quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CBCMF - O objetivo do curso


Lern- und ReflexionsprogrammSeria, portanto, tornar este carisma mais conhecido e acessível, demonstrando como é vivido nas diferentes comunidades franciscanas e nas distintas culturas.
No Brasil, o curso recebeu o título Curso Básico sobre o Carisma Missionário Franciscano, com a abreviação CBCMF. A nível mundial é conhecido sob a sigla da versão inglesa: CCFMC, a saber: Comprehensive Course on the Franciscan Mission Charism.
Contemplação
A contemplação é uma dimensão de toda vida humana; portanto, não constitui o privilégio de alguns poucos. Ser contemplativo quer dizer: descobrir o significado da vida e da realidade, ver o mundo como um símbolo que conduz ao mistério de Deus. Isto inclui a obrigação de “transformar este mundo, pela força da Ressurreição, no Reino de Deus” (M. Amaladoss). Resumindo, pode-se afirmar: viver contemplativamente não significa separar-se do mundo, mas engajar-se nele de maneira bem concreta e ativa, para transformá-lo para o melhor. Descobre a Deus somente aquele que se descobre a si mesmo, e que permaneceunido aos outros seres humanos e ao mundo inteiro. As experiências vividas entram na contemplação. Ela é o pré-requisito imprescindível de uma missão autêntica, durante a qual vamos inevitavelmente entrar também em contato com as forças do mal, que se manifestam em nossa existência. Ademais, umapessoa contemplativa, necessariamente terá que engajar-se em prol de Justiça e Paz, pela Integridade da Criação e pela Liberdade. Não é preciso renunciar ao mundo, obedecer a determinados estilos de vida como, por exemplo, retirar- se a uma “ashram” (eremitério de tipo indiano), um convento ou mosteiro, ou seguir outros rigorosos programas ascéticos. Permaneça você mesmo, aonde estiver! Bem entendida, a contemplação é um convite a realizar-se como pessoa. E qualquer tipo de contemplação que desconsidera os outros, está muito
CCFMC, Liçaõ 10, C - Considerações finais


Nenhum comentário:

Postar um comentário