sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Para fazer parte do grupo de Jesus era preciso comprometimento! (Lc 9,57-62) (01/10/08)

        Durante os 3 anos da vida pública de Jesus, milhares de pessoas devem ter sido chamadas a se juntar a seu grupo. Hoje, veremos 3 destas pessoas, suas respostas e o que Jesus disse a cada uma delas.
        A primeira pessoa foi encontrada na estrada e já veio dizendo que seguiria Jesus para onde quer que Ele fosse. Jesus de vê ter olhado bem no fundo dos olhos daquela pessoa antes de dizer: "As raposas têm tocas, e os passarinhos têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça." Ou seja, se alguém quisesse segui-lo, teria que se submeter às mesmas dificuldades que Ele passava. Jesus não era nenhum "pop-star", como hoje em dia nós vemos esses artistas famosos, que viajam de avião pelo mundo inteiro, e tudo o que eles dizem em qualquer lugar do mundo, pode ser acompanhado por nós aqui no Brasil ou por qualquer pessoa que tenha um computador conectado à internet! Na época de Jesus, quem quisesse ouvir o que Ele tinha a dizer, tinha que caminhar com Ele, sem nem saber quando seria a próxima refeição, ou onde e como iria dormir! E isso não era algo que um "filhinho de papai" suportaria...
        A segunda pessoa foi convidada pessoalmente por Jesus: "Segue-me!" E a resposta: "Deixe-me primeiro enterrar meu pai." E a resposta de Jesus foi séria: "Deixe que os mortos enterrem seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus!" Tem quem diga que Jesus foi rude com essa pessoa, outros dizem que Ele foi incisivo! Infelizmente nós não sabemos o contexto da situação que fez Jesus se dirigir nesses termos a essa pessoa, mas sabendo que Jesus vê o mais profundo do coração das pessoas, acredito que as palavras de Jesus eram exatamente o que aquela pessoa estava precisando para despertar! Nós sabemos que algumas pessoas só "funcionam" sob pressão, em outras palavras, são pessoas que têm um enorme potencial, mas que têm preguiça de expor seus talentos. Com pessoas assim, precisamos ser incisivos! Mesmo correndo o risco de sermos tachados de "rudes"...
        A terceira pessoa disse que seguiria Jesus, mas antes queria despedir-se de seus familiares. Para este, Jesus disse: "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus." Mais uma vez, não sabemos o contexto em que se passou esse episódio... Por que Jesus diria isso a alguém que quer se despedir da família para poder seguir Jesus? Será que os padres, freiras e missionários de hoje em dia não se despedem dos seus familiares, antes de se entregarem a uma vida religiosa? Creio que sim. Mas em sua época, Jesus tinha pressa! Ele sabia que não teria muito tempo para passar todo o ensinamento que pretendia... e viajar todos os lugares que gostaria... Cada dia perdido, esperando alguém se despedir da família, era um dia em que Ele poderia estar passando por uma outra cidade, divulgando para outras pessoas a Palavra de Deus.
        Jesus sabia o que estava fazendo: formando um grupo pequeno, mas de qualidade. Um grupo de pessoas com as quais Ele sabia que poderia contar para acompanhá-lo em qualquer lugar, para que sua mensagem pudesse chegar até nós, 2 mil anos depois! Agora cabe a nós sermos os novos mensageiros do Reino de Deus. Cada um do seu jeito, com suas limitações, mas dando o melhor de si para que mais pessoas possam conhecer e viver nesse Reino...

Jailson Ferreira
www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje


Dia Litúrgico: Quarta-Feira, 22 de Outubro
Evangelho de hoje: Lc 12,39-48
Quarta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum

Soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa. Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem. ”Disse-lhe Pedro:
 "Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos?”. O Senhor replicou: "Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo? Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim, quando vier! Em verdade vos digo: lhe confiará todos os seus bens. [...] Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisa repreensíveis, será açoitado com poucos golpes. [...]


Comentário
Dentre as muitas declarações de felicidade que vão aparecendo ao longo do evangelho, está a de hoje: Feliz a quem seu amo encontra cumprindo seu dever. Nos enche de esperança, porque não pede nada heroico nem extraordinário. É somente viver a vida cotidiana de modo simples, fazendo o que temos que fazer, realizando essas tarefas monótonas que vão tecendo nosso dia como filhos que confiam em seu Pai, como irmãos que cuidam de seus irmãos, com a segurança de que Alguém está vindo sempre a nosso encontro para nos revelar seu amor.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

SEGUIR TERESA DE ÁVILA

PELO CAMINHO DA ALEGRIA, DA ORAÇÃO, DA FRATERNIDADE E DO PRÓPRIO TEMPO
- Mensagem do Papa -
Neste dia 15 de outubro, em que a Igreja celebra a memória litúrgica de Santa Teresa de Ávila, tem início um Ano Jubilar comemorativo do quinto centenário da Santa (que nasceu a 28 de março de 1515). Hoje mesmo o Papa Francisco enviou ao bispo de Ávila,


D. Jesús García Burillo, uma mensagem em que encoraja os fiéis, nomeadamente espanhóis, a aplicarem-se em conhecer a vida e os escritos de Santa Teresa, que tanto podem ensinar aos homens e mulheres de hoje.“Na escola da Santa andarilha aprendemos a ser peregrinos” - escreve o Papa, que observa que “a imagem do caminho pode sintetizar muito bem a lição da sua vida e obra”, pois “ela entendeu a sua vida como caminho de perfeição através do qual Deus conduz o homem, de morada em morada, até Ele, e ao mesmo tempo, o põe em marcha em direção aos homens”. Neste contexto, o Santo Padre aponta quatro caminhos nesta marcha teresiana, que todos poderemos imitar com proveito: o caminho da alegria, da oração, da fraternidade e do próprio tempo.Antes de mais a alegria: “Teresa de Jesus convida as suas monjas a ‘viverem alegres servindo’. A verdadeira santidade é alegria porque – como ela dizia – ‘um santo triste é um triste santo’. Antes de serem valentes heróis, os santos são fruto da graça de Deus aos homens”.Em segundo lugar, caminho de oração. “A Santa transitou também pelo caminho da oração, que definiu de um modo belíssimo como ‘tratar de amizade estando muitas vezes sozinhos com quem sabemos que nos ama’.” Rezar não é uma forma de fugir, nem de isolar, mas de avançar numa amizade que tanto mais cresce quanto mais se trata ao Senhor como "amigo verdadeiro" e fiel "companheiros" de viagem. Por muitos caminhos pode Deus conduzir as almas até si, mas é a oração "o caminho seguro". Estes conselhos - observa o Papa na sua mensagem - são de perene atualidade e valem especialmente para todos os membros da vida consagrada, aos quais dirige uma exortação: "Numa cultura do provisório, vivam a fidelidade - como dizia Teresa - 'para sempre, sempre, sempre'.
 Num mundo sem esperança, mostrem a fecundidade de um 'coração enamorado'. Numa sociedade com tantos ídolos, sejam testemunhos de que 'só Deus basta'."Depois, fraternidade.Este caminho, não o podemos fazer sozinhos, mas uns com os outros. Para a Santa reformadora, o caminho da oração segue pela via da fraternidade no seio da Igreja Mãe
A sua providencial resposta… aos problemas da Igreja e da sociedade do seu tempo… foi fundar pequenas comunidades de mulheres que… vivessem com simplicidade o Evangelho apoiando a Igreja com uma vida feita oração”. Finalmente, o caminho do próprio tempo: “Precisamente porque é mãe de portas abertas, a Igreja está sempre em caminho para levar aos homens a ‘água viva’ de que têm sede. A Santa escritora e mestra de oração foi ao mesmo tempo fundadora e missionária pelos caminhos da Espanha. A sua experiência mística não a separou do mundo nem das preocupações das pessoas. Pelo contrário, deu-lhe novo impulso e coragem para a ação e para os deveres de cada dia”. (PG)

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A oração é que nos une fraternalmente

Como sempre, na história e em todas as cultura os votos são sinais de concentração e de esperança.Em nosso mundo que está assistindo é um despertar constante de desejos fantásticos, sempre novos e contraditórios, e está se tornando e um supermercado para a satisfação deste desejos, os votos que recorram um compromisso fiel em fumção daforma de vida, não gozam de muita estima. Se não o soubermos encarnar nas respirações do homem e da mulher de hoje aspirações de liberdade, de solidariedade, de felicidade verdadeira jamis serão aceitos.
Num mundo mendicante de sentido, como responde ao dom da vocação?
Homens e mulheres que tomam o Evangelho como um itinerário de discernimento e, pela fé, se consagram a Deus.


Heróis, de fato, são aquelas pessoas que caem, que falham e que têm defeitos, mas que finalmente vencem porque se mantêm fiéis aos seus ideais, suas convicções e aos seus compromissos.
Kevin Costner

Dai-lhe do fruto das suas mãos,
e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.
Provérbios 31:31