quarta-feira, 29 de julho de 2015

Itinerário da “LECCIO DIVINA”



1 – Preparação. Disposição interior e exterior: Silenciar a boca e a mente. Um relaxamento físico. Um ambiente propício. Oração pedindo ao Senhor luz e força. Luz para captar o verdadeiro sentido da Palavra; força e coragem para mudar. Bíblia.
2 – Leitura. Ler o Evangelho ou a primeira leitura do dia. Devagar, procurando entender cada palavra e principalmente a mensagem. Se necessário ler uma segunda e terceira vez.
3 – Meditação. Pensar, refletir. Colocar-se à luz da Palavra de Deus: Que significa para mim esta mensagem do Senhor? Como está minha vida à luz desta Palavra. Exige de mim alguma mudança? Muito grande? Tenho disposição, coragem para isso?
4 – Discernimento e decisão: Das muitas coisas, que poderia me propor em conclusão da meditação feita, o que vou fazer? Qual meu propósito, até uma próxima oportunidade? Já tenho feito este propósito sem resultado, por quê? Já tenho feito, trata-se agora de aprofundar, de crescer? Necessito falar com meu Diretor espiritual? Consultar seu parecer?
5 – Oração. A oração deve nascer espontânea da meditação feita. Decorre da força da Palavra e da debilidade de minha condição. Pode ser uma manifestação de gratidão pelas graças que o Senhor está sempre a nos conceder. Um pedido de perdão pelas infidelidades passadas. Um pedido de ajuda à própria insuficiência. De louvor por tudo o que o Senhor realiza na Igreja, em sua vida. – A oração não deve ser utilitarista, comercial e sim uma atitude amiga, gratuita.
6 – Contemplação. Silêncio amoroso. Adoração silenciosa. Disponibilidade à vontade do Pai. Gozo interior pela presença do Senhor em sua pessoa. Não é necessário dizer nada: Que um silêncio amoroso signifique tudo o que pudesse dizer. Simplesmente a consciência da presença do Espírito Santo em sua vida e o sentimento de disponibilidade à vontade do Pai. – Contemplação não é fazer alguma coisa, não é ação: é atitude de todo o seu ser.
7 – Conclusão: Não deixar a Lectio Divina, sem uma oração de agradecimento pela oportunidade feliz de poder estar este momento a sós com Deus. Recita um salmo apropriado, uma oração espontânea, um simples e profundo “muito obrigado”. Escolha uma frase como resumo de tudo que lhe recorde esta hora vivida de oração. Pode ser também uma jaculatória para ser repetida muitas vezes espontaneamente durante o dia.
8 – Partilha. Se estiver previsto uma partilha com os irmãos, não se preocupe com o que falar. A simplicidade e a sinceridade é a melhor atitude. Não fique calado, nem fale demais. Partilhe por ex. o seu discernimento e propósito.
Nota: Pode-se usar este método também com um acontecimento que se queira aprofundar à luz de Deus e da fé.
                                                          (Tradução e adaptação de Fr.Antoninho)

 

 

 

 

                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário