sábado, 2 de maio de 2020

Reflexão sobre a vida Consagrada na Pequena Família Franciscana

Estudo e retiro mensal da Fraternidade Frei Ireneo Mazotti - Bacabal MA.
Estudo dia 2/5 Tema: Os Justos e os Impios além das aparências Livro de Sabedoria Cap 3

Iniciar com a leitura do livro Eu Exulta em Deus meu Salvador:  pg _ 110 e 111
Vincenza fala da Eucaristia como vida. Ela às vezes, deixava transparecer algumas experiências suas sobre a Eucaristia. Provavelmente foi depois de uma comunhão que Vincenza inspirada a escrever as seguintes confidências às irmãs da PFF:. 
"Caríssimas, lhes falo com uma paz profunda, com vida plena, que perpassam meu ser. O Corpo e o Sangue de Cristo nutriram, assimilando minha carne, o meu sague, Cristo Senhor vive em mim. A força vital de sua Humanidade Divina vive no mundo atraí a si todos os corações." 195

Apesar de impossibilidade de receber a eucaristia, Vincenza vive sua comunhão espiritual em atitude de adoração e de participação na vida trinitária. Escreve: 
"O coração Eucarístico de Jesus, apesar de longe, no tabernáculo, me dá vida, vida intensa, nova vida que aumenta com o amor e dor para e levar as almas a adoração, ao amor da Trindade Santíssima. Amor, vida. A alma abismada em Jesus suplica graça, graça para as almas; adorar o Pai, a Trindade Santíssima incessantemente operando com participação da alma na união com as Três Pessoas Divinas das quais procedem o Amor e a Vida para Humanidade" 196 

Refletir sobre Tema: Os justos e os Ímpios 1. Estou consciente que a prova se torna fecunda ao ocorrer um momento em que aquela situação objetiva é encarada em obediência a Deus, no relacionamento com Deus, no acolhimento da vocação à Vida que vem Dele?

2. Entendo que a recusa daquilo que acontece é a recusa em aceitar a revelação do Mistério de Deus, querer fazer as contas com a paternidade de Deus que se revela?

3. Os ímpios se denunciam, se acusam, se condenam por si mesmos, porém.  Sempre e só deles mesmo, se compadecem. A impiedade é sem comunhão.

 4. Estou consciente que a escuta da Palavra que é a prerrogativa do justo é o fundamento da comunhão? E que na realidade, a alternativa entre justos e ímpios é comunhão e solidão?

Dia 3/5 Tema do retiro - O Chamado ao Absoluto de Deus - Só Deus é Bom -Fil 3,1-16 É Lc 12,22-34.
Pensar um pouco:Minha fé e confiança em Deus se revelam nas atitudes diárias na busca de fraternidade pela graça da Consagração na PFF. Sou consagrada com a missão de amar na realidade batismal. Venho do AMOR para amar e retornar ao AMOR.  

1. Faço memória da própria história na ótica da Consagração.  Sinto novamente, o chamado de Deus e qual a minha resposta?

2.  retomo os valores e atitudes que pautam minha existência na busca do Tesouro? 

3. Saboreio a alegria de ser consagrada e a possibilidade de cada dia poder viver a minha vocação e a missão?                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário