quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fotos do encontro de formação

Trabalho de grupo
Os 10 passos da leitura orante
Palavra franquiada

Estudo

Formadoras Região Nordeste
Fraternidade Santa Clara

Olinda PE

Lampeão, Barreto e Maria Bonita

Dolores, maria Bonita e Lampeão

Dolores e São Pedro

Barreto e São Pedro

Visita à irmã Arruda

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Rosário dedicado a Antonietta Lesino 11/10/2011 a 11/10/2012


Introdução:
Neste ano recitemos este Rosario, pessoalmente ou em grupo, para fazer memória à vida, e as virtudes da serva de Deus Antonietta Lesino, como também para dar graças a Deus, pelo dom de nossa santa vocação, de batizados e de consagradas na Pequena Família Franciscana. Queremos fazê-lo através das palavras de São Paulo, de Antonieta Lesino e de Santa Clara.
Frei Ireneo, do céu roga a Jesus, para que a nossa consagração seja a mais bela plantinha de nosso batismo. “Ó Jesus te recomendo todas as minhas pupilas, concedei-lhes todas as graças desejadas, especialmente a graça da perseverança final em sua bela e santa vocação”. (VB-428)

1 - Oremos pelo Dom da nossa Vocação e para que o Senhor conceda a nossa Família, numerosas e santas vocações.

Leitura Bíblica: - “Eu, prisioneiro no Senhor, exorto-vos, portanto, a comportar-vos de maneira digna, da vocação que recebestes”      ( Ef. 4,1 )
 “Agradeçamos ao Deus de nossa vocação, nos chamou a uma vida de consagração, maior deve ser a nossa correspondência. Devemos ser muito generosas diante dele, correspondendo sempre sem cansar”. (Antonietta Lesino)

       “Entre tantos outros benefícios que temos recebido a cada dia, de nosso Deus, o Pai das Misericordias, pelos quais, somos agradecidas e rendemos gloriosas e vivas ações de graças, e quanto mais perfeita for nossa ação de graças, tanto mais somos comprometidas com Ele. Grande é o Deus de nossa vocação, por isso o apóstolo adverte: “Conhece bem sua Vocação”                  (Santa Clara FF - 2823)            
         01 PAI NOSSO, 10 AVE MARIA, GLÓRIA.

2 – Oremos para que nos disponhamos a Escutar e Acolher em cada dia a Palavra de Deus com ouvidos atentos e coração puro.

       “Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, a Boa Nova de vossa salvação, nele acreditastes e recebestes a marca do Espirito Santo prometido, que é a garantia da nossa herança até o resgate completo e definitivo para o louvor de sua glória”.  (Ef. 1, 13 -14)
                                                                                                                    
         “Vós quisestes que todos sentissem o desejo de instruir-se grandemente na Fé”. (Antonietta Lesino)                     

         “Encoste teus ouvidos ante o Espelho da eternidade, encoste tua alma no esplendor da glória, encoste teu coração, naquele que é a imagem do divino sustento, e transformai-vos inteiramente, por meio da contemplação da imagem de sua divindade”. (Santa Clara FF 2888).                         
01 PAI NOSSO, 10 AVE MARIA, GLÓRIA 

3 - Oremos para que cada uma de nós se empenhe em configurar-se a Cristo, vivendo em íntima união com a Trindade Santíssima.
       “Vivendo segundo a verdade no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo que é a cabeça, é dele que o corpo todo recebe coesão e harmonia, mediante toda sorte de articulações, e assim realiza o seu crescimento, construindo-se no amor, graças a atuação devida de cada membro”. (Ef 4, 15-16 )

          “E eu devo diminuir para que Jesus cresça em mim, e tome posse de minha alma”. (Antonietta Lesino)

          “Sem conceder qualquer olhar às seduções deste mundo falaz e turbulento, com cegas tendências a armadilhas, que nos atacam o coração, com todo teu ser, ama aquele que por amor a ti, deu sua própria vida”. (Santa Clara FF 2889).
01 PAI NOSSO, 10 AVE MARIA, GLÓRIA.

4 - Oremos para que se cumpra em cada uma de nós, a vontade de Deus, nas diversas situações da vida.

      “Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus, o qual se humilhou fazendo-se obediente até a morte  e morte de cruz”. ( Fl 2, 5 e 8 ).
       “Ó Senhor, eu não vos peço nada, nem saúde, nem doença, nem vida nem morte, mas que disponhais de minha saúde, e da minha doença, de minha vida, e da minha morte, pela vossa glória, pela minha salvação e pela utilidade da Igreja”. (Antonietta Lesino).


      “Se com Ele sofreis, com Ele reinareis. Se com Ele chorais, com Ele gozareis. Se com Ele morreis sob a cruz da tribulação, possuireis com Ele a celeste morada  dos Santos. E o teu nome será escrito no livro da vida, e se tornará célebre entre os homens”. (Santa Clara FF 2880).
01 PAI NOSSO, 10 AVE MARIA, GLÓRIA.

5. Oremos para que sejamos construtores de paz, e verdadeiros pobres de Espírito.

      “ Exorto-vos com toda humildade e mansidão, e com paciência suportai-vos uns aos outros no amor, solícitos em guardar a unidade do Espírito, pelo vínculo da paz”. (Ef. 4 , 2-3)

      “A Paz: fazer sempre o meu dever o de guardar silêncio. Sempre feliz de imitar Jesus”. (Antonietta Lesino)

      “Sejamos no entanto solícitas em conservar, sempre e reciprocamente a mútua caridade que é a plenitude da perfeição”. (Santa Clara FF 2810).    
             
01 PAI NOSSO, 10 AVE MARIA, GLÓRIA.

¨Oremos pelo Papa e pela Igreja. 
¨Salve Rainha.
¨Ladainha. 


¨ Oração Final: Pai Santo e Misericordioso que te compadeces dos humildes e realizas neles, por meio do teu Santo Espírito, as maravilhas de tua vocação, contemplando a inocencia da Virgem Maria, dai-nos um coração simples e puro, que saiba acolher sem hesitação os sinais de tua vontade, para sermos testemunhas de teu amor,                                               assim como foi Antonietta Lesino.        Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

‘P.Ireneo já nos recomendou em uma circular de 1969: “ …e nós rezamos a ela? Recordai-vos, filhas minhas em Cristo, que agora está, sobretudo, a nós colocar sobre os altares a nossa Serva de Deus!” ( V.B. 440 )’

Precisa promover o aspecto devocional das duas Causas (P.Ireneo e Antonietta), além daquele histórico-teológico que é de competência da Postulação e da Congregação, com os meios clássicos da devoção: imagens, depliant, orações, novenas etc. Quando nas famílias se apresenta qualquer situação de sofrimento não precisa hesitar a propor, entre todos os remédios, também a oração de cura pela intercessão dos dois Servos de Deus. Isto, tecnicamente, é aquilo que se chama o promover a ‘FAMA DE SANTIDADE’, que poderia diminuir com o tempo e com as novas gerações.
Sem milagre não há beatificação! “De resto as Causas não se baseiam pelo reconhecimento das virtudes, mas para chegar à santidade Canonizada pelos candidatos.”.
Postulador Geral para as Causas dos Santos Franciscanos, P. Giovangiuseppe Califano Ofm
                                       ******
Quem alcançar graças pela intercessão da Serva de Deus ANTONIETTA LESINO, favor comunicar-se com :
 Istituto Secolare Piccola Famiglia Francescana
Sede:Cenacolo Francescano «M. Assunta »
25050 Ome ( BS ) ITALIA

Documento enviado por Dolores

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Encontro de formação na Fraternidade Trindade Santa - Paulo Afonso


Dia 12 de fevereiro de 2012 em Paulo Afonso na casa da Irmã Maria Catarina Menino da Silva situada a Rua Monsenhor Magalhães 261 – Centro – CEP 48602-000 Paulo Afonso – BA, Telefone: 75 91560697. Reuniu-se as irmãs: 
Eva Araújo, Ednaura Santos, Isaura Felix, Josefa Barbosa, Maria Catarina Menino da Silva, Maria de Fátima Rocha, Jeane Coutinho e Maria José Barreto. Para tratarmos de assunto sobre a fraternidade e a formação. A presidente Jeane Coutinho falou sobre as visitas ás fraternidades para 2012. Como andam as fraternidades e se propôs de visitar todas elas com o objetivo de ver  suas dificuldades e procurar soluções para os problemas encontrados. 
A Catarina falou sobre o local para os nossos encontros que já está  providenciado para um dos salões da Paróquia do Perpétuo Socorro.Outro assunto tratado foi o do encontro que as irmãs tiveram no dia 08/ 02 com o Sr Bispo Dom Guido , para se apresentarem como PFF, a ver a possibilidade de um Assistente para a Fraternidade. Este encontro foi de grande proveito para a PFF. Em seguida a formadora Regional, Maria José Barreto, apresentou a programação para o ano de 2012, que foi analisando item por item e aprovado por todas. 
Em seguida foi falado sobre o tema do estudo do CEE, que será sobre Antonieta de Lesino, ficando cada fraternidade responsável por um sub tema:
1 ) Infância e adolescência -   Fraternidade Judith Bomfim.
2 ) Milícia de São Francisco – Fraternidade Santa Maria dos Anjos.
3) No Cenáculo de Ome -  Fraternidade Frei  Jorge Rothaus.
4) Virtudes Heróicas – Frei Irineo Mazzotti –
5 ) A última Oferta – Fraternidade Trindade Santa.
6) A resposta do céu – Fraternidade Santa Clara.
Dando continuidade foi feita uma dinâmica de quebra cabeças, onde cada peça continha uma mensagem para reflexão sobre como viver em fraternidade.
Prosseguindo o encontro, foi feita a leitura do texto: Maria passa na frente, para introdução do estudo, sobre os pobres na experiência de Francisco e Clara. Encerramos o encontro com a avaliação em que todas as irmãs avaliou de forma positiva e gratificante, tanto  os temas quanto a metodologia aplicada. Paulo Afonso, 12 de fevereiro de 2012
Responsável pela formação: Maria José Barreto

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Encontro de formação em Maceió de 08 a 10/02/2012

Encontro com as irmãs da Fraternidade Antonieta de Lesino –Aracaju,  que moram em Maceió.
Dia 08/02 revisão dos temas de Estudo para 2012 e seleção de material de pesquisa a ser usado a cada mês.

Dia 09/02 foi feito o estudo  mensal com o tema: os pobres a exemplo de Francisco e Clara – 1º Celano,  capítulo XXVIII – 76 página 233 ou  249
2º Celano, Caridade e compaixão para com os pobres.  E Capítulo CLV – 204 página 431 1º edição  ou  427 2ª edição – as Senhoras Pobres. Como queria, que os frades as tratassem.

Conclui-se que,  Francisco sofria muito ao ver um pobre sendo maltratado e se algum dos irmãos chegassem a humilhar  ou falasse alguma palavra de maldição a qualquer criatura, ele repreendia fazendo com que se despisse diante do pobre, pedisse perdão. Já em 2ª  Celano Francisco queria que os irmãos tratassem as senhoras pobres  com  amor  e perfeição sempre auxiliando e aconselhando.  Francisco prometeu firmemente prestar sempre  a elas e as outras que professaram a pobreza em semelhante modo de vida .

Dia 10/02 foi selecionado  o material de estudo para a simpatizante: Maria Regia dos Santos, ficando assim determinado: mês de março o Vida de família 04/2008 página 08 a 10 – recapitulação dos 65 anos de Frei Ireneo Mazzotti em 1952.
Abril ficou as experiências de Vincenzza  Stroppa aos seus 80 anos em 1973 - Vida de família 04/2008 página  10 a 14.
Maio, Vida de família 04/2010 página 08 a 10 com o tema:  Vida de União com Deus.
Estavam presentes:
Roseane de Lima, Maria Cícera de Meneses e Maria Regia dos Santos
Responsável pela formação: Maria José Barreto

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Visita a Fraternidade Judite Bomfim - Lagoa Seca - PB

Dia 05 de fevereiro de 2012, na Casa Santa Inês conteceu o encontro   de formação com a presença da Responsável pela Formação:
         Maria José Barreto - Região Nordeste - Brasil.


                                                      Estavam presentes as irmãs: 
Maria das Dores do Nascimento, Marlene Rosendo Soares, Maria das Dores de Oliveira, Maria Serafim de Almeida, Rossana Gomes de Moura Lima, Maria Raquel de Queiroz Neta, Luzia Rodrigues Ibiapina, Creuza Cavalcante Pires e Vládia Érica do Nascimento Silva.
Iniciamos o retiro com a Celebração Eucarística no Convento Santo  Antonio   "Ipuarana" onde encontramos o Assistente da Fraternidade Frei Fernandes  OFM que nos recebeu com muita dedicação justificando não poder   participar conosco por estar dirigindo outro encontro.




O estudo teve início com a Liturgia das Horas,  leitura dirigida de maneira reflexiva a fim de ser compreendido os textos de aprofundamento: Pobreza no falar e Como viver em fraternidade. A leitura foi bem participativas dando possíbilidade as irmãs falar, ouvir e sentir o que o autor quis nos revelar.

Logo após houve o deserto seguido da leitura do Evangelho Lc 2,19-21. Prosseguindo com uma dinâmica: em que todas tiveram oportunidade  de se expressar com liberdade e igualdade.
O encontro foi encerrado com as vesperas na casa da irmã Barbara de Lucena que não pode mais participar do encontro na fraternidade. Ela lovou e agradeceu a Deus por ser Pequena Família Franciscana e as irmãs que sempre se lembrando de visitá-la.

Lagoa Seca, 05/02/2012
                                                     Maria José Barreto













segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Encontro de formação - Fraternidade Frei Jorge Rotthaus - João Pessoa - PB

Visita as irmãs enfermas da Fraternidade Frei Jorge Rotthaus em João Pessoa - PB
Cleonice Martins de Sousa, alegrou-se muito com a visita e falou de sua situação, e reconhece o valor da presença da fraternidade nos momentos mais divícil da vida, pois, está provisóriamente ausente aos encontros por recomendação médica.


 Maria de Lourdes Cunha Lima não está acamada, mas se encontra sem motivação de comparecer aos encontros da fraternidade por viver muito debilitada por causa da idade e problemas de saúde.


               


 Odília Mendonça que está em estado de coma há mais de 4 anos, está sendo cuidada por uma senhora que cuida dela com muito carinho e dedicação


As demais irmãs: Antonia Fernandes, Denise dos Santos, Luiza Telles da Silva, Maria da penha Fernandes de Souza e Maria Tereza Francisca, compareceram ao encontro em que foi  relatados as experiências positivas da fraternidade e os temas estudados  nos encontros.
Foi entregue o material dos estudos e toda programação para o ano 2012, inclusivél o tema do estudo do Curso de Exercício Espiritual e orientação sobre a bibliografia dos temas relacionado materiais do institudo e francisclariano.

Luiza Telles como sempre, não deixa de contribuir com materiais de formação e aprofundamento na espiritualidade visando o bom andamento do Instituto Secular Pequena Família Franciscana e formação das irmãs.

João Pessoa 04 de fevereiro de 2012.                                             Maria José Barreto

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fraternidade Maria Tereza Costa – Natal –RN 01 a 03 / 02 / 2012

Visita da responsável pela formação:  Maria José Barreto
Região Nordeste - Brasil - Fraternidade Maria Tereza Costa 
Natal –RN - 01 a 03 / 02 / 2012


Dia  01/02/2012 participação da Santa Missa na Igreja de Santo Agustinho, Celebrada pelo Monsenhor Lucas Batista Neto. No dia 02 iniciamos o estudo de formação no Convento Santo Antonio em que foram debatidos vários temas: Como viver em fraternidade sempre intercalando com a oração reflexiva em agradecimento a Deus por Frei Ireneo, Vincenzza e Antonieta Lesino, pois. o importante é lutar juntas, não abandonar ninguém. Isso cria uma sociedade, isto cria um espírito de companheirismos.  
                                                                                     As pessoas vivem juntas:
Uma por todas  e  todas  por  uma. Como quer nossos fundadores:   Frei Ireneo e Vincenzza Stroppa. Foi lido o texto: Mistério da Fraternidade, levando em conta os ensinamentos de Frei Ireneo Mazzotti, Vincenzza Stropa e Francisco de Assis.
As 11:30 horas participamos da Celebração da Santa Missa seguida da Adoração do Santíssimo presidida pelo Frei Francisco Xavier, assistente da Fraternidade.
As 14:30 continuamos os estudos. No dia 03 foi entregue todo material do estudo, encerrando com a Santa Missa seguida da benção de São Braz.
O encontro foi muito proveitoso, pois, os temas abordados favoreceram a reflexão e a tomada de decisão para viver em fraternidade como verdadeiras irmãs.  

Conclui-se que: a  fraternidade  não  pode  ser  um  local  sem  vida.  Deve entre os irmãos borbulhar sempre o anseio de se construir um mundo de irmãos. E é necessário sempre lembrar que a comunhão fraterna antes de ser instrumento de uma determinada missão,  é  um espaço  teológico onde  se  pode  fazer  a  experiência  da presença  mística  do  Cristo  ressuscitado.
                                                                                             
                                                                                                    Natal, 03/02/2012 
                                                                        Maria José Barreto                                    
                                                                    Responsável pela Formação