores. A vida consagrada, por sua natureza está centrada na pessoa de Jesus, sua razão de ser, cristocentrismo.
Os rabinos. Cada um tinha a sua escola. O jovem escolhia a quem queria seguir. Deixava sua família e passava a viver em comunidade com outros jovens na casa do rabino. Sua família pagava uma quota ao Rabino pela formação do filho que era intenssa. A finalidade dera a observância perfeita da Lei de Moisés e as tradições.  (Atos 22,3-4). Os jovens se encarregavam de todo o serviço da casa. Quando saiam com o mestre, seguiam sempre um passo atrás  do mesmo. Disso a forma de convidar alguém a entrar para sua escola: “Siga-me” ou “permaneça um passo atrás de mim”.
Jesus: seguindo a praxe, Jesus convidou seus discípulos: “sigam-me”. O uso dessa expressão significa que Jesus se considerava um Rabino, um mestre um observante da lei. Até seus inimigos reconheciam isso (Jô.3,2). Seus discípulos passaram a conviver com Ele e a segui-lo um passo atrás (Mc.8,33;Mt.16,23; Lc.9,55).
Diferenças: A meta dos rabinos era a observância perfeita da Lei. A meta de Jesus, era o espírito e a motivação que deve estar por trás da observância. Finalidade: Rabinos, a perfeição da observância. Alcançada a finalidade o discípulo se desliga do mestre. Jesus: é mestre por toda a vida, o discípulo igualmente por toda a vida. Seguimento. Rabinos: chamado individual privilegiado. Jesus: chamado a universal.
Origem da vida consagrada religiosa: Jesus era exigente consigo mesmo com simplicidade e naturalidade. O mesmo com seus discípulos. Ele dá exemplo de radicalidade, de totalidade na consagração ao Pai: renuncia os bens temporais, lhe basta o necessário. Renuncia o parentesco familiar: sua mãe, seus irmãos; sua família é a comunidade dos seus seguidores; renuncia a si mesmo e se oferece pela salvação da humanidade. Com sua palavra de mestre sigam-me, institui o grupo apostólico como uma comunidade discipular e missionária. - Jesus não fundou a vida consagrada comunitária nos moldes de hoje, mas deixou tudo para que isso acontecesse com os Padres do deserto e com as Ordens e congregações, mais tarde.
A vida consagrada religiosa na diversidade dos carismas, é uma tentativa de reproduzir o grupo apostólico no seguimento do Cristo: discipulado e missão apostólica. Jesus na pessoa dos fundadores  os mestres que deram o exemplo, caminharam adiante.
 ___________________________________________________________
Meditação: releia com vagar o texto e verifique depois no Evangelho as atitudes de Jesus - mestre e dos apóstolos - discípulos.
Oração: Reza por todos os consagrados, pedindo ao Senhor a perseverança de todos eles no discipulado e na missão.
Contemplação: Que tal você no discipulado de Jesus? Segui-lo um passo atrás... por toda a vida... copiando em sua pessoa as atitudes de Jesus... Permita-se ver assim, sentir-se assim: discípulo e missionário.







Nenhum comentário:

Postar um comentário