quarta-feira, 7 de outubro de 2015

II. NATUREZA E ESSÊNCIA DOS INSTITUTOS SECULARES.

1. O que é a PEQUENA FAMÍLIA FRANCISCANA?

A PFF é um Instituto Secular, criado e constituído conforme as orientações da Constituição Apostólica “PROVIDA MATER”, promulgada por Pio XII, no dia 2 de fevereiro de 1947.

2. O que é um Instituto Secular?
É uma forma de vida para as pessoas que querem consagrar-se a Deus por meio dos votos de obediência, pobreza e castidade, “ficando no mundo” (sem entrar numa Ordem ou Consagração Religiosa).

 3. Por que essa forma de vida se chama “secular”?
Porque as pessoas que tem vocação para viver num Instituto Secular, vivem “no século” (no mundo). “Vivem no mundo, para o mundo, mas sem ser do mundo” (Paulo VI, 19/07/1967).

4. Qual é a base evangélica dessa forma de vida?
- “Pai, não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo” (Jô. 17,15).

5. Como a teologia da secularidade foi consagrada pelo Vaticano II?
- “A índole secular caracteriza especialmente os leigos... Vivem no Século, i. e, em todos e em cada um dos ofícios, e trabalhos do mundo. Vivem nas condições ordinárias da vida familiar e social, pelas quais sua existência é como que tecida. Lá são chamados por Deus para que, exercendo seu próprio ofício, guiados pelo espírito evangélico, a modo de fermento, de dentro, contribuam para a santificação do mundo. E assim manifestam Cristo aos outros, especialmente pelo testemunho de sua vida, resplandecente em fé, esperança e caridade” (Lúmen Gentium, 31).

6. E como Puebla valoriza os Institutos Seculares?
- “Importa recordar que o carisma próprio dos Institutos Seculares intenta responder de maneira direta ao grande desafio as atuais mudanças culturais estão lançando à Igreja: dar um passo na direção das formas de vida secularizada que o mundo urbano-industrial exige, evitando, porém, que a secularidade se converta em secularismo”. (Puebla, 774).

7. Como o novo Código de Direito Canônico define os Institutos Seculares?
-“ Instituto Secular é um Instituto de vida consagrada, no qual os fiéis, vivendo no mundo, tendem a perfeição da caridade e procuram cooperar para a santificação do mundo, principalmente a partir de dentro”. (Cân. 710).

8. Como os Institutos Seculares receberam orientação da parte da Igreja?
a) – “Se os Institutos Seculares permanecerem fiéis à sua vocação, Vão tornar-se como que o laboratório experimental, no qual a Igreja verifica as modalidades concretas de suas relações com o mundo. É por isso que eles devem ouvir, como dirigido sobre tudo a eles, o convite da Exortação “Evangelli Nuntiandi”: - O seu dever primário... é colocar em ato todas as possibilidades cristãs e evangélicas escondidas, mas já presentes e ativas, nas coisas do mundo vasto e complicado da política, do social, da economia, e também da cultura, da ciência e da arte, da vida internacional, dos mas média” (Paulo VI, 25/08/1976; João Paulo !!, 08/08/1980).
b) – “Vós sois e permaneceis leigos” (Paulo VI 25/08/1976)
c) – “Homens e mulheres, que quiserem consagrar-se a Deus sem sair do mundo podem hoje escolher os Institutos Seculares como meio seguro de santificação, e como instrumento eficaz de apostolado fecundo e operoso: eles não tem apenas o direito, mas também sentem a necessidade de serem compreendidos e apoiados” (Cardeal Ildebrando Autoniutti, no Congresso Internacional dos Institutos Seculares, de 20 a 26 de setembro de 1970).
d) – “Os Institutos Seculares podem significar uma valiosa contribuição pastoral para o futuro e ajudar a abrir novos caminhos de validez geral para o Povo de Deus” (Puebla, 775)
e) – “Os Institutos Seculares são um grande com do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo de nossos tempos” (Assembléia Plenária da Congregação. Para os religiosos e os Institutos Seculares, 3 a 6 de maio de 1983).
f) – “Os membros desses Institutos expressam e exercem a própria consagração na atividade apostólica e, como fermento, se esforçao para impregnar tudo com o espírito evangélico, para o fortalecimento e crescimento do Corpo de Cristo” (Cân. 713).

9. Em síntese, como se poderia definir a essência dos Institutos Seculares?
- “É uma vocação especial, de autentica vida consagrada no mundo, mediante a profissão dos conselhos evangélicos” (Cardeal Pirônio, 06/05/1983).
Portanto os Institutos Seculares são:
- na essência, vida consagrada;
- na vivência, vida secular.
Ou: os membros dos Institutos Seculares vivem na secularidade consagrada.

10.Vejamos alguns dados estatísticos:
Existem, no mundo inteiro, 135 Institutos Seculares (estatísticas de 1983).
Destes, 48 são de direito pontifício e 87 são de direito diocesano.
Entre os Institutos exclusivamente laicais, 109 são femininos e 4 masculinos.
No Brasil, existem 41 Institutos Seculares, dos quais a maioria são “importados”, especialmente da Europa. Há três de fundação brasileira:
- Servas de Jesus Sacerdote (com sede em Ribeirão Preto);
- Catequistas do Sagrado Coração de Jesus (com sede em Prudentópolis, Paraná)
- Seara, Instituto Secular misto, para homens e mulheres, clérigos e leigos (com sede em Curitiba).
Há quatro Institutos Seculares FRANCISCANOS, de que temos noticias:
- Pequena Família Franciscana (PFF). Veja endereço a seguir.
- Missionárias da Realeza de Cristo (com sede em Anápolis, Goiás).
- Missionárias de São Francisco de Assis (com sede em São Paulo).
- Seara (com sede em Curitiba).
N.B.: Para a lista completa dos endereços, veja GRANDE SINAL, abril de 1983, págs. 229 à 235. Aliás, esse número todo é um número especial sobre os Institutos Seculares.

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