sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

São Paulo, 08 de dezembro de 2015.

Queridos (as) amigos (as), irmãos e irmãs,
membros de Institutos Seculares, Paz e Bem!


“Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai.
O mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras a sua síntese.
Tar misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré”.

            Escrevo-lhes para convidá-los a vivermos juntos na oração este Advento. É um tempo de reflexão, meditação e amadurecimento do nosso ser Consagrados Seculares.
            Que a nossa vida seja, de fato,  um verdadeiro encontro com o Senhor, todos os dias e momentos.
            Neste ano, de modo especial, o Natal se reveste de pleno sentido com a proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado hoje pelo Papa Francisco.
            O Senhor nos convida a contemplar o seu rosto misericordioso de Pai, em Jesus menino, pobre e humilde.
            A “peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência.” (MV. 14) Assim podemos nos questionar: como estamos traçando o nosso caminho? Também nós  como João Batista, somos chamados a preparar os caminhos do Senhor e endireitar suas veredas. Como, cada um, em seu ambiente pode endireitar suas veredas  e preparar o caminho para que Ele chegue? Primeiramente, em cada um de nós mesmos. Aparando arestas, despojando-se de tudo que nos impede de acolhê-lo e aos nossos irmãos.
            “O Senhor Jesus indica as etapas da peregrinação através das quais é possível atingir esta meta: ‘não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados”. (MV. 14)
            Que o Senhor nos ajude a olhar para todo irmão e irmã deste mundo e encontrá-lo em todos, às vezes desfigurado pelas dificuldades, limites e pecados e ensine a ter o mesmo olhar de misericordia e amor para com todos.
            Que possamos acolhê-lo com o coração puro e com esse mesmo coração levá-lo a todos que encontrarmos no caminho desta vida.
            Nós da CNIS desejamos a todos, os Institutos, Comunidades, familiares, um Feliz Natal, com muitas bênçãos e paz e um Ano Novo pleno de felicidade.
            Fraternalmente,

Aparecida de Guadalupe Cafaro

Presidente da CNIS

MA - 2ª e 3º AULA DO VIDA DE FAMÍLIA Nª 04 JULHO E AGOSTO 2015


APRESENTAÇÃO - 7  -  Estudo para o mês de janeiro de 2016
Invejar e muitas irmãs que vieram antes de nós, o nosso testemunho alegre aos "aspectos de misericórdia, recebe, perdoa e cura" (Bruno Forte)! Isto é o que a Igreja e o mundo esperam de nós; Esta é a contribuição que podemos dar aos nossos irmãos e nossas irmãs cada vez mais desorientada pela opressão, a violência e o ódio que existem mesmo dentro da casa, de corrupção e desvio moral que reinam em todos os lugares, de uma falta de "que significa" rastejar em causas mais jovens feridas profundas e semeando morte.
A simplicidade do estilo do nosso viver o presente com paixão. O amor de Cristo, o único amor da nossa vida, conscientes de nossa pequenez, nós não aspiram a grandes coisas, mas nós valorizamos as ações cotidianas simples, pequenos gestos que compõem o nosso dia, não está convencido de que em grandes empresas ou em atos heroicos, mas na simplicidade de uma vida vivida na doação por meio da oração, a disponibilidade, a generosidade, atenção e cuidado das pessoas que nos são confiados, passando a graça e misericórdia de Deus, espalhando-se para os irmãos e irmãs viver a nossa história. O tempo do Jubileu da Misericórdia é o tempo durante o qual cada um de nós é chamado a refletir sobre o amor recebido e em que doado. Um momento de rever nossas vidas, para substituir a nossa vida sob a misericórdia de Deus e lê-lo de acordo com seu amor que perdoa e refresca. Um momento para deixar-nos amados por Deus e aprender a amar como Ele nos amou.
FAMÍLIA DE VIDA  8   9 - A misericórdia cura nossas "paralisias"  interiores
17 Um dia estava ensinando. Sentado lá os fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galileia e da Judeia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar. Eis 18 Ed, alguns homens que exercem uma cama um homem que estava paralisado, e eles tentaram pegá-lo para colocá-lo na frente dele. 19 Non constatação de que lado não entraram por causa da multidão, subiram no telhado e através do telhado, deixe-o para baixo com a sua cama antes de Jesus no meio da sala. 20 Vedendo sua fé, ele disse: "Homem, os teus pecados estão perdoados". 21Gli escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: "Quem é este que diz blasfêmias?
Quem pode perdoar pecados, senão Deus? ". 22 Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando e perguntou: "Por que vocês estão pensando essas coisas em vossos corações? 23Che é mais fácil, dizer: "Seus pecados estão perdoados 'ou dizer:' Levanta-te e anda? 24Ora saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, eu digo a você - disse ele ao paralítico - ascensão, pegar sua esteira, e voltar para a sua casa ". 25Subito ele levantou-se
O paralítico curado (Lc 5, 17-26)
VIDA 10 FAMÍLIA  - Estudo para o mês de fevereiro de 2016
"Perdão de Deus pelos nossos pecados, não conhece fronteiras. Na morte e ressurreição de Jesus Cristo, Deus deixa claro que o seu amor que vem para destruir o pecado dos homens. Você pode se reconciliar com Deus através do mistério pascal e da mediação da Igreja. Deus, por isso está sempre disponível para o perdão e não se cansa de oferece-lo em uma sempre nova e inesperada. Todos nós, no entanto, nós experimentamos a vergonha. Sabemos que somos chamados a perfeição (cf. Mt 5:48), mas nós sentimos um forte senso de pecado. Enquanto vemos o poder da graça que nos transforma, nós também experimentar o poder do pecado que nos afeta. Apesar do perdão, em nossas vidas trazemos as contradições que são a consequência de nossos pecados. No sacramento da Reconciliação Deus perdoa os pecados, que são realmente apagados; No entanto, a impressão negativa que os pecados não deixaram em nossa comportamento e nossos pensamentos permanecem.
Invejar e muitas irmãs que vieram antes de nós, o nosso testemunho alegre aos "aspectos de misericórdia, recebe, perdoa e cura" (Bruno Forte)! Isto é o que a Igreja e o mundo esperam de nós; Esta é a contribuição que podemos dar aos nossos irmãos e nossas irmãs cada vez mais desorientada pela opressão, a violência e o ódio que existem mesmo dentro da casa, de corrupção e desvio moral que reinam em todos os lugares, de uma falta de "que significa" rastejar em causas mais jovens feridas profundas e semeando morte.
A simplicidade do estilo do nosso viver o presente com paixão. O amor de Cristo, o único amor da nossa vida, conscientes de nossa pequenez, nós não aspiram a grandes coisas, mas nós valorizamos as ações cotidianas simples, pequenos gestos que compõem o nosso dia, não está convencido de que em grandes empresas ou em atos heroicos, mas na simplicidade de uma vida vivida na doação por meio da oração, a disponibilidade, a generosidade, atenção e cuidado das pessoas que nos são confiados, passando a graça e misericórdia de Deus, espalhando-se para os irmãos e irmãs viver a nossa história. O tempo do Jubileu da Misericórdia é o tempo durante o qual cada um de nós é chamado a refletir sobre o amor recebido e em que doado. Um momento de rever nossas vidas, para substituir a nossa vida sob a misericórdia de Deus e lê-lo de acordo com seu amor que perdoa e refresca. Um momento para deixar-nos amados por Deus e aprender a amar como Ele nos amou.
Concluindo com o estudo das Constituições e normas com propósito de colocar em prática no dia a dia como nos ensinam nossos fundadores. 



1ª AULA DO VIDA DE FAMÍLIA Nª 04 JULHO E AGOSTO 2015 - 05 e 06/12 - MA

ALEGRIA E GRATIDÃO DO SANTO PADRE FRANCISCO  
O Dom Do Santo Extraordinária Da Misericórdia, Que Terá Início Em 08 De Dezembro E Será Encerrada Em 20 De Novembro De 2016, Nós, Neste Ano Fraterna, Tomar "A Ruas e dos bairros mais pobres procurando "Fazer Discípulos Do Senhor Jesus, Por Meio Do Evangelho de Lucas Tem Sido Chamado de" O Evangelho Da Misericórdia ".

Conheça o Senhor Jesus, para ver seu rosto e ouvir seus meios misericordiosas de voz para segui-lo e viver sua própria vida, andando de acordo com o seu ritmo e encontrá-lo nos pobres e sofredores. Ele é o caminho que nos leva ao Pai. Na conclusão do Grande Jubileu do ano de dois mil, o Papa João Paulo II deu-nos esta expressão: "Não, não é uma fórmula irá nos salvar, mas uma Pessoa e a certeza de que ele nos dá: Eu estou com você" (NMI, 29 ).

Após 15 anos desde aquele evento, o Papa Francisco exorta-nos a tomar o nosso tempo a ser "bons samaritanos" ao lado de humanidade no caminho sem negligenciar os subúrbios existencial descartados, tais como: os idosos, os doentes, os presos, os sem-abrigo, os imigrantes, o único, o entregues ao vício, os imigrantes. "Diante da tragédia de dezenas de milhares de refugiados que fogem da morte pela guerra e pela fome, e estão a caminho de uma esperança de vida, o Evangelho nos chama, nos pedindo para sermos "Next", a mais pequena e abandonada. Para dar-lhes esperança real. Não basta dizer: "Coragem, paciência ....! A esperança cristã é combativo, com a tenacidade de quem vai a um destino seguro. "(Papa Francisco, 09 de setembro de 2015)

"Não vamos cair na indiferença," o constantemente nos exorta: A misericórdia de Deus, o Pai, constantemente presente em nós e entre nós, em nosso Senhor Jesus Cristo, crucificado e ressuscitado, agente nos sacramentos da Igreja, não é para todos exclusão de ninguém. Ao longo de sua missão, Jesus mostra o grande dom da misericórdia que os pecadores de pesquisa para oferecer seu perdão e salvação. No Evangelho de Mateus lemos: "Enquanto ele estava à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores sentou-se com Jesus e seus discípulos. Vendo isso, os fariseus disseram aos discípulos:
"Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores" Ele ouviu isso e disse: "Não é o saudável que precisam de médico, mas o malati.13Andate e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.
" (Mt 9,10-13). Jesus aqui cita uma frase do profeta Oséias (Oséias 6.6) e este fato mostra que a Ele como o conceito há conteúdo: é a regra que ele próprio se comporta. Ela expressa o primado de qualquer outro mandamento, qualquer outra regra ou preceito. Esta é a novidade do cristianismo. Jesus veio para dizer que Deus quer de nós, para com os outros homens, em primeiro lugar o amor e que a vontade de Deus já havia sido anunciado nas Escrituras como evidenciado pelas palavras do profeta Oséias. Jesus veio para dizer que Deus quer de cada um de nós, para com os outros homens, em primeiro lugar o amor e que a vontade de Deus já havia sido anunciado nas Escrituras como evidenciado pelas palavras do profeta Oséias.

FAMÍLIA DE VIDA 6
O amor deve ser para cada cristão o programa da sua vida, a lei fundamental da sua acção, a critério de seu movimento. Sempre amor deve ter precedência sobre outras leis. Jesus quer amor e misericórdia é uma expressão, "é o segundo nome do amor", disse o Papa Francis. E ele quer que o cristão a viver bem, em primeiro lugar, porque Deus é assim. Para Jesus, Deus é antes de tudo o Misericordioso, o Pai que ama todos, que faz nascer o sol e faz chover sobre os bons e os maus. Jesus, porque ele ama a todos, não tem medo de ser com os pecadores e, portanto, nos revela quem é Deus. Se Deus, então, por isso, se é que Jesus, também nós devemos nutrir os mesmos sentimentos. Se não temos o amor por seu irmão, Jesus não gosta de nossa adoração.

Não estou interessado em nossa oração, assistência à Missa, ofertas, o que podemos fazer, se alguma coisa não floresce em nossos corações em paz com todos, cheio de amor para todos. Recordamos as suas palavras tão significativas no Sermão do Monte?

 "Portanto, se você levar o seu dom para o altar e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti ...." (Mt. 5, 23) Eles nos dizem que o culto que é mais agradável a Deus é o amor ao próximo ... perdão, a misericórdia. Não há desculpas: esta é a "cultura" da misericórdia: A misericórdia de Deus é reconhecido por meio de nossas obras. O resto são palavras e boas aspirações, mas longe do Evangelho: "Tudo o que você fez ao menos um destes meus pequeninos irmãos, tendes feito isso para mim" (Mateus 25:40) Por isso, irmãs, não perca tempo, nós não encontrar desculpas, abandonar situações em que temos "acomodados" em uma mediocridade cinzenta, vamos de "ninhos" de nossos egos e interesses pessoais, despertar em nós o sonho de uma vida centrada em Deus e os irmãos, partilhamos juntos como irmãs, nas ruas do mundo para oferecer, como fizeram Vincenza, Fr. Irineu, Antoinette.