domingo, 10 de março de 2013

Encontro para responsável pela formaçõa PFF



Aos dias oito a dez de março de dois mil e treze, na Casa Santa Clara, reuniram-se as irmãs do Conselho Regional Nordeste, Chefes de Grupo, Guias de Formação e Delegadas das Fraternidades, convocadas pela Conselheira Central Dolores Margarida Ferreira. Estavam presentes:
Maria José Barreto, Maria Marcília dos Santos, Denize Santiago da Silva, Denise dos Santos, Maria Serafim de Almeida, Jeane Coutinho, Maria das Dores do Nascimento, Maria Luzia dos Santos, Marly Jesus de Almeida, Liliane Alves da Silva, Vládia Érica do Nascimento Silva, Maria Raquel de Queiroz Neta e Maria do Carmo da Silva e a Conselheira Central Dolores Margarida Ferreira.
Foi explicado o objetivo do encontro baseado no texto de Vincenza Stroppa cujo título é “Trindade Santa Deus é amor”, a partir do qual foram feitos reflexão e questionamentos como: Qual a minha dificuldade em acolher o outro? Como é minha relação com as irmãs da fraternidade, do Grupo e do Regional? Encerramos esse momento com adoração ao Santíssimo.
No dia seguinte iniciamos com uma dinâmica de conhecimento de si e do outro que revelou amor, paciência e compreensão fraterna e a necessidade de se saber escutar. A carta de Assunta foi trabalhada em grupos, destacando-se frases consideradas mais importantes. Além disso, cada grupo ficou responsável por recortar partes do corpo a bel prazer, Cada grupo recortou uma parte e, ao final, foi montado o corpo humano bem  desproporcional. Houve partilha, mostrando o que acontece quando não há planejamento nem comunicação entre as irmãs da fraternidade. Depois desse momento foi iniciado o estudo do texto escrito por Frei Marino sobre o Evangelho de Marcos, capítulo oito, versículos vinte e dois a vinte e seis, relacionando-o à educação humana, cristã e carismática. E os textos “Governar em um tempo de mudança”, “Decálogo do “bom governo” e “Considerações sobre funções dos Conselhos”. Dia dez concluiu-se o estudo com o  processo formativo e levantamos ações que devemos realizar para que a Formação seja eficaz em todas as etapas da vida no Instituto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário