quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mistérios Missionários


Terço Missionário


O Terço Missionário é uma oração simples e as suas contas têm cinco cores. Cada dezena tem a cor do continente que representa. O verde evoca as florestas cheias de vida e de mistério da África. A vermelha lembra a América, casa das lendárias tribos de peles-vermelhas e cor da terra. A branca representa a Europa dos povos pálidos. A azul leva-nos à Oceania, o continente das ilhas incontáveis semeadas nas águas azuis do Pacífico. A amarela lembra-nos a Ásia, estância das pessoas de tez amarelada e olhos puxados.
Façamos juntos esta oração: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário. Pela intercessão da tua e nossa querida mãe Maria. Abençoa e protege a todos que trabalham nas missões. Pedimos também que inspires a nossa Igreja para que se torne cada vez mais missionária e discípula de Cristo.
Rezemos um Creio em Deus Pai, um Pai Nosso e três Ave-Marias pela Evangelização na Amazônia, terra constante e contínua de missão.

1º Mistério: A cor verde – Nesta primeira dezena do terço, rezemos pela África, terra das verdes florestas e a cor sagrada dos muçulmanos. É a terra mãe dos negros, e mãe de nossos antepassados irmãos brasileiros que foram escravizados. O povo da África está sofrendo terrivelmente pela miséria, fome, doenças e guerras entre as tribos. Está sofrendo hoje pela exploração da nação branca.
Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...
2º Mistério: A cor Vermelha - Nesta Segunda dezena, rezemos pelas Américas. É a terra-mãe dos índios, terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Terra de muitos mártires. Peçamos a Maria luzes para que sejam encontradas formas mais apropriadas para anunciar o Evangelho às diferentes raças deste continente e para que haja mais justiça social.
Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...
3º Mistério: A cor Branca - Nesta terceira dezena, rezemos pela Europa. Deste continente vieram muitos dos nossos antepassados. Rezemos pelo Papa vigário de Cristo, pela Igreja que se converta e para que os católicos europeus assumam novamente suas responsabilidades na evangelização do mundo. Rezemos pela re-evangelização deste “povo branco”.
Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...
4º Mistério: A cor Azul - Nesta Quarta dezena, rezemos pela Oceania, o continente formado por milhares de ilhas num mar imensamente azul. Rezemos para que no mundo haja respeito, fraternidade e diálogo entre os cristãos e não-cristãos. Que Maria com seu manto azul-sagrado proteja a todos os povos e cristãos em missão.
Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...
5º Mistério: A cor Amarela - Nesta última dezena, rezemos pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões, terra do sol nascente. Neste continente encontra-se mais da metade da população do planeta, mas pouquíssimos são católicos. O nosso pensamento e a nossa oração vão também a todas as pessoas que consagraram sua vida para o anúncio da Boa Nova nos cinco continentes.   
                                                                                                                                         Pai-Nosso...Ave-Maria...Glória ao Pai...Final: Salve-Rainha...

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O que é vocação



"Aquele que se cansa                                            
de semear não poderá alegrar-se
com a colheita"
Santo Agostinho
Você semeia para fazer sua vocação brotar?
Se ela já nasceu, você está cuidando bem dela?

  
Para ir direto ao assunto, vocação é um chamado de Deus para viver a santidade de um modo específico em nossa vida. Vocação náo é uma carreira, não é algo que você faz; vocação é aquilo que você é.

Os batizados são chamados a serem santos como pessoas solteiras ou casadas, irmãos ou irmãs consagrados, diáconos, sacerdotes ou bispos. Não importa a profissão que cada um tenha, ele ou ela é chamado(a) a estar em comunhão com Deus e assim buscar a santidade.

Cada um de nós tem um sonho:

"Que devo fazer com minha vida adulta?"

Quando somos criança, o sonho de nossa vida tem a qualidade de uma vaga visão e geralmente emerge durante nossos anos de adolescência.

A maior parte de nós toma consciência de que mudança e revolução na vida produz um chão fértil para entender e valorizar o lugar do sonho em nossa vida.

Como vou alcançar este sonho?

Todos os cristãos tem uma 'vocação' na vida.

A palavra 'vocação' vem da palavra Latina 'vocare' e significa "chamar". Algumas pessoas são chamadas por Deus para se casarem, outras para ficarem solteiras. É o mesmo mistério tanto para a vida religiosa como para os que se apaixonam. Existe algo em nosso coração que nós não sabemos explicar.

Não espere Deus dar um tapinha nos seus ombros e dizer:

"Você vai ser um (uma) ___________!".

A conscientização deste chamado virá em tempos diferentes da vida e de diferentes modos. Pode vir de algo que você leu, de um acontecimento na vida, por meio de uma pessoa que você conheceu ou já conhecia.

O chamado de Deus só pode ser ouvido quando você está em sintonia com Deus. E é uma conscientização crescente que você passe sua vida como um (uma) _____________ dedicado(a) a Deus e a Seu povo. É isso que vai fazer você feliz.

Não são todas as pessoas que vão ser chamadas para a Vida Religiosa. Se você pensa que é, pelo menos vale a pena explorar.  

Pense sobre isso, reze sobre isso.

Vocação à existência-À vida



Foi o primeiro momento forte em que Deus manifestou todo o seu amor a cada um de nós. Deus nos amou e nos quis participantes de seu projeto de criação como coordenadores responsáveis por tudo o que existe. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. A vida é a grande vocação. Deus chama para a vida, e Jesus afirma que veio para que todos a tenham em abundância. (Jo 10,10)

Vocação humana - Ser gente, ser pessoa
Foi nos dada a condição da "liberdade dos filhos de Deus", inteligência e vontade. Estabelecemos uma comunhão com o Criador e, nessa atitude dialogai, somos pessoas. A pessoa aprende a conviver, a dialogar, enfim, a se relacionar. Todos têm direitos e deveres recíprocos.
Infelizmente, a obra-prima do Criador anda muito desprezada: enquanto uns têm condições e oportunidades, outros vivem na miséria, sem condições básicas para ressaltar a dignidade com que foram constituídos. No mundo da exclusão acontece a "desumanização"'e pode-se perder a condição de pessoa humana.

Vocação cristã - Vocação de filho, de batizado
Todo batizado recebeu a graça de fazer parte do povo eleito por Deus, de sua Igreja. Através da vocação cristã, somos chamados à santidade, vocação à perfeição, recebendo a mesma fé pela justiça de Deus. Fomos, portanto, eleitos e chamados pessoalmente por Cristo para ser, como cristãos, testemunhas e seguidores do Mestre Jesus. Chamados â fé pelo batismo, a pessoa humana foi qualificada de outra forma. Assim todos fazem parte do "reino de sacerdotes, profetas e reis". (1 Pd 2,9)

Toda pessoa batizada tornou-se um seguidor de Cristo, participante de uma comunidade de fé que pode ser chamada para participar da obra de Deus, como membro de sua Igreja, seguindo caminhos diferentes:

Vocação laical (no matrimônio /no celibato / solteiro - apóstolo)
l Assim todo cristão solteiro ou casado, batizado em Cristo, tornando-' se membro da sua Igreja, é convocado a ser apóstolo, anunciador do l Reino de Deus, exercendo funções temporais. O leigo vive na l secularidade e exerce sua missão insubstituível nos ofícios e trabalhos l deste mundo. O Concilio Vaticano II sublinhou que a vocação e a missão l do leigo "contribuem para a santificação do mundo, como fermento na \ massa'. (LG31)

Vocação ao ministério ordenado (diácono, padre e bispo)
É uma vocação de carisma particular, é graça, mas passa pela mediação da Igreja particular, pois as vocações são destinadas à Igreja. Acontece num acompanhamento sistemático, amadurecendo as motivações reais da opção. O ministro ordenado preside e coordena os serviços da comunidade. Por intermédio dos sacramentos, celebra a presença de Deus no meio do seu povo. O presbítero é enviado a pastorear e animar a comunidade. Ele é o bom pastor que guia, alimenta, defende e conhece as ovelhas. "Isto exige humanidade, caráter íntegro e maduro, virtudes morais sólidas e personalidade madura". (OT 11)

Vocação à vida consagrada  (ser irmão religioso ou irmã religiosa / vida ativa ou contemplativa)
O religioso é chamado a testemunhar Cristo de uma maneira radical, vivendo uma consagração total nos votos de pobreza, castidade e obediência. Com a pobreza, vivem mais livres dos bens temporais, tornando-se disponíveis para Deus, para a Igreja e para os irmãos. Com a castidade, vivem o amor sem exclusividade, sendo sinal do mundo l futuro que há de vir. Com a obediência, imitam a Cristo obediente e fiel à vontade do Pai.

Textos bíblicos
Mateus 25,14-30; João 14, 5 - 7
Leia estes textos com calma, um de cada vez, procurando trazê-los para a sua vida. 

                                                                                      Fonte de pesquiza  - www.catequisar.com.br

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Gincana clareana



Cântico de santa clara
Clara é o seu nome. Clara é seu viver
Trigo seus cabelos. Mel é o seu sorrir                               Frágil como o lírio. Forte no senhor
Deus será sua fortaleza. Sol de claridade

Refrão:
Clara, Clara, Clara
Trigo, lírio e luz. Clara, Clara, Clara, esposa de Jesus
Clara,Clara, Clara, alma de cristal
No inverno e na neve, floresce o rosal.

Alma franciscana. Chama de oração
Na busca constante. Na sede de deus
Flor que nos ensina. A fraternidade.
Gincana clareana
1 – o que você entende por vocação?
2 – quem foi a primeira mulher vocacionada?
3 – quantos anos tinha clara, quando deixou a casa, ou seja, tudo para seguir Jesus cristo?
4 – como se chama a segunda ordem franciscana?
5 – qual a forma de vida da ordem das irmãs pobres?
6 – quantos anos Clara viveu?
7 – como se chamavam os pais de clara?
8 – em que ano nasceu clara?
9 – em que cidade?
10 – qual a data, o mês e o ano, e o dia que o bispo lhe entregou o ramo bento a ela?
11- como se chama o bispo que lhe entregou o ramo?
12 – quais foram as autoridades eclesiásticas que se aconselharam com clara?
13 – qual foi o papa que a proclamou santa?
14 – quantas irmãs de sangue tinha clara?
15 – quais os nomes das irmãs de clara?
16 – quem incentivou clara a seguir o cristo pobre crucificado?
17 – qual foi o papa que declarou padroeira da televisão?
18 – em que data, mês e ano, clara morreu?
19 – o que foi clara para a sua época?
20 – como eram os pais de clara?