terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Relarório do CEE em Bacabal - MA


Instituto Secular Pequena Família Franciscana
Região Nordeste – Brasil
Relatório da visita à Fraternidade Frei Ireneo Mazzotti
Bacabal – Maranhão

Não fostes vós que me escolhestes,
mas fui eu que vos escolhi...
para que produzais frutos.” ( Jo, 15, 16)

No dia 07 de Janeiro do ano de 2014 cheguei à Bacabal – MA. Fui direto para o Convento Nossa Senhora dos Anjos, onde estavam reunidas as irmãs: Maria José Barreto, Dézia, Maria dos Santos, Maria das Graças, Edite de Castro e Vanilúcia, ambas da Fraternidade Frei Ireneo Mazzotti. Elas estavam vivenciando o Curso de Exercícios Espirituais que havia começado no dia 03 com o término previsto para o dia 08.
O C.E.E aconteceu lá devido à distância de Bacabal para Recife e ao fato das irmãs serem idosas. Os últimos momentos do retiro que pude vivenciar foram bastante proveitosos, pois ao chegar fui muito bem acolhida pelas irmãs. Fiquei muito feliz também, porque pude conhecer um pouco mais acerca da realidade delas, no que se refere às alegrias, dificuldades, entre outras questões. Percebi que essas dificuldades são semelhantes às das outras fraternidades pertencentes ao Grupo Santa Clara.
Cheguei ao final da tarde, mas ainda participei dos últimos momentos do retiro, em que cada irmã avaliou e apresentou propostas para a caminhada do ano de 2014. Comemoramos o aniversário de Maria das Graças que no dia acima referido à noite com um bolo muito especial. 
 
No domingo, dia 08 pela manhã, houve a Celebração Eucarística presidida pelo Frei Antônio, na qual as irmãs: Maria dos Santos, Maria das Graças, Edite de Castro e Vanilúcia renovaram os votos. 
 
Após, foi entregue o cronograma e cada falou sobre sua participação na fraternidade, elas falaram também sobre suas dificuldades que, em alguns casos, é a distância até o local do encontro, pois algumas são de outras cidades. Em seguida elas se comprometeram em contribuir para o bom êxito da caminhada da fraternidade. Depois desse momento de escutar a fraternidade, falei sobre a necessidade de permanecer unidas para continuar firme na caminhada, sobre a importância da participação assídua nos encontros para fortalecer a vocação e por fim falei sobre a necessidade de assumir os compromissos com o Instituto no que diz respeito aos cargos,
 
ressaltando a importância de partilhar e assumir trabalhos na fraternidade, para que algumas irmãs não fiquem sobrecarregadas.
Fiquei em Bacabal até o dia 08, durante esses dias visitei as irmãs: Ivonete, Graça, Maria dos Santos e Olindina, já é idosa e com problemas de saúde que não permitem sua participação nos encontros. Fui junto com Barreto duas vezes na casa de Olindina e em uma dessas visitas, nós rezamos a véspera com ela.
Para mim foi muito gratificante esses momentos que vivenciei em Bacabal e posso dizer junto com São Francisco: “O Senhor me deu irmãos” no meu caso foram as minhas queridas irmãs da Pequena Família Franciscana. Bacabal, 12 de Janeiro de 2014.

Liliane Alves da Silva
Chefe do Grupo Santa Clara



Nenhum comentário:

Postar um comentário