domingo, 10 de março de 2013

Fotos das irmã Responsáveis pela Formação



















Encontro para responsável pela formaçõa PFF



Aos dias oito a dez de março de dois mil e treze, na Casa Santa Clara, reuniram-se as irmãs do Conselho Regional Nordeste, Chefes de Grupo, Guias de Formação e Delegadas das Fraternidades, convocadas pela Conselheira Central Dolores Margarida Ferreira. Estavam presentes:
Maria José Barreto, Maria Marcília dos Santos, Denize Santiago da Silva, Denise dos Santos, Maria Serafim de Almeida, Jeane Coutinho, Maria das Dores do Nascimento, Maria Luzia dos Santos, Marly Jesus de Almeida, Liliane Alves da Silva, Vládia Érica do Nascimento Silva, Maria Raquel de Queiroz Neta e Maria do Carmo da Silva e a Conselheira Central Dolores Margarida Ferreira.
Foi explicado o objetivo do encontro baseado no texto de Vincenza Stroppa cujo título é “Trindade Santa Deus é amor”, a partir do qual foram feitos reflexão e questionamentos como: Qual a minha dificuldade em acolher o outro? Como é minha relação com as irmãs da fraternidade, do Grupo e do Regional? Encerramos esse momento com adoração ao Santíssimo.
No dia seguinte iniciamos com uma dinâmica de conhecimento de si e do outro que revelou amor, paciência e compreensão fraterna e a necessidade de se saber escutar. A carta de Assunta foi trabalhada em grupos, destacando-se frases consideradas mais importantes. Além disso, cada grupo ficou responsável por recortar partes do corpo a bel prazer, Cada grupo recortou uma parte e, ao final, foi montado o corpo humano bem  desproporcional. Houve partilha, mostrando o que acontece quando não há planejamento nem comunicação entre as irmãs da fraternidade. Depois desse momento foi iniciado o estudo do texto escrito por Frei Marino sobre o Evangelho de Marcos, capítulo oito, versículos vinte e dois a vinte e seis, relacionando-o à educação humana, cristã e carismática. E os textos “Governar em um tempo de mudança”, “Decálogo do “bom governo” e “Considerações sobre funções dos Conselhos”. Dia dez concluiu-se o estudo com o  processo formativo e levantamos ações que devemos realizar para que a Formação seja eficaz em todas as etapas da vida no Instituto.  

quarta-feira, 6 de março de 2013

Tempo para Deus


Quando Deus tira algo de seu alcance. Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor.
Concentre-se nesta frase...

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo." 
 

Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha família em nome de Jesus... AMÉM.

terça-feira, 5 de março de 2013

Assuma as rédeas de sua vida


Autor: Desconhecido
Grande parte da humanidade parece viver em piloto automático. Nasce, recebe uma educação padronizada de acordo com a cultura da região, cresce tomando o mesmo caminho de seus semelhantes, o caminho considerado "normal" por sua sociedade. Toma decisões baseadas no senso comum, tem suas crenças e valores "ditadas" por algo exterior, a sociedade, a cultura, a família, a religião...
    
Poucos param para refletir se a forma como levam a vida realmente os satisfaz, o se o que fazem, pensam, acreditam é simplesmente um "padrão", algo comum a todos dentro do mesmo grupo social, algo tido como convencional, tradicional. Não há nada especificamente de errado com a "forma convencional de se viver", o problema em si é que a grande maioria das pessoas não se adapta à ela; isto porque não existe uma forma correta de se viver, de se tomar decisões, enfim, é impossível rotular o que todos devem fazer, pensar ou acreditar. Essa é a principal causa de depressão ou qualquer problema de inadequação social.

Em determinada fase da vida, um indivíduo se encontra com ele mesmo, e ao ouvir sua própria voz, e refletir sobre seus passos e decisões ao longo do caminho, chega à conclusão de que não é feliz. De que durante toda a sua vida fez o que os outros queriam que fizesse ou o que "era certo fazer". Olhando no espelho, não se reconhece, sua autenticidade acabou se perdendo em meio à tantas influências externas. Acabou não se tornando a pessoa que um dia quis ser. Acabou não realizando nenhum de seus sonhos. É um estranho a imagem que vê refletida no espelho.

Neste momento, sente todo o peso do mundo em suas costas. O peso da decepção, do fracasso, da desilusão. Não há mais auto-estima, não há mais esperança de que um dia seus sonhos venham a se realizar, pois não há mais tempo, não há mais coragem, a vida já passou e levou as oportunidades.

No momento do encontro de um homem com ele mesmo é que a verdade vêm à tona. A vida precisa ser vivida de dentro para fora.
- - - - - -
Muitas vezes não refletimos em como está nossa vida, em que ela poderia mudar, aonde poderíamos chegar. Nos conformamos com nossa zona de conforto e só tomamos uma atitude quando somos pegos de surpresa.
Nós somos responsáveis pela nossa vida, não devemos esperar que os outros nos guiem ou que os outros digam o que devemos fazer ou onde devemos chegar.
Agir certo e dentro dos princípios que acreditamos faz com que tenhamos energia para superar as pequenas ou grandes decepções que acontecem conosco quer seja em nossa vida profissional, social ou familiar.
Uma derrota hoje ou uma decepção criada por uma ideia contraria da sua não é motivo para que você desista de seus ideais ou de suas ideias, isso deve ser, a mola propulsora para você mudar o que acha de errado na sociedade em que você vive.

Reflita sobre isso!
Se te mostrares fraco no dia da angústia,
é que a tua força é pequena.
Provérbios 24:10