segunda-feira, 14 de abril de 2014

Conhecer é relacionar

Caríssima Formandas,
Paz e Bem!
“Entre as esperanças e as angústias do nosso tempo, os leigos consagrados concletizam o ”Vem e Segue-me” na prontidão do “Eis-me aqui”!".

A informação é o primeiro passo para o conhecimento. Sabendo disso, o Conselho Regional, no intuito de conhecer melhor e ter a possibilidade de acompanhar cada formanda no seu crescimento na fé, no amadurecimento da vocação, na amizade e na fraternidade como Pequena Família Franciscana, decidiu solicitar-me como presidente Regional, o envio a cada uma de vocês de uma pesquisa para que, através dela, possamos crescer, aproximando-nos mais, pois “revelando-me às irmãs, revelo o meu Deus”. O trabalho, a distância e mesmo as finanças nos impedem de estarmos juntas, como deveria acontecer entre Formanda e Formadora, Presidente e toda as irmãs do Instituto.

Conhecer é relacionar, integrar, contextualizar, fazer nosso o que vem de fora. Conhecer é saber, é desvendar, é ir além da superfície. Conhecer é aprofundar os níveis de descoberta, é penetrar mais fundo nas coisas, na realidade, no nosso interior... com o mergulho profundo no nosso eu. Pela comunicação aberta e confiante desenvolvemos contínuos e inesgotáveis processos de aprofundamento dos níveis de conhecimento pessoal, comunitário e social.   

Creio eu que esta tarefa dará a você uma boa oportunidade para pensar um pouco mais sobre sua vida, sua história, seus sonhos. Quem sabe, recordando coisas tristes e coisas alegres,  mas sempre com a certeza de que em cada passo Deus estava e está com você e a ama muito.






Na descoberta dos caminhos para viver, passamos por etapas de deslumbramento, de desânimo, de escuridão, de realização, de paz, de inquietação. Em cada etapa o horizonte se modifica: ora vemos o arco-íris na nossa frente, ora montanhas intransponíveis. (Matheu LIPMAN)             
Na certeza de que o Espírito Santo a iluminará, desejo cada uma encontre o verdadeiro caminho a seguir os passos de Jesus.
Amemos sempre mais, umas às outras e ao Instituto que está sempre atento ao nosso amadurecimento pessoal.
Receba o meu abraço.
          
Carinhosamente,
Maria José Barreto

Recife, 09/04/2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário