terça-feira, 4 de setembro de 2012

PASTORAL DA EDUCAÇÃO

Proposta da Pastoral da Educação para o mês de setembro de 2012
O mês de setembro é o mês da BÍBLIA. A Palavra de Deus é como semente que pode cair no caminho, entre pedras, entre espinhos ou em terra boa (cfr. Mt 13, 1-8.19-23) 
·   Já que nossos alunos, ou são de alguma Igreja Cristã ou não têm nenhuma religião, podemos trabalhar com a Bíblia, o livro mais vendido no mundo.
·    Divulgação da Bíblia, para que cada família cristã possa fazer a leitura dela em casa como alimento espiritual. Sugerir a leitura do evangelho do dia pela família.  
·    Precisa descobrir como podemos saber qual é o texto para cada dia.   Quais igrejas usam isso? Quais são os textos indicados? (cfr. calendários  e agendas)    
·    O testemunho de alguém que tem a Bíblia em casa e a usa pode motivar. Perguntar: “Por que é importante ler a bíblia?”       
·    cada criança de uma turma pode trazer num dia do mês uma frase da Bíblia que gostou. A frase se escreve no início das aulas no quadro, bem em cima, onde ela ficará até o fim das aulas. A criança pode trazer esta frase também escrita num papel que se cola num painel.     
·    O (a) professor (a) de arte pode sugerir aos alunos que confeccionem um cartão ou marca-páginas com uma frase da Bíblia e entreguem esta lembrança a uma pessoa desconhecida. Pode se acrescentar ainda a frase: BÍBLIA EM CASA – SÁUDE DA FAMÍLIA!      
·    Colocar a bíblia em destaque na escola e em casa. Colocar ao lado uma listagem de livros sagrados de outras religiões. 
·    Aprender o manuseio da Bíblia, p. ex. Lc 5, 3-8.12; 7, 12 – 15ª  que significa: Evangelho de São Lucas, capítulo cinco, versículos de três a oito e versículo doze, capítulo sete, versículos de doze a quinze, a primeira frase.  
·    Dramatização de textos Bíblicos    
·    Nas aulas de história e geografia, lembrar alguns aspectos da história do povo de Israel e da geografia do oriente médio.  A situação atual:  Palestina - Israel
·   Nas aulas de português podem ser usados textos Bíblicos.
Dia 7 – Dia da Pátria – Independência – direito humano à autonomia dos povos – vários povos podem unir-se em um estado (por ex. no Brasil existem quase 150 povos com línguas próprias, formando a nação brasileira
Refletir a necessidade de política a serviço da fraternidade nacional e internacional
– uma  tal política é uma colaboração com o projeto do Reino de Deus
 – comparar este projeto de Deus com nossa realidade nacional e internaciona
 – ver a vocação de servir como político
Qual preparo é necessário? Vamos unir-nos ao Grito dos Excluídos que tem como tema: QUEREMOS UM ESTADO A SERVIÇO DA NAÇÃO QUE GARANTA DIREITOS A TODA POPULAÇÃO!  O documento da 5ª Semana Social Brasileira apresenta como avanços nesta direção:
 1. As iniciativas sociais que se propõem construir relações de verdadeira sustentabilidade.
 2. A compreensão do papel civilizatório dos movimentos sociais.
 3. A elaboração de um projeto popular de Brasil a partir das propostas do Bem Viver dos povos indígenas e do Pertencer da cultura afro-brasileira.    
 – No nosso município os conselhos municipais funcionam?  O que eles significam? Seu funcionamento é conteúdo dos debates políticos eleitorais?  
 - Vale a pena fazer uma eleição simulada sem nenhuma identificação com a atual municipal.
4 . Semana do trânsito – última semana do mês de setembro – dia 25/09 é o dia do trânsito. 
-    Prestar atenção nas placas de trânsito (estudar o significado) e nos semáforos  
-  Como devemos comportar-nos no trânsito?  Por quê?
 -   emplacar uma parte da escola e colocar alunos como guardas a controlar a obediência dos colegas, que podem brincar de piloto de moto, aos sinais colocados.
A equipe da  Pastoral da Educação  de Lago da Pedra - MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário