A PFF é um Instituto Secular,
criado e constituído conforme as orientações da Constituição Apostólica
“PROVIDA MATER”, promulgada por Pio XII, no dia 2 de fevereiro de 1947.
2. O que é um Instituto Secular?
É uma forma de vida para as
pessoas que querem consagrar-se a Deus por meio dos votos de obediência,
pobreza e castidade, “ficando no mundo” (sem entrar numa Ordem ou Consagração
Religiosa).4. Qual é a base evangélica dessa forma de vida?
- “Pai, não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo” (Jô. 17,15).
5. Como a teologia da
secularidade foi consagrada pelo Vaticano II?
- “A índole secular caracteriza
especialmente os leigos... Vivem no Século, i. e, em todos e em cada um dos
ofícios, e trabalhos do mundo. Vivem nas condições ordinárias da vida familiar
e social, pelas quais sua existência é como que tecida. Lá são chamados por
Deus para que, exercendo seu próprio ofício, guiados pelo espírito evangélico,
a modo de fermento, de dentro, contribuam para a santificação do mundo. E assim
manifestam Cristo aos outros, especialmente pelo testemunho de sua vida,
resplandecente em fé, esperança e caridade” (Lúmen Gentium, 31).
6. E como Puebla valoriza os
Institutos Seculares?
- “Importa recordar que o carisma
próprio dos Institutos Seculares intenta responder de maneira direta ao grande
desafio as atuais mudanças culturais estão lançando à Igreja: dar um passo na
direção das formas de vida secularizada que o mundo urbano-industrial exige,
evitando, porém, que a secularidade se converta em secularismo”. (Puebla, 774).
7. Como o novo Código de Direito
Canônico define os Institutos Seculares?
-“ Instituto Secular é um
Instituto de vida consagrada, no qual os fiéis, vivendo no mundo, tendem a
perfeição da caridade e procuram cooperar para a santificação do mundo,
principalmente a partir de dentro”. (Cân. 710).
8. Como os Institutos Seculares
receberam orientação da parte da Igreja?
a) – “Se os Institutos Seculares
permanecerem fiéis à sua vocação, Vão tornar-se como que o laboratório
experimental, no qual a Igreja verifica as modalidades concretas de suas
relações com o mundo. É por isso que eles devem ouvir, como dirigido sobre tudo
a eles, o convite da Exortação “Evangelli Nuntiandi”: - O seu dever primário...
é colocar em ato todas as possibilidades cristãs e evangélicas escondidas, mas
já presentes e ativas, nas coisas do mundo vasto e complicado da política, do
social, da economia, e também da cultura, da ciência e da arte, da vida
internacional, dos mas média” (Paulo VI, 25/08/1976; João Paulo !!,
08/08/1980).b) – “Vós sois e permaneceis leigos” (Paulo VI 25/08/1976)
c) – “Homens e mulheres, que quiserem consagrar-se a Deus sem sair do mundo podem hoje escolher os Institutos Seculares como meio seguro de santificação, e como instrumento eficaz de apostolado fecundo e operoso: eles não tem apenas o direito, mas também sentem a necessidade de serem compreendidos e apoiados” (Cardeal Ildebrando Autoniutti, no Congresso Internacional dos Institutos Seculares, de 20 a 26 de setembro de 1970).
d) – “Os Institutos Seculares podem significar uma valiosa contribuição pastoral para o futuro e ajudar a abrir novos caminhos de validez geral para o Povo de Deus” (Puebla, 775)
e) – “Os Institutos Seculares são um grande com do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo de nossos tempos” (Assembléia Plenária da Congregação. Para os religiosos e os Institutos Seculares, 3 a 6 de maio de 1983).
f) – “Os membros desses Institutos expressam e exercem a própria consagração na atividade apostólica e, como fermento, se esforçao para impregnar tudo com o espírito evangélico, para o fortalecimento e crescimento do Corpo de Cristo” (Cân. 713).
9. Em síntese, como se poderia
definir a essência dos Institutos Seculares?
- “É uma vocação especial, de
autentica vida consagrada no mundo, mediante a profissão dos conselhos
evangélicos” (Cardeal Pirônio, 06/05/1983).Portanto os Institutos Seculares são:
- na essência, vida consagrada;
- na vivência, vida secular.
Ou: os membros dos Institutos Seculares vivem na secularidade consagrada.
10.Vejamos alguns dados
estatísticos:
Existem, no mundo inteiro, 135
Institutos Seculares (estatísticas de 1983).Destes, 48 são de direito pontifício e 87 são de direito diocesano.
Entre os Institutos exclusivamente laicais, 109 são femininos e 4 masculinos.
No Brasil, existem 41 Institutos Seculares, dos quais a maioria são “importados”, especialmente da Europa. Há três de fundação brasileira:
- Servas de Jesus Sacerdote (com sede em Ribeirão Preto);
- Catequistas do Sagrado Coração de Jesus (com sede em Prudentópolis, Paraná)
- Seara, Instituto Secular misto, para homens e mulheres, clérigos e leigos (com sede em Curitiba).
Há quatro Institutos Seculares FRANCISCANOS, de que temos noticias:
- Pequena Família Franciscana (PFF). Veja endereço a seguir.
- Missionárias da Realeza de Cristo (com sede em Anápolis, Goiás).
- Missionárias de São Francisco de Assis (com sede em São Paulo).
- Seara (com sede em Curitiba).
N.B.: Para a lista completa dos endereços, veja GRANDE SINAL, abril de 1983, págs. 229 à 235. Aliás, esse número todo é um número especial sobre os Institutos Seculares.
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