segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PORCIÚNCULA: a festa do Perdão



"Procuro o teu rosto caminhando até Assis!"
Este é o título da Marcha Franciscana 2015. Esta “Marcha” é um evento franciscano que, há 35 anos, reúne centenas de jovens entre 18  a  33 anos de idade, de toda a Itália e de outras partes da Europa. A viagem dura 10 dias, feita a pé, a partir de 25 julho a 4 agosto, que conduz estes jovens ao coração do franciscanismo, através de viagem física e espiritual, que tem como objetivo final chegar à igreja em Santa Maria dos Anjos no dia 2 de agosto para viver a “Festa do Perdão” e depois visitar e viver a espiritualidade franciscana na cidade de Assis.
Segundo o testemunho de Bartolomeu de Pisa, a origem da “Indulgência da Porciúncula” se deu assim: Uma noite, do ano do Senhor de 1216, Francisco estava compenetrado na oração e na contemplação na igrejinha da Porciúncula, perto de Assis, quando, repentinamente, a igrejinha ficou repleta de vivíssima luz. Francisco, então, viu Cristo sobre o altar e, à sua direita, a sua Mãe Santíssima, circundados de uma multidão de anjos. Francisco, em silêncio e com a face por terra, adorou a seu Senhor.
Perguntaram-lhe, então, o que ele desejava para a salvação das almas. A resposta de Francisco foi imediata: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço, que, a todos quantos, arrependidos e confessados, virão visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com a completa remissão de todas as culpas”.
         A Marcha Franciscana começou em 1980, da tradição italiana que, cada região da Itália oferece anualmente o óleo para a lâmpada que arde aos pés do túmulo de São Francisco, em Assis. Foi dentro deste projeto que nasceu a Marcha Franciscana.  Em 1980, era a vez da região italiana da Toscana que oferecia este óleo para a lâmpada de São Francisco. Por isso, um grupo de jovens da Região da Toscana (Itália) quis, além da oferta do óleo, refazer o caminho que Francisco fez em sua última viagem da montanha de La Verna (onde tinha sido marcado com os estigmas) até à cidade de Assis. Esperava-se, então, a presença de uns 30 jovens, mas participaram em torno de 100.
No ano seguinte, a Marcha já tinha se tornado um evento nacional italiano.
Em 1982, na comemoração dos 800 anos do nascimento de São Francisco, participaram uns 600 jovens.
Em 1989, a Marcha completou dez anos e, nessa ocasião, os jovens foram também acolhidos pelo papa São João Paulo II em Castelgandolfo, nos arredores de Roma.
Hoje, há 35 anos do início da Marcha, as participações de jovens ultrapassam o total de mil presenças, como gesto concreto de ser cristãos em caminho para conhecer a si mesmos a fim de chegar sempre mais à paz com Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário